Tire suas dúvidas sobre a seleção
Quem pode preencher o formulário?
De preferência, o gestor de turismo do destino turístico.
O que seria e-mail secundário?
Pode ser um e-mail institucional como, por exemplo, do gabinete do(a) Prefeito(a) ou particular de quem preencheu o formulário.
Meu destino turístico é classificado como pequeno porte, vou concorrer com destinos turísticos maiores?
Na primeira etapa, onde serão escolhidos até três destinos turísticos por Estado, os destinos turísticos irão concorrer entre seus pares, ou seja, de pequeno porte x de pequeno porte.
Para a segunda etapa, cada região irá escolher apenas dois destinos turísticos compor os 10 (dez) destinos turísticos.
Há possibilidade de uma região brasileira escolher até dois destinos turísticos de pequeno porte?
Sim. A seleção levará em conta o potencial turístico do destino turístico e seu entorno, o grau de maturidade da governança turística e índice de desenvolvimento econômico local a partir das especificidades de ser pequeno, médio ou grande porte. Desse modo, e seguindo a tabela de pontuação que faz parte do edital, é possível que destinos de um mesmo tipo de porte sejam contemplados.
Meu destino turístico não está no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, posso participar?
Infelizmente, não. Somente os destinos turísticos do Mapa do Turismo Brasileiro 2022 do Ministério do Turismo.
Meu destino turístico participou do projeto MTur DTI, posso participar?
Todos os destinos turísticos contemplados no Mapa do Turismo Brasileiro 2022 poderão participar desse edital. Excepcionalmente, o Município de Fortaleza (CE) não poderá participar uma vez que já está sendo apoiado por meio do “Programa Turismo Futuro”, iniciativa regional do BID.
Os 10 (dez) destinos turísticos piloto participantes do projeto “Modelo DTI Brasil”, realizado pelo Ministério do Turismo, também poderão participar deste edital.
Após selecionados os 10 (dez) destinos turísticos, estes receberão recursos para planejamento e a implementação de ações-chave para o fortalecimento e consolidação da estratégia de DTI?
Não. Os destinos não receberão os recursos, mas sim o apoio dedicado de uma Empresa de Consultoria contratada para a execução dos serviços. As equipes do Sebrae Nacional e do BID acompanharão os serviços de consultoria prestados e o andamento do projeto.
O processo de inscrição será apenas no link https://form.jotform.com/editalsebraebid/editaldti?
Sim, somente. Em caso de dúvida, encaminhar via e-mail: editalsebraebid@gmail.com
Na Etapa 1, caso o meu destino turístico não tenha um ou mais documentos disponíveis, poderei enviar posteriormente?
Não. Em nenhuma das etapas será permitida a inserção de quaisquer documentos após o encerramento do prazo estipulado.
Um dos critérios de análise na Etapa 1 é o ISDEL. É possível saber o índice do meu destino turístico e fazer comparativo com outros destinos turísticos?
Sim, basta acessar <https://www.isdel-sebrae.com/>
Na Etapa 2 há vários itens que solicitam documentação comprobatória. Caso o meu destino turístico não possua um ou mais itens, serei eliminado?
Não, esta etapa é classificatória. O destino que não apresentar a documentação comprobatória ou o item específico apenas não irá pontuar (receberá pontuação 0).
O que ocorre se o meu destino turístico não responder às duas perguntas da Etapa 2?
Todas as respostas serão analisadas qualitativamente, portanto, a ausência de quaisquer respostas prejudicará análise de seleção do seu destino turístico. Conforme tabela de pontuação incluída em edital, é possível observar quantos pontos cada uma das partes da resposta pode atribuir ao destino concorrente. No caso de não resposta, a pontuação será 0.
Foi um prazer te ajudar :)