Veja os 5 passos que você precisará percorrer para se tornar MEI.
Ao legalizar e, assim, proteger o seu negócio, você atua em conformidade com a lei e pode fechar parcerias e acessar linhas de crédito.
Muita gente tem o sonho de montar o próprio negócio, mas não sabe por onde começar. Independente do segmento no qual você queira investir, é possível começar como microempreendedor individual (MEI), ou seja, abrir MEI. O que é MEI? O microempreendedor individual (MEI) é uma figura jurídica que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empreendedor. Para uma MEI, é necessário entender que o seu faturamento terá de ser de até R$81mil por ano ou na média de R$6.750 ao mês. Não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um (01) colaborador contratado que receba um salário mínimo. No caso do MEI caminhoneiro, o faturamento é de até R$251,6 mil por ano, ou seja, uma média de quase R$21 mil por mês. Além disso, o valor de contribuição mensal para Seguridade Social é de 12% do salário mínimo.
Você já teve a ideia e até já visitou a página de Ideias de Negócio (se ainda não visitou, não perca mais tempo: o Sebrae realizou estudos com mais de 450 ideias de negócios em diversos segmentos, que dão uma visão geral sobre cada negócio para apoio na tomada de decisão do futuro empresário!). Você já até elaborou a ideia, aperfeiçoou o seu produto, estudou as empresas do segmento. Também já pensou na estratégia de marketing para atrair os consumidores, realizou o levantamento de todas as informações necessárias e escolheu o local da atividade. Tudo estruturado? Falta apenas colocar a mão na massa: registrar a empresa e torná-la realidade.
Como gerir melhor o tempo da sua equipe e ter uma maior efetividade?
O plano de negócios permite detalhar informações sobre seu ramo. Como fazê-lo?
Neste e-book, você irá entender o que é, por que fazer e por onde começar o planejamento estratégico do seu negócio.
MEI, mesmo que você trabalhe sozinho ou tenha uma equipe reduzida, ter um planejamento estratégico faz toda a diferença.
A escolha dos fornecedores é uma etapa fundamental para otimizar os resultados em qualquer negócio. No curso Como comprar bem e de bons fornecedores você aprenderá a importância da gestão de fornecedores e da gestão de compras para a saúde financeira de sua empresa. O curso oferece técnicas para melhorar sua Gestão de Compras e Estoques, potencializando seu capital de giro.?Uma boa gestão de compras e suprimentos evita o excesso ou a falta de produtos no estoque, o que pode prejudicar suas operações e comprometer o fluxo de caixa. O curso Como comprar bem e de bons fornecedores mostra como planejar suas aquisições de forma estratégica, negociando melhores condições com fornecedores.
Você sabe onde buscar tendências de mercado? Essa é uma dúvida que muitos empresários têm, afinal, tal procura é fundamental para entender quais são as necessidades dos seus consumidores e, assim, fornecer as soluções mais adequadas. Esse acompanhamento, além disso, auxilia o gestor a se planejar melhor quanto às suas compras e às estratégias de vendas e, até mesmo, ajuda-o a provisionar o seu faturamento. Pensando, então, na importância desse assunto, nós resolvemos preparar este conteúdo. Nele, mostraremos não só onde buscar as tendências de mercado, mas como esse processo pode ajudar a sua empresa. Continue lendo! Entenda a importância de atentar às tendências de mercado As tendências de mercado podem ser entendidas como os novos hábitos de consumo que surgem em determinados segmentos e que oportunizam um grande potencial de crescimento para as empresas do nicho. Exemplos disso são alguns movimentos, como a economia colaborativa, o mercado saudável, a sustentabilidade etc. Em outras palavras, essas tendências podem ser entendidas como um momento de foco do mercado. Assim, representam uma grande oportunidade para que uma organização possa desenvolver novas soluções para atender a essas demandas. Esse conceito deve ser acompanhado em sua totalidade — ou seja, do início até o fim. Afinal, uma tendência pode não se perpetuar ao longo dos anos. Na realidade, o mais provável é que ela arrefeça e, finalmente, dê espaço a outras. Contudo, enquanto estiver em alta, ela pode proporcionar benefícios muito interessantes para um negócio. Logo a seguir, confira alguns dos principais! Ajudam no planejamento Uma das principais