A estratégia dos Territórios Empreendedores é dinâmica e não linear. Foi desenhada em três grandes fases - Nosso Território; Conexões e Horizontes; Transformação - que se complementam em busca da promoção do desenvolvimento, sem desconsiderar as dimensões continentais do Brasil e sua inegável diversidade.
Conhecer o território através de dados e experiências
Na Etapa 1 da estratégia, chamada “NOSSO TERRITÓRIO”. Busca-se conhecer a fundo um território (através de dados e de experiências), considerando tudo o que já existe nele; construir uma identidade territorial que represente esse território; e identificar os elementos que nos tornam pertencentes ao lugar em que vivemos. Para isso, o Sebrae identifica lideranças, estuda projetos já implementados, conversa com as pessoas, escuta suas histórias e reúne um grupo diverso e representativo. Em termos quantitativos, o Sebrae constrói um banco de dados para cada território: o DataMPE. Lá, você pode conhecer indicadores demográficos, educacionais, econômicos, empresariais, além de dados relacionados ao comércio exterior e às tendências e potenciais de inovação de cada Território Empreendedor do Brasil.
Mobilizar, visionar e definir a Agenda de desenvolvimento.
Na Etapa 2, chamada “CONEXÕES E HORIZONTES”, o foco da estratégia não está apenas na Agenda de Desenvolvimento, mas principalmente nas pessoas, na ativação e mobilização do grupo, na construção de laços afetivos e de confiança, no valor do trabalho coletivo. A Agenda, apesar de relevante, é uma consequência do processo. Nessa etapa acontece o Programa LIDER, a Identidade Territorial é transformada (profissionalmente) em uma marca ou identidade visual e são construídos os Planos de Comunicação e de Relacionamento do território.
Priorizar, conectar a estratégia com os parceiros e executar
a Agenda de Desenvolvimento.
A Etapa 3 – “TRANSFORMAÇÃO” – é o momento de sistematizar o que foi construído e planejar a materialização da Agenda. O 1º passo é estabelecer prioridades e promover a conexão entre os desejos e as oportunidades, o que envolve a aproximação com novos parceiros e a abertura do grupo, para que + atores e + instituições possam contribuir com as ações desenhadas em cada eixo. É importante ressaltar que, após a entrega da Agenda, o Sebrae continua desempenhando um papel importante na estratégia, como parceiro perene do desenvolvimento territorial, mas o protagonismo continua sendo dos agentes e das instituições locais.
A terceira fase da estratégia é cíclica e sua duração indeterminada. Nesse momento, o Sebrae coloca-se à serviço dos líderes e de seus parceiros e estimula a integração setor-território por meio de três verticais: LIDERANÇA, POLÍTICAS PÚBLICAS E SUSTENTABILIDADE & INOVAÇÃO.
Na VERTICAL LIDERANÇA constam soluções para a preparação de atuais e futuros líderes. Para saber mais, acesse: www.polodeliderancasebrae.com.br
A VERTICAL POLÍTICAS PÚBLICAS busca convergir projetos em ações. Há oportunidades voltadas a consórcios públicos, empreendedorismo digital; escritórios de Compras Públicas; gestão de recursos das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo; Redesim, Lei da Liberdade Econômica, Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.); Sala do Empreendedor, Cidade Empreendedora; etc.Na VERTICAL SUSTENTABILIDADE & INOVAÇÃO, constam soluções voltadas à criação grupos técnicos, ao licenciamento ambiental, à construção de planos de resíduos sólidos e saneamento básico, a capacitações, à realização de diagnóstico socioambiental, ao Ecossistema Local de Inovação (ELI); etc. Para saber mais, acesse https://sustentabilidade.sebrae.com.br/
Qualquer pessoa que viva no território e se interesse por seu desenvolvimento pode fazer parte do grupo de líderes de um território empreendedor, seja como representante do poder público, do setor privado ou da sociedade civil. Para participar, é importante que você tenha conhecimento sobre o território, tenha potencial de liderança, tenha espírito colaborativo e esteja imbuído do desejo de transformar o lugar onde você vive, a partir do diálogo com outros atores como você.
A primeira coisa a fazer é entrar em contato com o Sebrae mais próximo de você, para saber se seu município já fez ou faz parte de um território empreendedor. Caso seu município já faça parte de um TE, informe-se sobre a etapa em que se encontra, sobre o que já foi feito e sobre as possibilidades de se unir ao grupo. Caso o seu município não faça parte de um TE, você pode apresentar ao Sebrae razões para que seja iniciado um processo como esse, colocando-se à disposição para compor o grupo no futuro. Compartilhe suas ideias, entre em contato com outras lideranças e faça a diferença no seu território.
Antes de aceitar o convite, avalie sua disponibilidade e disposição para participar, lembrando que ao aceitar esse convite, você assume um compromisso muito importante com o seu grupo e com o seu território. Estude o material disponível sobre a estratégia e solicite ao Sebrae UF todas as informações adicionais que julgar necessárias. No mais, é importante que você exercite a escuta ativa e que esteja aberto para uma experiência de aprendizagem (e de ação!) intensa, por vezes cansativa, mas muito gratificante e transformadora.
Não há nenhuma taxa pré-fixada de adesão ou de matrícula para participar de um grupo de líderes dos Territórios Empreendedores. Por outro lado, você deve levar em consideração o tempo e a energia que precisará investir, além de outros recursos não financeiros envolvidos. É possível que você tenha custos de deslocamento e/ou hospedagem para participar de encontros ou reuniões, entre outros.
Em seu novo desenho, a estratégia dos Territórios Empreendedores tem dia para começar, mas não tem dia para acabar. Ela foi pensada de forma cíclica, não linear, e seu tempo de duração vai depender da capacidade de mobilização e renovação do grupo, das demandas do território e das soluções desenhadas para responder a elas. De forma geral, o primeiro ciclo (que vai do lançamento de um TE até as primeiras ações para a execução da Agenda construída) dura cerca de dois anos, podendo ser sucedido por quantos novos ciclos forem necessários.
O Sebrae Nacional e o respectivo Sebrae estadual co-financiam a realização do primeiro ciclo da estratégia e, ao longo de todo o processo, o grupo se articula e se mobiliza para promover a captação dos recursos que serão necessários para a execução da Agenda e para a manutenção do grupo e de seus possíveis desdobramentos, como, por exemplo, as Agências de Desenvolvimento.