Há muitas maneiras para ajudar as associações a se manter. Saiba como captar recursos para investir em seus objetivos.

Sempre que um grupo de pessoas, físicas ou jurídicas, se une para atingir determinados objetivos, sem fim de lucro, temos uma associação. Essas organizações têm como finalidade conquistar benefícios e garantir o desenvolvimento das várias pessoas que elas representam. Elas não têm fins lucrativos, então, como se sustentam? Bom, esse é um dos grandes desafios de uma entidade desse tipo. O importante é saber que existem várias formas para fazê-las funcionar, desenvolvendo seus projetos e valorizando o associativismo.
No Brasil, há associações com os mais diversos interesses e objetivos, fins sociais, econômicos, políticos, relacionados com a atividade empresarial, organizações focadas no ensino e com objetivos filantrópicos. Existem muitas maneiras de configurar uma associação e várias formas de captar recursos para que elas atinjam seus objetivos e crescer. Veja algumas dessas maneiras:
1. Pense sempre nos objetivos e nas estratégias para atingir esses objetivos. Montar um planejamento estratégico, que inclui a previsão de entradas e saídas, tendo claro quais são as despesas absolutamente imprescindíveis para que sua associação funcione. Pensar no público que ela pretende atingir a partir de suas causas, e nas formas de comunicar-se com esse público. Lembre-se: são estas pessoas que, ao final, constituem o possível grupo de contribuintes de sua organização.
2. Construa uma rede de parcerias, criando formas de colaboração que valorizem os dois lados envolvidos.
3. Uma associação precisa ser reconhecida - e nada melhor para atingir esse reconhecimento do que transparência nas contas, trabalho duro e pesquisa. Reconhecimento caminha junto com credibilidade e segurança.
4. Para atingir esse reconhecimento, crie campanhas públicas (use a internet e as redes sociais para isso), busque formas de obter financiamento público e informe-se sobre as leis de incentivo existentes (como a Lei Rouanet ou a Lei de Incentivo ao Esporte), e de como elas podem ajudar. Finalmente, sempre que couber, promova encontros. Associações são feitas de pessoas, e elas precisam se encontrar.
5. Pense em outras maneiras de organizar a arrecadação de fundos, montando, por exemplo, um bazar, ou promovendo uma rifa.
Bom, vamos lá! As associações são um instrumento importante para o crescimento das pessoas e negócios, e agora você já sabe um pouco mais sobre o seu funcionamento.
Foi um prazer te ajudar :)