vantagens percebidas é o auxílio no planejamento empresarial. Quando você consegue detectar uma tendência de mercado, tem a oportunidade de preparar melhor o seu negócio para atender a essa demanda que está por vir. Assim, também passa a ter tempo suficiente para preparar a sua equipe, adquirir ferramentas e treinar os usuários, bem como para organizar o seu estoque. Ademais, a identificação desses movimentos abre os caminhos para que as finanças da companhia sejam colocadas em dia, preparando-a para suportar as tendências que estão "nascendo". Aumentam a satisfação dos clientes Todo esse processo de preparação faz com que a satisfação dos seus clientes aumente. Afinal, ao perceber uma tendência de mercado, você se antecipará no desenvolvimento ou no fornecimento de soluções específicas para atender a essas novas necessidades. Consequentemente, os seus consumidores se sentirão mais satisfeitos em fazer negócios com a sua organização, haja vista que ela oferece as soluções que eles estavam buscando. O mesmo vale para quando ela passa a resolver problemas que eles sequer sabiam que existiam. Quando você atinge um alto nível de satisfação do público, ocorre um processo chamado fidelização. A partir desse momento, essas pessoas passarão a retornar ao seu estabelecimento outras vezes e, geralmente, para gastar mais do que nas últimas compras. Ter clientes fiéis é imprescindível para o sucesso de qualquer empreendimento e é importante ter em mente que estar atento às novidades e às tendências do mercado é uma das formas de fidelizá-los. Melhoram as previsões de faturamento e de lucratividade Com um negócio atento aos movimentos futuros e que ofereça as soluções esperadas pelo mercado, você também terá uma melhora na previsão de faturamento e, consequentemente, na lucratividade. Isso porque reconhecer essas tendências não proporcionará impactos positivos apenas nas vendas. A verdade é que a gestão de custos também é beneficiada, já que, da mesma forma que é possível planejar o seu negócio para atender às necessidades dos seus clientes, você também será capaz de mensurar melhor os recursos que devem ser empregados. Proporcionam um diferencial competitivo Por fim, estar atento às tendências de mercado também proporciona um diferencial competitivo ao seu negócio. A sua empresa passará a ser enxergada como um estabelecimento que está à frente do seu tempo, antecipando as necessidades do público e oferecendo soluções mais efetivas para ele. Obviamente, os concorrentes enxergarão as suas movimentações e também tenderão a seguir o que foi percebido por você. Contudo, quando eles "chegarem lá", o seu negócio já terá explorado um grande percentual do mercado. Além disso, esses empresários precisarão passar por todo o processo de aprendizagem que você já superou. Confira onde buscar tendências de mercado Agora que você entendeu como as tendências de mercado podem impactar o seu negócio, mostraremos formas simples de identificá-las. Continue lendo! Fontes do Sebrae Atualmente, uma das formas mais interessantes de consultar as tendências de mercado é por meio do DataSebrae. Trata-se de uma plataforma em que o usuário pode conhecer praticamente tudo sobre qualquer segmento de negócios. Ela é totalmente gratuita e foi criada com o objetivo de apoiar os empreendedores no desenvolvimento de suas estratégias de negócios. Nela, é possível encontrar indicadores econômicos e sociais. Além disso, você encontrará informações sobre pequenos negócios que são divididos entre regiões, estados e municípios. Tudo isso, como um plus, é apresentado de forma muito simples e intuitiva. Desse modo, para conhecer a realidade atual do seu empreendimento e traçar as tendências para o futuro, o DataSebrae é a plataforma ideal. Entre as principais fontes de dados, você encontrará: o total de empresas por município; o faturamento médio de empresas do Simples Nacional; a taxa de sobrevivência das organizações; o índice de concorrência; os dados populacionais para ajudar a entender o perfil do seu público, entre outras informações. WGSN Além do DataSebrae, você também pode utilizar ferramentas externas. Um exemplo é a WGSN. Essa é uma empresa especializada em análise de tendências. Basicamente, o trabalho dela é observar as ruas, as feiras e as exposições de produtos para a realização das previsões de comportamento do consumidor. Ou seja, trata-se