Saiba como transformamos a vida das pessoas por meio da capacitação e disseminação do comportamento empreendedor.
É essencial aprender sobre empreendedorismo. Afinal, a educação empreendedora não consiste em apenas abrir e gerenciar um negócio, mas procura, também, desenvolver habilidades para que as pessoas se tornem capazes de enfrentar desafios, alcançar objetivos e promover transformações na sociedade.
Por isso, buscamos tornar mais acessível a discussão sobre o assunto, aplicando técnicas e metodologias que integrem prática e conhecimento teórico em iniciativas presenciais e à distância.
O resultado disso é a disseminação de um comportamento empreendedor que prepara as pessoas para atuar no mercado de trabalho dentro de uma empresa ou administrando o próprio negócio.
Conheça as nossas iniciativas para promover a educação empreendedora para todos.
Empreendedorismo feminino
Os projetos buscam estimular as mulheres a empreender e aumentar a competitividade das suas empresas, contribuindo para a inclusão socioeconômica e diminuindo as desigualdades do país.
O empreendedorismo é uma importante via para essa transformação profissional, econômica, social e pessoal na vida das mulheres. Capacitações técnicas e comportamentais são essenciais para superar os obstáculos, além da formação e fortalecimento de redes empresariais.
Conheça os projetos:
- Prêmio Mulher de negócios: concurso criado pelo Sebrae e que tem como propósito de reconhecer histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres. Mais de 80 mil empreendedoras já se inscreveram desde a primeira edição, realizada em 2004.
- Histórias de poder: mulheres empreendedoras, com histórias inspiradoras, à frente de seus negócios.
- Caravana Pra elas: o programa realiza mutirões para mulheres que já empreendem ou que querem empreender. O objetivo é gerar renda e liberdade econômica por meio de cursos e serviços gratuitos, como abertura de conta bancária e formalização.
- Poder das mulheres: encadeamento produtivo é uma estratégia de inserção competitiva e de melhoria do desempenho dos pequenos negócios nas cadeias de valor das grandes empresas. O objetivo é adequar as pequenas empresas aos requisitos das grandes e facilitar a realização de negócios entre elas, melhorando a competitividade das pequenas, das grandes e da cadeia de valor como um todo.
1.000 mulheres
O programa visa capacitar mil mulheres em situação de vulnerabilidade social do estado de São Paulo. São 20 horas de capacitação em cinco dias consecutivos. O programa é totalmente gratuito e com certificado nos temas: gestão, empreendedorismo, empoderamento feminino e negócios de impacto social.
Os objetivos são desenvolver o potencial dessas pessoas, fomentando o empreendedorismo como oportunidade de geração de trabalho e renda e transformar a vida de quem deseja ser protagonista de sua própria história, realizando sonhos através da inclusão social.
Acesse para saber mais sobre o programa
Educação empreendedora
O projeto visa despertar nos alunos da educação básica à superior características empreendedoras. Para isso, capacita professores para a aplicação de uma metodologia específica em sala de aula. Os alunos aprendem e organizam uma feira de produtos para serem comercializados, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos.
A metodologia renova a motivação dos profissionais de educação. Além disso, o envolvimento dos alunos e de seus pais é marcante, uma vez que todos concorrem para a concretização do projeto, gerando um grande círculo virtuoso que envolve proatividade, empatia, empreendedorismo e geração de oportunidades.
Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora
A educação empreendedora é uma das ferramentas fundamentais para que crianças, adolescentes e jovens se capacitem para enfrentar os desafios impostos pela nova realidade em que vivemos.
O empreendedorismo é tratado como uma temática transversal a todas as disciplinas, desenvolvendo competências importantes para os estudantes, como: proatividade, capacidade de resolução de problemas, comunicação, trabalho em equipe e outras que se inserem no campo das soft skills.
O Sebrae oferta conteúdos, soluções, comunidades e estudos por meio do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER). Trata-se de uma plataforma de estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias para unir conhecimento e atitude empreendedora. Com mais de 47 anos promovendo o comportamento empreendedor, a instituição é considerada uma das precursoras da educação empreendedora no país.
Foi um prazer te ajudar :)