this is an h1

this is an h2

Tue Apr 11 02:44:26 BRT 2023
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Série MEI Finanças: sua empresa dá lucro?

Sua empresa até fatura bem, mas ela dá lucro? Veja nesse artigo da série MEI finanças a importância da análise financeira.

· Atualizado em 11/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O tipo de assunto que todo empreendedor ama ou odeia: gestão financeira. Existem aqueles que adoram planilhas, que estão sempre de olho em seus controles, sabem o telefone de todos os fornecedores de cor, a operação e o custo de cada produto na sua loja, assim como, também há aqueles que têm um ataque de nervos só de ouvir a expressão "gestão financeira", criando em sua mente uma ideia de algo muito complexo e difícil de ser executado. 

Em qual desses dois times você joga? Independentemente do que você sente em relação a esse assunto, ele é fundamental para a sobrevivência da sua empresa. Você conhece a figura afetiva do senhor empresário atrás do balcão com o seu inseparável caderninho? Pois ela ainda representa muitos microempreendedores individuais (MEIs) do Brasil inteiro. Eles têm tudo “na ponta do lápis” - com certeza essa expressão vem dessa tradição tão nossa.

Uma pesquisa realizada pelo DataSebrae demonstra que 50% dos MEIs registram os seus dados no caderninho. Santo caderninho! E, ao perguntar: como o seu negócio está indo? O MEI certamente vai responder: “meu negócio está faturando bem, de vento em popa" - mas, fica a pergunta: faturar bem é sinônimo de sucesso comercial?

Faturamento e lucro não são a mesma coisa

Faturamento nada mais é do que o somatório de todo o dinheiro que entra na empresa, sem discriminação. Entender o quanto se fatura possibilita dimensionar a fatia de mercado que a empresa detém, qual é o seu valor de mercado e o quão competitiva ela está. O lucro é o dinheiro resultante, já descontados os gastos do negócio (pagamentos diversos, impostos, empréstimos, entre outros).

Já a lucratividade é a força motriz que indica o quanto a operação está bem e quão alto pode chegar, se bem investido esse lucro.

Fluxo de caixa: um exercício diário

O lançamento das despesas e das vendas precisa ser uma realidade acompanhada de perto para, assim, facilitar a tomada de decisões, programar-se para pagamentos e recebimentos futuros, para investimentos ou revisar o que pode não estar dando tão certo. O fluxo de caixa pode ser feito em planilhas ou mesmo em um caderno. O Sebrae tem um modelo fácil de usar, basta clicar aqui.

Aproveite para fazer o nosso curso EaD, com duas horas de duração: Fluxo de caixa como ferramenta de gestão para o seu negócio. Nele, você vai compreender os controles financeiros como ferramenta de apoio à gestão das empresas. Poderá refletir sobre a possibilidade de usar o fluxo de caixa para auxiliar na tomada de decisão. E, para terminar, vai elaborar um fluxo que poderá ser usado de base no controle e gestão da sua empresa.

Acompanhe os outros artigos da série MEI Finanças que o Sebrae preparou para você. Se precisar da nossa ajuda, contate-nos pelo 0800 570 0800.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?