É possível utilizar o sistema de embalagem com atmosfera modificada para a preservação de alimentos prontos? Se sim, qual combinação de gases deve ser utilizada? É viável a utilização de embalagens à vácuo para a mesma finalidade? Estes métodos aumentam para quanto tempo a "vida de prateleira" do alimento pronto? Que profissional deve ser consultado para validar este processo junto aos órgãos fiscalizadores ANVISA, MF (rótulos, data validade, etc)?
Resumo da respostaApresenta informações sobre o sistema de embalagem com atmosfera modificada para preservação de alimentos prontos, a combinação de gases adequados e informações sobre a utilização de embalagens à vácuo para a mesmo finalidade.
Instituição responsávelUSP/DT - Disque Tecnologia
Data da resposta09/08/2006
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailInforma algumas técnicas para conservação de alimentos, em substituição à conservação por aditivos.
Informa o processo de produção de própolis sem álcool.
Informações sobre a utilização de luz ultravioleta (UV-C) germicida como estratégia para prolongar o tempo de vida útil do brownie
Trata do novo marco regulatório dos suplementos alimentares, dando ênfase às regras que normatizam a inclusão de informações obrigatórias nos rótulos destes produtos
Apresenta o processo para higienização e envase de saladas preparadas com hortaliças e legumes no pote de vidro, sem a formação do vácuo e sem a proposta de validades longas.
Informação a respeito da definição de creme vegetal e geleia de acordo com a legislação aplicável e a necessidade de registro do produto.
Informa sobre a produção de caqui passa.
Informa sobre o fruto do jambolão/jamelão
Informa sobre a retirada da mucilagem no processo de fabricação de banana passa.
Informações sobre balas de coco e de caramelo
Trata de possíveis formulações para fabricação de salsicha vegetal.
Informações sobre conserva caseira de ovo de codorna.