de um trabalho robusto e que demanda uma grande equipe de especialistas. Logo, é um serviço pago. Para ter acesso às informações levantadas, o interessado deve custear uma assinatura mensal ou anual. TrendWatching Outra empresa que atua no ramo de observação de tendências é a TrendWatching. Há mais de 18 anos no mercado, ela conta com colaboradores especializados em "caçar" comportamentos de consumo em todo o país. Dessa forma, eles orientam as companhias sobre inspirações e ideias promissoras para os próximos períodos. Assim como no exemplo anterior, para ter acesso às informações sobre as tendências de mercado, a sua organização deve arcar com o custo desse serviço fornecido pela TrendWatching. Veja as dicas que podem auxiliá-lo na identificação das tendências Agora que você entendeu como encontrar as melhores tendências de mercado, nós mostraremos algumas dicas para acompanhar esses movimentos. Continue lendo! Acompanhe pessoas do seu nicho de atuação Uma dica interessante é acompanhar os perfis ou os canais de pessoas/influencers que atuam no mesmo segmento que o seu e que exploram um mercado maior. Geralmente, esses profissionais já estão de olho nas principais tendências do seu setor e podem dar dicas de soluções que serão buscadas nos próximos meses ou nas semanas seguintes. Ter acesso a essas pessoas — mesmo que de forma digital — é algo muito interessante e que não era possível há pouco tempo. Portanto, aproveite todo o poder das redes sociais para ficar “bem próximo” desses profissionais. Realize pesquisas com os seus clientes Há quem diga que muitos consumidores sequer sabem do que realmente precisam para solucionar os seus problemas. Existem casos em que um indivíduo nem imagina que um determinado ponto pode ser melhorado. Contudo, fazer pesquisas com o seu público pode ajudá-lo a ter insigths interessantes sobre as tendências de mercado. Nesse caso, o foco não é receber respostas diretas dos entrevistados. Na verdade, a ideia é entender quais são as suas necessidades mais ocultas e verificar se elas podem gerar ideias de soluções inovadoras que podem ser oferecidas aos consumidores. Fique de olho nos seus concorrentes Analisar a concorrência também é outro ponto fundamental para reconhecer as tendências de mercado. Essa prática é interessante para analisar os pontos fracos que não estão sendo supridos por essas empresas, abrindo, então, oportunidades para lançar novos produtos ou serviços ao público. A observação dos concorrentes, contudo, jamais deve ser no sentido de copiar alguma estratégia que eles estão aplicando. Inclusive, isso pode ser bem prejudicial para a sua empresa, pois estamos tratando de negócios completamente distintos. Assim, o foco é simplesmente captar informações e verificar como o seu empreendimento pode se posicionar frente às ações de outras empresas que competem pelo mesmo mercado. Analise os padrões de consumo Também é muito importante avaliar os padrões de consumo para não cair no erro de acreditar que um simples modismo — ou seja, um movimento passageiro e que rapidamente será deixado de lado — é uma verdadeira tendência de mercado. Não é raro encontrar empresários que fazem grandes alterações no seu escopo de negócios para atender a necessidades muito pontuais que se dissipam em semanas ou em questão de dias. Por isso é tão importante contar com ferramentas que demonstrem as verdadeiras tendências, como as que mencionamos anteriormente. Estude o que as pessoas estão pesquisando na internet É também interessante ver o que as pessoas estão pesquisando nos canais de busca, tais como o Google, o Bing etc. Para tanto, existem ferramentas que demonstram esse tipo de tendência. Alguns exemplos são da própria companhia Google, como o Trends.Keyword Planner A verdade é que nós podemos concluir que saber onde buscar tendências de mercado não é algo tão complexo quanto parece inicialmente. Fato é que, com as ferramentas corretas em mãos e seguindo as dicas que mencionamos neste conteúdo, você não terá dificuldades para realizar essa tarefa e terá a oportunidade de se destacar perante a concorrência, elevando exponencialmente os seus resultados "surfando" nas ondas certas. Gostou das informações que elencamos aqui? Então, não deixe de seguir as nossas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube) para ficar por dentro de outros assuntos do seu interesse!
