Liderança para Desenvolvimento Regional.
O Projeto LIDER é um programa de agentes de desenvolvimento regionais que atuam na proposta de estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios, integrando com as lideranças de poder público, entidades privadas e do terceiro setor, dessa forma expandindo o ambiente de negócios favoráveis e sustentáveis no desenvolvimento das particularidades e potencialidades de cada regional.
Através de uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, o LIDER fomenta a gestão pública inovadora, a inclusão social por meio do empreendedorismo, o ambiente de negócios favorável aos pequenos negócios e no desenvolvimento econômico do município e região. Para ser um Líder o candidato deve ser convidado pelo Sebrae e atuar em um dos territórios mapeados por ele.
Com a duração de 19 meses, o projeto líder é dividido em três fases, sendo a Fundação com objetivo de identificar o território de lideranças com duração de cinco meses. Fase dois com a Construção coletiva da agenda de desenvolvimento do território (oito meses) e a Aplicação de seis meses na implementação da estratégia e institucionalização do grupo.
No Acre existem 11 projetos sendo implementados, sendo cinco na região Juruá e seis na região Purus Tarauacá/Envira.
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Atendimento em libras no Sebrae
O Sebrae oferece atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras) com o intuito de oferecer atendimento para as pessoas com deficiência auditiva que buscam informações sobre os serviços. Oferecer uma opção de atendimento em libras oferece acessibilidade para as pessoas com deficiência auditiva, sendo um passo a favor da inclusão vinda do Sebrae. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) funciona de maneira visual-gestual. A linguagem possui expressões corporais, faciais e tem os movimentos das mãos na sua composição. A libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. Para solicitar o atendimento em libras, basta acessar o site do Sebrae, selecionar a aba de atendimento e a opção “Atendimento Em Libras”. Logo após, será mostrado um questionário solicitando as informações dos usuários, incluindo data e hora desejadas para o atendimento.
Mon Oct 23 12:09:06 BRT 2023
MPE podem tornar seu negócio mais inclusivo e acessível para PcD
A inclusão de pessoas com deficiência física é garantia de melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência em qualquer ambiente, ou seja, a prática da inclusão é fundamental para pessoas com limitações, sejam elas deficiência auditiva, visual e física, além de representar obrigatoriedade estabelecida pela legislação brasileira desde 2018, por meio do Decreto 9.405, em conformidade com o Estatuto da Pessoa com Deficiência. A seguinte norma determina que as microempresas e empresas de pequeno porte, devem assegurar condições de acessibilidade ao estabelecimento e às suas dependências abertas ao público. Porém, os prazos que haviam sido estabelecidos para a adequação das MPE e MEI, foram encerrados, fazendo com que as empresas estejam passíveis de fiscalização. No entanto, em casos de infração, será realizada uma dupla visita orientadora. Portanto, é necessário que o empreendedor entenda as necessidades desse público e esteja preparado para atendê-lo corretamente, para tornar a sua empresa um local mais inclusivo. Saiba agora como, através de algumas dicas: Acompanhamento: para evitar constrangimentos, consulte a pessoa com deficiência sobre a melhor forma de atendê-lo e fique por perto, mas respeitando a autonomia do cliente, deixando-o confortável e em segurança. Pessoas com deficiência visual: ao acompanhar um cliente com deficiência visual, ofereça o ombro ou o braço e seja objetivo ao explicar as direções. Instituído em 2005, por meio da Lei n° 11.126, os donos têm direito ao acompanhamento de um cão-guia, sendo permitida a entrada dos animais em qualquer lugar, neste caso, evite distraí-los com carinhos e brincadeiras. Pessoas com deficiência auditiva: por meio do Decreto n° 5.296/2004, lugares públicos são obrigados a oferecer serviços de atendimento às pessoas com deficiência auditiva, com intérpretes ou pessoas capacitadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Caso não seja possível ter um intérprete no estabelecimento, procure falar em um tom de voz normal e devagar ou, se necessário, utilize papel para facilitar a comunicação. Pessoa com deficiência física: é primordial que haja adaptações adequadas nos estabelecimentos, seja em relação aos degraus, espaço para circulação entre os móveis e os banheiros, que, por obrigatoriedade, precisam ter barras de apoio nos sanitários, além de oferecer ajuda, caso o cliente esteja com dificuldades. Em 2020, a Norma Brasileira n° 9.050/2004, foi atualizada em favor das normas de acessibilidade, obrigando os restaurantes a oferecerem mesas acessíveis para cadeirantes, balcão de atendimento com altura adequada e cardápio em braile. Vale ressaltar que não haverá obrigatoriedade, caso o MEI exerça suas atividades na própria residência ou o estabelecimento comercial não possua atendimento presencial ao público, não eliminando as demais garantias, como quando houver atendimento ao público na residência, deverá ser garantido um atendimento prioritário aos clientes com deficiência. Já as MPE que operam frota de táxi com até sete veículos também estão dispensadas do cumprimento. Faça o download e leia as cartilhas de “Acessibilidade na Web” e “Cartilha de Orientação”.
