A educação financeira pode ser o melhor caminho para o empresário expandir suas atividades e ter um empreendimento duradouro.
Muito mais do que planejar as finanças, a educação financeira é um conjunto de ações que se torna um hábito, e é justamente isso que possibilita ao empresário desenvolver um negócio sólido e saudável. Educação financeira é saber como cortar gastos, investir, multiplicar e sobreviver no mercado empreendedor. Quando falta conhecimento, é muito difícil gerir e expandir o negócio.
Em dezembro de 2010, foi editado o Decreto n° 7.397, que criou a Estratégia Nacional de Educação Financeira com a finalidade de contribuir para a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores e empresários, para o fortalecimento da cidadania financeira e para a eficiência e a solidez do sistema financeiro nacional. Esse decreto foi renovado pelo Decreto Federal nº 10.393, de 9 de junho de 2020, que implementou alterações no funcionamento do programa e passou a contar com oito órgãos e entidades governamentais que, juntos, integram o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF).
Pensando no crescimento do número de donos de pequenos negócios, o Sebrae oferece orientações, consultorias individualizadas por empresa, workshops, capacitação, palestras e encontros empresariais.
Uma dessas soluções é o curso on-line Educação financeira empresarial, em que o aluno aprende a analisar qual das diversas opções de produtos e serviços disponíveis no sistema financeiro melhor se encaixa à necessidade do seu empreendimento, a partir de informações com foco em temas como: fluxo de caixa, investimento, planejamento e análise econômica.
Para obter mais detalhes sobre esse e outros serviços, basta consultar o Sebrae ou ligar para o 0800 570 0800.
Programa do Banco Central
A educação financeira passou a ser uma das atribuições legais do Banco Central, a partir do Decreto n° 7.397/2010. Por isso, a autarquia desenvolveu também um programa gratuito, oferecido a quem se interessar.
Além disso, a entidade fornece informações sobre como acessar o Sistema Financeiro Nacional. Com isso, ela espera garantir proteção aos usuários dos seus serviços (pessoas físicas, jurídicas ou empreendedores individuais) e melhorar seu relacionamento com as instituições do sistema.
As quatro frentes do programa são:
O Sebrae ainda disponibiliza cursos para apoiar o desenvolvimento do seu negócio:
Foi um prazer te ajudar :)