Segundo Kotler “Sem cliente não existe negócio“ e isso parece bastante aceitável. O objetivo primordial de uma empresa deve ser a atração e manutenção de clientes satisfeitos, que possam pagar pelos produtos adquiridos e continuem comprando. Toda empresa sonha com a fidelização de clientes, que além de comprar ainda divulguem a empresa, indicando para pessoas amigas e da família. Porém, isso não acontece por acaso, é necessário conhecer expectativas, desejos e necessidades dos consumidores do mercado onde a empresa atua. De maneira geral, é necessário conhecer o potencial do mercado, entender o comportamento dos consumidores, produzir e ofertar soluções para as reais dores do público-alvo, com preços justos, oferecendo serviços de atendimento e vendas de qualidade e sempre procurando superar as condições gerais dos concorrentes. Marketing como área agregadora O marketing faz parte de todo um sistema empresarial, não é um setor isolado. Por isso, sua integração com todas as outras áreas acelera o processo de entendimento do que será entregue ao cliente final, cuidando desde a qualidade da produção até a entrega e medindo os níveis de satisfação. Por ser uma força impulsionadora dos resultados das empresas, é importante observar regras de ouro para que o plano de marketing seja efetivo e eficaz. Tenha interação com seus clientes O novo cliente não é apenas um consumidor de informações e produtos; ele interage com outros consumidores compartilhando suas experiências e frustrações, colocando na berlinda o nome das marcas e expondo competências e incapacidades dos seus fornecedores. Neste momento, o marketing é estratégico, e ter um bom posicionamento nos mecanismos de buscas e uma plataforma de interação (redes sociais e site) é diferencial para relacionamento com o público-alvo. Não se mensura o que não é registrado Em tempos de Big Data, as informações estão disponíveis de maneira farta para pesquisas, todavia, os registros de como o seu público está interagindo com sua marca e produtos, assim como as opiniões dele, é algo precioso para ações específicas de busca de novos clientes, manutenção e fidelização, bem como, a mensuração de resultados. Observe os seus concorrentes e tire vantagem Seus concorrentes não são apenas adversários diretos nessa arena de negócios, eles podem ser fonte de informações de erros e acertos dentro do mercado. Em marketing, as ações são constantes e disruptivas, ou seja, nada é eterno e muda de acordo com o comportamento do consumidor. Esteja sempre pronto para mudar, inovar, criar e seguir as tendências do ambiente. Seja ousado, porém, com planejamento Com tanta concorrência, ser ousado gera impacto tanto no mercado quanto nas impressões com o cliente. Planeje ações e após executá-las observe os resultados, promova ajustes, seja ágil e ganhe vantagem perante a concorrência. Quem não planeja e não mede o desempenho não gerencia. E a formula para a morte prematura dos pequenos negócios é a ausência de gerenciamento. Mude essa realidade e fuja das estatísticas negativas. O sucesso te espera!O Sebrae dispõe de uma infinidade de cursos para ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Acesse o portal do Sebrae.
Empresas com CNPJ (MEI, ME e EPP) e Pessoas Físicas. A PF não terá acesso aos benefícios, portanto o ideal é que se formalize antes de se cadastrar no Mercado Livre.
a) Ter conta criada no marketplace Mercado Livre com CNPJ (MEI, ME ou EPP) e ter autorizado o compartilhamento de contato com parceiros Sebrae no portal de inscrição do programa;
b) Ter concluído o programa Vende Mais;
c) ReqCumprir os requisitos gerais e (i) obter certificação em Performance: Product Ads no Mercado Ads Academy (gratuita); (ii) ter realizado pelo menos 20 vendas com faturamento de USD 250 nos últimos 12 meses; (iii) possuir reputação amarela ou superior; (iv) não possuir nenhuma fatura vencida; (v) nunca ter utilizado o Product Ads. (vi) O voucher será disponibilizado em até 60 dias após a certificação no Mercado Ads Academy e deverá ser consumido em até 90 dias após a liberação do crédito.
A ativação dos benefícios será realizada mediante contato prévio do Mercado Livre. Cada unidade de negócio enviará um e-mail ao empreendedor habilitado a receber o benefício e por meio desse canal o empreendedor poderá manifestar interesse em receber ou não o benefício.
a) O contato será realizado em até 30 dias após a conclusão das capacitações do programa Se Joga no Online;
b) É responsabilidade do empreendedor estar atento e cumprir os requisitos estabelecidos para a ativação de cada um dos benefícios.