Fri Sep 08 14:15:11 BRT 2023
Microempresa: conheça as características desse negócio
O que é De acordo com a Lei Complementar n° 123/2006, as microempresas (MEs), são organizações empresariais relacionada ao tamanho/porte da empresa, que atuam como pessoas jurídicas, com CNPJ, possuindo algumas vantagens em relação às demais empresas, como ser menos burocrática, acesso facilitado ao mercado de trabalho, benefícios no setor público, investimento em inovação e outros. Para se enquadrar como ME, a empresa deve ter renda bruta anual de no máximo R$ 360 mil por ano e ter no máximo 9 funcionários (segmento comércio e serviços) e 19 empregados (segmento indústria). Mas, qual empresa pode ser classificada como ME? Uma microempresa pode ser individual (tendo apenas um dono) ou sociedade (entre duas ou mais pessoas), porém, essas duas possibilidades são divididas em 4 categorias: Sociedade Simples, EIRELI, Sociedade Empresária Limitada e Empresário Individual. Sociedade Simples: são empreendedores que exercem seu trabalho como forma de prestação de serviços de natureza pessoal, como advogados, dentistas, médicos e outros. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): são empresas formadas por apenas um empresário, sem sócios. Para abrir uma EIRELI, o capital social da empresa deve ser de no mínimo 100 salários mínimos. Sociedade Empresária Limitada (LTDA): neste caso, a sociedade empresária ocorre por meio da sociedade limitada, na qual há a presença de sócio. Empresário Individual: assim como a EIRELI, não é exigido a presença de um sócio, pois não há necessidade de investimento de alto capital social. Como abrir uma microempresa Para abrir uma microempresa, é necessário verificar na Junta Comercial se existem empresas com nomes semelhantes e possuir os documentários necessários tanto do empresário quanto do sócio, como certificado digital dos sócios, instrumento de abertura, pagamento das taxas devidas e outros. Após registrar a empresa, o empresário recebe o Número de Identificação do Registro de Empresa (Nire), que permite a criação do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), por meio da Receita Federal. Esse processo é feito de forma online, no qual o empresário deve preencher uma solicitação e realizar um cadastro, identificando a atividade da empresa de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Além disso, é importante cadastrar a empresa na Previdência Social, para que haja a contribuição previdenciária do empresário, sócios e/ou empregados correspondentes. Caso a empresa seja do setor de indústria e comércio, é necessário realizar cadastro de contribuinte na Prefeitura ou na Secretaria de Estado da Fazenda. Nesse caso, é importante procurar um contador de confiança para auxiliar. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Atendimento do Sebrae e/ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento que funciona 24 horas no número 0800 570 0800.
Tue Sep 05 15:25:14 BRT 2023
Guia de turismo do Acre
Sendo a última fronteira do país, o estado do Acre vem se desenvolvendo cada vez mais, através de sua história, cultura e turismo, tornando sua peculiaridade conhecida por todos, além de ser um dos estados brasileiros com maior cobertura florestal. O Guia de Turismo do Acre mostrará alguns dos possíveis municípios atrativos, que podem fazer parte do roteiro de guias turísticos experientes do estado, para apresentar aos visitantes. Atualmente, os municípios de Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil e a capital acreana, Rio Branco, se destacam entre os demais municípios para visitar. Cada um possuindo o que há de melhor para oferecer, como suas histórias, curiosidades, pontos turísticos e tradições. Alguns dos pontos turísticos citados no guia que podem ser visitados são: Trilha Chico Mendes (Brasiléia); Parque Wilson Pinheiro (Epitaciolândia); Palácio Rio Branco, Geoglifos e Novo Mercado Velho (Rio Branco); Casa de Chico Mendes e Seringal Cachoeira (Xapuri). Baixe agora mesmo, gratuitamente, o Guia de Turismo do Acre e conheça mais sobre a história e os atrativos que o estado tem a oferecer.
