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Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Marketing Territorial

Construa a imagem única do seu município. Impulsionando pequenos negócios e promovendo sua identidade para atrair investimentos e turismo

· 24/05/2024 · Atualizado em 21/06/2024
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Marketing territorial: Estratégia de construção e divulgação da imagem do município  

O fortalecimento dos pequenos negócios no comércio, turismo, indústria, serviços e agropecuária desempenha um papel vital no desenvolvimento de um município, pois não apenas impulsiona a criação de empregos e a geração de renda, mas também sustenta uma economia vibrante e resiliente. E é importante destacar que cada município possui uma identidade única, que é moldada por uma combinação de fatores: geográficos, culturais, sociais e econômicos. Tudo isso confere à cidade características próprias e autênticas que definem o modo de vida de seus habitantes, o seu tecido social e empresarial.

Neste contexto, o marketing territorial emerge como uma ferramenta estratégica poderosa. Por meio de dinâmicas de desenvolvimento territorial, é possível identificar e estimular ações para promover as características singulares e os atrativos de uma determinada cidade. Como resultado, aflora o senso de orgulho e pertencimento de seus habitantes e, mais do que isso, pequenos empreendedores locais conseguem enxergar o potencial de venda de seus produtos – muitos deles artesanais -, tornando-os mais atrativos tanto para investidores quanto para turistas e consumidores da própria região.

Ingrediente-chave para o crescimento de um território

A eficácia do marketing territorial está na capacidade de identificar e capitalizar as vocações e potencialidades específicas de cada município. Ao destacar os recursos naturais, culturais, históricos e econômicos próprios da região, é possível atrair investimentos, aumentar o fluxo de turistas e fixar os habitantes em sua terra natal. Isso não só estimula a economia local, mas também sustenta o processo de desenvolvimento.

E para que sejam alcançados esses objetivos, são necessárias estratégias e soluções específicas levando em conta a realidade do município. Isso pode incluir o desenvolvimento de planos de marketing territorial que incentivem, por exemplo, o turismo sustentável e valorizem a qualidade e autenticidade dos produtos locais.

Da mesma forma, para potencializar a economia local e sustentar o desenvolvimento a longo prazo, é importante apoiar os setores econômicos estratégicos e as cadeias de suprimentos locais; além de incentivar a inovação e a diversificação de pequenos empreendimentos.  

O sucesso do desenvolvimento territorial depende de uma abordagem integrada e colaborativa entre gestores públicos, lideranças regionais e empreendedores locais, a fim de identificar e promover ações que explorem os recursos e potenciais únicos de cada região, criando um ambiente propício para o crescimento econômico e social do município.

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Por que a prefeitura deve aderir eixo Marketing Territorial do Cidade Empreendedora?

O que só existe em sua cidade? Encontrar esta resposta é o que nós, do Sebrae, queremos, junto aos gestores, lideranças locais e pequenos empreendedores. Assim, podemos ajudar o poder público a elencar ideias e oportunidades de novos negócios - bem como estimular o crescimento daqueles já existentes -, promovendo a geração de emprego e renda e o fortalecimento econômico. Orientamos os gestores e promovemos a reflexão em torno dos potenciais do município que devem ser explorados. Todas as contribuições servirão de base para a formulação da estratégia de desenvolvimento local.

O intuito do Sebrae, com o eixo Marketing Territorial do Cidade Empreendedora, é o de criar uma marca para o município como forma de apresentá-lo para as pessoas que estão em outras cidades do Brasil ou até mesmo no exterior. Quando pensamos no Rio de Janeiro, por exemplo, logo lembramos de que se trata da ‘Cidade Maravilhosa’. Já quando pensamos em Salvador, lembramos do axé, das vendedoras de acarajé e seus trajes típicos. Então, a ideia é mais do que divulgar a sua cidade, é atrair olhares para o seu município a partir da consolidação de uma imagem positiva que explore as características e potenciais únicos da região, trazendo assim novos investimentos, estimulando o turismo e promovendo, portanto, o desenvolvimento sustentável.

O Sebrae acredita que para haver uma transformação duradoura que sustente o desenvolvimento é preciso um conhecimento profundo da realidade local. Daí a necessidade de diagnósticos estruturados que possibilitem ações assertivas, que tragam bons frutos para seus habitantes e para a economia local. Neste processo, são levantados diversos elementos essenciais na construção da identidade territorial do município. Dentre os principais, estão aspectos que são frequentemente lembrados e associados pelas pessoas quando pensam em determinado lugar, como produtos típicos, expressões culturais, arquitetura, monumentos, história e religiosidade.

O que a gestão municipal pode fazer?

A seguir, são apresentadas algumas ações que a gestão municipal pode realizar para impulsionar o marketing territorial:

- Liderar a criação de planos estratégicos de marketing territorial, identificando os recursos naturais, culturais, históricos e econômicos próprios da região e definindo estratégias eficazes de divulgação;

- Promover as atrações locais, como pontos turísticos, festivais culturais e de gastronomia, feiras, festejos religiosos, eventos esportivos, por meio de campanhas de marketing e da participação de representantes da cidade em encontros regionais e nacionais;

- Oferecer apoio, incentivos e parcerias às empresas e instituições com o intuito de atrair investimentos nacionais e estrangeiros, destacando oportunidades de negócios e o potencial econômico da região;

- Investir na melhoria da infraestrutura local: estradas, transporte público, saneamento básico, parques e áreas de lazer, para tornar o município mais atraente para investidores e turistas;

- Oferecer programas de capacitação, acesso ao crédito e assistência técnica para empreendedores locais, incentivando o desenvolvimento de pequenos negócios e a criação de empregos;

- Identificar e promover produtos locais de alta qualidade - alimentos, bebidas, artesanato -, com a sua indicação geográfica, como reconhecimento da relação do produto com a sua região produtora, a fim de agregar valor à marca da região e atrair consumidores;

- Destacar as potencialidades da cidade para o público externo;

- Estabelecer parcerias com o setor privado, organizações da sociedade civil e outras instituições para desenvolver e implementar iniciativas de marketing territorial de forma colaborativa e eficiente.


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