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Mon Mar 27 17:31:42 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
A importância da fidelização de clientes

Saiba o que é, as vantagens e características da fidelização de clientes no mercado.

· Atualizado em 27/03/2023
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A fidelização de clientes visa criar uma relação de confiança entre o cliente e a empresa, fazendo com que a pessoa mantenha a satisfação com a marca, preferindo na maioria das vezes obter produtos e serviços com a empresa antes de buscar outra opção.

Ou seja, o processo de fidelização do cliente consiste em garantir que os clientes atuais não troquem a empresa por outra concorrente e que ainda recomendem experiências positivas a outros clientes. Assim, fidelizar é conquistar e manter a preferência do cliente na empresa.

Os principais benefícios da fidelização de clientes são o barateamento de reter clientes do que prospectar novos, a satisfação do cliente com a marca e a ajuda do cliente na previsibilidade do fluxo de caixa da empresa, além de ser algo importante para toda empresa.

Realizar esse processo de fidelização requer trabalho, dedicação e foco para construir uma base de clientes fiéis à marca. Por isso, há cinco dicas fundamentais que podem ser implementadas por empresas de todos os portes, sejam elas pequenas ou grandes, bem como em qualquer nicho de atuação. São elas: oferecer um atendimento de qualidade, treinamento para os funcionários, personalizar a interação com os clientes, estar atento e conhecer as tendências do mercado e criar um programa de fidelidade.

Conheça alguns tipos de programas de fidelidade existentes:

  • Cashback: o consumidor compra em um estabelecimento e recebe de volta parte do valor gasto. Nesse caso, alguns programas permitem que o consumidor retire o dinheiro para usar em qualquer outro lugar e em outros só é possível o consumidor usar o cashback apenas na mesma loja ou rede.
  • Milhas: é um programa de fidelidade oferecido por companhias aéreas ou cartões de crédito. Ao se cadastrar, o cliente acumula pontos todas as vezes que viaja em voos da empresa, e esses pontos são convertidos em passagens, prêmios, bônus extras e outros prêmios disponibilizados pelas companhias.
  • Cartão fidelidade magnético: são cartões de fidelização em que o sistema funciona de forma a que, os clientes que tenham o cartão magnético, consumam num estabelecimento e no momento do pagamento são contabilizados os pontos.
  • Cartão carimbo: toda vez que um cliente adquire um produto ou serviço de uma empresa, o cartão é carimbado e, ao atingir uma quantidade de compras, é aplicado o bônus, que varia de produtos gratuitos a prêmios diversos.
  • Softwares de fidelização: é uma forma mais moderna e prática de fidelizar, em que o cliente informa o CPF após a compra no estabelecimento. Ao atingir a pontuação, o próprio software envia um e-mail ou SMS para informar ao ciente que ele possui pontos suficientes que podem ser trocados por prêmios.

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