Wed Aug 30 22:19:45 BRT 2023
Programa Jornada Empreendedora para Microempreendedor Individual
A Jornada Empreendedora foi feita para os microempreendedores individuais que pretendem se preparar para o mercado competitivo e digital, avaliando, entendendo, criando e encontrando competências importantes para cada tipo de MEI que precisa expandir seu negócio, além de cursos elaborados e uma trilha de aprendizados personalizados e específicos. Como forma de contribuir para o sucesso e o crescimento dos Microempreendedores Individuais brasileiros, o Ministério da Economia junto a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ofertam capacitações e aprendizados a fim de contribuir com o sucesso e o crescimento das empresas. O Programa Jornada Empreendedora conta com serviços como: informações detalhadas sobre cada uma das profissões do MEI; teste das competências possuídas por cada empreendedor; apresentação de uma trilha e aprendizagem personalizada, que endereça as principais necessidades de desenvolvimento profissional e direcionamento para cursos sugeridos e escolhidos para atender as principais necessidades identificadas. Para utilizar os serviços é necessário fazer login com a conta gov.br, consultar a profissão MEI já exercida ou que tenha interesse em exercer; conhecer e avaliar as principais competências necessárias em relação a ocupação desejada, fazer um teste, onde de forma gratuita receberá um diagnóstico das competências já dominadas e das que ainda precisa desenvolver; visualizar a trilha de capacitação; selecionar os temas nos quais deseje se capacitar e por fim, ser redirecionado para os cursos e temas indicados que ajudarão a desenvolver as competências necessárias. Além disso, conte com o Sebrae e nossos conteúdos e ferramentas que irão ajudá-lo no início dessa jornada. Conheça nossa consultoria online, ideias de negócios, respostas e dossiês técnicos, soluções digitais e nossos cursos online. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Atendimento do Sebrae e/ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento que funciona 24 horas no número 0800 570 0800.
Mon Aug 28 12:57:51 BRT 2023
Como saber se tenho um perfil empreendedor
Empreender é uma opção no mercado de inovação que traz possibilidades de autonomia, liberdade, liderança, autoconfiança, comprometimento e autorrealização. No começo abrir o próprio negócio pode haver incertezas, talvez por falta de conhecimento, como por onde começar, em que ramo atuar e qual perfil empreendedor se enquadra melhor em você, sejam uma das mais importantes etapas do processo. Por isso, é importante saber se você tem o perfil empreendedor e se identifica com as características de capacidade de correr riscos, resiliência, persistência, criatividade, resolução de problemas, desejo de aprender, comprometimento, responsabilidade, liderança e outros, para começar a desenvolver esses atributos. Para saber se você tem um perfil empreendedor, é preciso entender as principais características e habilidades que os empresários e líderes têm, que os tornam mais preparados para assumirem cargos de sucesso. Através de uma pesquisa, o Sebrae identificou quatro tipo de empreendedores: independente, inovador, provedor e visionário. Conheça-os e descubra qual deles você se identifica mais. Lembrando que não existe um melhor que o outro, o perfil é apenas para você entender os pontos fortes e fracos que possui para transformar a gestão do seu negócio ainda melhor. Independente: é um perfil motivador e que gosta de fazer as coisas acontecerem. Sabe conversar com os clientes, conhece os produtos que vende e está sempre disposto a ouvir as ofertas dos consumidores para chegar em uma boa solução. Inovador: esse perfil não tem apenas uma mente imaginária para criar ideias novas, como também é capaz de solucionar os problemas da empresa e do público, fazendo com que as expectativas dos clientes sejam atendidas. Provedor: esse perfil empreende por necessidade, porém, antes de colocar a mão na massa, busca por uma capacitação sobre controle financeiro, como estruturar uma empresa e outros assuntos relacionados a empreendimento. Visionário: é um perfil atento as tendências do mercado, além de ser organizado, possui habilidades empreendedoras e está sempre preparado para o que pode vir acontecer. Deseja saber mais sobre o perfil empreendedor? Faça o curso Empreendedorismo e características do comportamento empreendedor, totalmente online e gratuito, com certificação ao final do curso e, também o Sebrae disponibiliza um Quiz Empreendedor que pode auxiliá-lo a compreender melhor o seu perfil empreendedor. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com o Atendimento do Sebrae ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento que funciona 24 horas no número 080 570 0800.
Mon Aug 07 17:48:50 BRT 2023
Conheça os principais passos para abrir uma empresa
Para ser dono do seu próprio negócio, algumas dúvidas podem surgir, como por onde começar, qual o melhor ramo, como atender e alcançar as expectativas dos clientes e entre outras, portanto, é necessário ter organização e planejamento de gestão para entender bem cada jornada, o mercado e o público. Além disso, estratégias de marketing, fluxo de caixa controlado, criatividade e inovação também podem ser considerados bons pontos administrativos. Para se tornar um empreendedor, o primeiro passo é se registrar como Microempreendedor Individual (MEI), meio de formalização para profissionais autônomos com processo simples para quem deseja abrir seu primeiro negócio, ou que já possui um e pretende sair da informalidade. Ao se cadastrar como um, o microempreendedor passa a ter benefícios de um empresário formal. Lembrando que para ser registrado como MEI, a área de atuação pretendida deve estar na lista oficial da categoria. Mas antes de iniciar o primeiro passo, é importante fazer um levantamento de planejamento e reunir todas as informações necessárias sobre a empresa que pretende abrir, como pesquisa de mercado, finanças, marketing, perfil do cliente e localização do empreendimento. Confira agora os primeiros passos para abrir seu negócio: Ideias de negócios: ter uma ideia empreendedora nem sempre é uma tarefa fácil, com base em estudos de mercado, o Sebrae oferece ideias de negócios a fim de auxiliar na visão e decisões empresariais que se encaixem perfeitamente no ramo e atividade ideal para obter o sucesso empresarial. Perfil empreendedor: saber se tem um perfil empreendedor é o que pode tornar seu negócio uma realidade. Com o plano de negócios do Sebrae, você aprenderá a fazer um documento que servirá de mapa para sua empresa. Conheça o mercado: antes de tirar as ideias do papel, é preciso conhecer o mercado, seus riscos, concorrentes, produtos, perfis de clientes e outros aspectos que fazem parte do plano de negócios. Formalize-se: depois de organizar todas as informações necessárias, é hora de registrar e formalizar sua empresa para obter as vantagens que ela traz, como entender os direitos e deveres de um negócio, segurança e credibilidade nas vendas, possibilidade de parcerias, acessos a linhas de crédito e outros. Como obter crédito: para obter crédito, é preciso algumas dicas de gestão e administração financeira para que o futuro da empresa não seja prejudicado. Uma análise das necessidades para solicitar o crédito precisam ser feitas, como analisar o melhor crédito, riscos e vantagens, garantias e qual instituição melhor se encaixa às necessidades da empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato com o atendimento do Sebrae ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento que funciona 24 horas no número 0800 570 0800.
Fri Aug 04 14:29:54 BRT 2023
A importância do Google Meu Negócio nas empresas
Criada pelo Google, a plataforma Google Meu Negócio tem como objetivo potencializar as vendas e destacar qualquer empresa entre tantas no mundo da internet, garantindo a facilidade de localização na busca do Google, além de apresentar estabelecimentos próximos à localização dos usuários no Google Maps. Para se destacar de forma potencialmente, é importante criar uma ficha online com os principais dados da empresa, como endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos, avaliações e outros, além de esclarecer todas as dúvidas dos clientes e manter todas as informações base da empresa sempre atualizada, pode tornar a busca do cliente mais fácil e segura. Mas como usar o Google Meu Negócio para destacar o seu negócio? Primeiramente, acesse a página oficial do Google Meu Negócio, clique em “Gerenciar Agora”, onde será solicitado o login na mesma plataforma do Gmail, caso não possua um e-mail no Google, basta criar uma seguindo as instruções da página. Em seguida, aparecerá um mapa e este é o momento de preencher todas as informações da empresa no formulário, como: nome, categoria da empresa, telefone, site e redes sociais etc. Caso, a sua empresa atenda os clientes em outros locais, informe na alternativa “Sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”, clique em “Continuar”, verifique se as informações estão corretas e, depois, marque a caixa de autorização para o gerenciamento da sua empresa. Feito isso, um código de verificação será encaminhado para o endereço de e-mail fornecido por você. Após isso, o painel de controle da sua empresa no Google Meu Negócio estará disponível, porém, só será possível editar as informações, após preenchimento do código enviado por carta via Correios, entre 7 a 15 dias úteis. Com a carta em mãos, digite o código no painel e clique no botão vermelho escrito “Confirmar Agora” e siga os passos contidos na carta.
Wed Jun 07 15:20:19 BRT 2023
Ocupações permitidas como MEI
O Código Nacional de Atividades Econômicas ou conhecido como CNAE, é uma norma regulamentadora de atividades exercidas por uma empresa, no intuito de facilitar a vida dos empreendedores, sejam eles pessoas jurídicas, instituições públicas, organizações sem fins lucrativos ou profissionais autônomos, para identificar e detalhar as atividades econômicas por eles exercidas e, assim, pagar menos impostos, caso a empresa seja enquadrada no Simples Nacional. Essa classificação é desenvolvida oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e por órgãos federais, estaduais e municipais. O Microempreendedor Individual (MEI) pode escolher até 16 atividades diferentes em uma lista de trabalhos e/ou serviços que podem ou não ser prestados, sendo uma delas a atividade principal e as outras 15 secundárias – confira a lista das ocupações permitidas. Dependendo da atividade que está cadastrada no seu MEI, é possível entender quais as atividades a empresa realiza, como serviços de beleza, alimentação, venda online de produtos, serviços domésticos e outros. Nesse caso, há variação no valor mensal do boleto DAS, de acordo com a atividade escolhida. Os valores do DAS MEI 2023 são de: R$ 67,00 para MEI contribuinte do ICMS; R$ 71,00 para MEI contribuinte do ISS; R$ 72,00 para MEI contribuinte do ICMS e ISS; Ou seja, em 2023, o valor do DAS MEI varia entre R$ 67,00 e R$ 72,00, sendo R$ 66,10 a R$ 71,10 para MEI em geral e R$ 157,24 a R$ 162,24 para MEI Caminhoneiro. Segundo o Governo Federal, o CNAI primário é a principal atividade econômica, gerando maior receita para a empresa, enquanto o CNAE secundário, são as atividades que não podem trazer mais retorno financeiro do que a atividade principal. Por isso, é necessário escolher o CNAE principal que trará mais retorno financeiro para o seu negócio. Para registrar ou alterar a CNAE MEI, é preciso criar um CNPJ, através do site do governo, preencher os formulários, em seguida atualizar a CNAE MEI, imprimir o certificado atualizado de condição do Microempreendedor Individual e, por fim, acessar o site da Receita Federal e imprimir o CNPJ da situação atual, caso precise apresentar a documentação ao Departamento de Arrecadação e Tributos (DAT) ou à SEFAZ. Caso tenha dúvida, entre em contato com o Atendimento do Sebrae e/ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento que funciona 24 horas no número 0800 570 0800.
Tue Jun 06 10:43:01 BRT 2023
A importância da fidelização de clientes
A fidelização de clientes visa criar uma relação de confiança entre o cliente e a empresa, fazendo com que a pessoa mantenha a satisfação com a marca, preferindo na maioria das vezes obter produtos e serviços com a empresa antes de buscar outra opção. Ou seja, o processo de fidelização do cliente consiste em garantir que os clientes atuais não troquem a empresa por outra concorrente e que ainda recomendem experiências positivas a outros clientes. Assim, fidelizar é conquistar e manter a preferência do cliente na empresa. Os principais benefícios da fidelização de clientes são o barateamento de reter clientes do que prospectar novos, a satisfação do cliente com a marca e a ajuda do cliente na previsibilidade do fluxo de caixa da empresa, além de ser algo importante para toda empresa. Realizar esse processo de fidelização requer trabalho, dedicação e foco para construir uma base de clientes fiéis à marca. Por isso, há cinco dicas fundamentais que podem ser implementadas por empresas de todos os portes, sejam elas pequenas ou grandes, bem como em qualquer nicho de atuação. São elas: oferecer um atendimento de qualidade, treinamento para os funcionários, personalizar a interação com os clientes, estar atento e conhecer as tendências do mercado e criar um programa de fidelidade. Conheça alguns tipos de programas de fidelidade existentes: Cashback: o consumidor compra em um estabelecimento e recebe de volta parte do valor gasto. Nesse caso, alguns programas permitem que o consumidor retire o dinheiro para usar em qualquer outro lugar e em outros só é possível o consumidor usar o cashback apenas na mesma loja ou rede. Milhas: é um programa de fidelidade oferecido por companhias aéreas ou cartões de crédito. Ao se cadastrar, o cliente acumula pontos todas as vezes que viaja em voos da empresa, e esses pontos são convertidos em passagens, prêmios, bônus extras e outros prêmios disponibilizados pelas companhias. Cartão fidelidade magnético: são cartões de fidelização em que o sistema funciona de forma a que, os clientes que tenham o cartão magnético, consumam num estabelecimento e no momento do pagamento são contabilizados os pontos. Cartão carimbo: toda vez que um cliente adquire um produto ou serviço de uma empresa, o cartão é carimbado e, ao atingir uma quantidade de compras, é aplicado o bônus, que varia de produtos gratuitos a prêmios diversos. Softwares de fidelização: é uma forma mais moderna e prática de fidelizar, em que o cliente informa o CPF após a compra no estabelecimento. Ao atingir a pontuação, o próprio software envia um e-mail ou SMS para informar ao ciente que ele possui pontos suficientes que podem ser trocados por prêmios.
Mon Mar 27 17:31:42 BRT 2023
Principais estratégicas da análise SWOT/FOFA
A análise FOFA, traduzido do inglês SWOT, é uma ferramenta simples, útil e mais utilizada para avaliar o cenário corporativo e entender a esfera competitiva de uma empresa, ajudando a melhor se planejarem estrategicamente, se baseando no estudo das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a uma situação ou empresa, produto e indústria. Ao entender para que serve a análise FOFA (SWOT) e seus componentes, um panorama geral do cenário competitivo da empresa é fornecido, bem como a visão de futuro da operação e da cadeia de valor, tendo a chance de reduzir falhas no futuro, entendendo quais as deficiências e eliminando todos os erros que podem ser prejudiciais a empresa. Ou seja, a prática da ferramenta é um diagrama visual, permitindo um estudo simplificado e objetivo das forças e fraquezas das empresas, além de descobrir os fatores positivos e negativos em qualquer contexto, oferecendo uma visão mais ampla e transparente do cenário. Para além dessas vantagens, há outras que podem ser percebidas por quem utiliza a FOFA, como: posição estratégica, melhora dos serviços e produtos, insights para solucionar problemas, oportunidade para novos produtos, tomada de decisão estratégica, priorização de ações, promoção de parcerias e análise das estratégias realizadas. A análise FOFA pode ser feita e integrada não apenas pelo gestor do negócio, como por especialistas de cada setor para relatar as qualidades, dores e desafios, como também, toda a equipe da empresa, que pode levantar informações e contribuir com a realidade vivida diariamente. Para adotar e aplicar este método na empresa é bastante simples, basta fazer um mapa de ideias com a equipe; fazer uma análise dos fatores internos e externos; montar a matriz; avaliar a viabilidade do projeto e transformar a análise FOFA em estratégia.
Wed Mar 15 12:15:15 BRT 2023
Principais características encontradas no comportamento empreendedor
Como um conjunto para transformar ideias e oportunidades em ação, o comportamento empreendedor tem características de liderança, iniciativa, boa comunicação, planejamento, trabalho em equipe, criatividade, comprometimento, autoconfiança e outros. Essas competências ajudam um empreendedor a aumentar as probabilidades de sucesso no mundo do empreendedorismo. Para se ter uma atitude empreendedora, é necessário assumir o controle e não esperar que as coisas aconteçam. Buscar soluções para os problemas, identificar oportunidades e se manter informado, é o que torna o sucesso de uma empresa. Ou seja, o empreendedor precisa desenvolver e aprimorar as competências adquiridas, que vão ser exigidas no ambiente empreendedor. As principais características encontradas nos empreendedores são: busca de oportunidades e iniciativa; persistência; proatividade; eficiência; criatividade; comprometimento e autoconfiança. Apesar dessas habilidades serem essenciais para qualquer empreendedor, existem especificidades que influenciam o comportamento de cada empreendimento, existindo assim, vários tipos de empresários, seja nos negócios, mercado de atuação, motivo para empreender, entre outros fatores. Nisso, veja os três principais tipos de empreendedor. Empreendedor tradicional: aquele que é gestor do próprio negócio, em que lida sozinho com decisões e condução geral do desenvolvimento do negócio, sendo o principal responsável por assumir riscos, mesmo tendo uma equipe como apoio; Empreendedor de startup: aquele que é gestor de um novo negócio, que visa criar produtos e soluções inovadoras, enfrentando cenários desafiadores e de maior risco, já que desenvolver um produto novo, pode gerar incertezas quanto ao seu desenvolvimento e possibilidades para o mercado. Intraempreendedor: aquele em que o profissional empreende dentro de uma organização, como incrementos de processos internos, desenvolvimento de novos produtos e/ou criando unidades de negócios. Em caso de dúvidas, procure o Sebrae no Acre, localizado na Avenida Ceará, 3693, 7° BEC, ou através do nosso WhatsApp. Faça também o nosso curso online gratuito “Como reconhecer características empreendedoras”.