this is an h1

this is an h2

Wed Jun 23 18:35:28 BRT 2021
Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
Avanços nos meios digitais mostram crescimento no setor da fotografia

Empresários entendem que a fotografia pode elevar o alcance de seus produtos.

· Atualizado em 23/06/2021
FAVORITAR
Botão favoritar

Devido a pandemia da Covid-19, a famosa frase conhecida no meios dos fotógrafos “Uma imagem vale mais que mil palavras” se mostrou ainda mais conhecida no mundo digital o grande significado dessa frase está relacionado com a facilidade de compreender uma determinada situação a partir do uso de recursos visuais, ou seja, a facilidade de explicar algo com uma imagem. A chamada “imagem perfeita” vem sendo buscada por consumidores, influenciadores digitais e até empresas em suas exposições nas mídias sociais e, consequentemente, serviços de fotógrafos estão sendo cada vez mais solicitados. 

Vivemos em um momento em que grande parte das pessoas criam a todo momento fotos para suas mídias sociais, porém, a fotografia exige olhar artístico e técnicas apuradas, além de ter um alto valor. A fotografia, exige conhecimento no manuseio dos equipamentos, para que você tenha estabilidade ao criar os elementos que vão compor suas imagens. A criatividade para escolher os melhores ângulos que vão compor suas imagens entre outros fatores, são de extrema importância para que se destaquem no mercado.

As várias exposições que são dedicas as fotografias, os repórteres fotográficos que são especializados no fotojornalismo têm uma grande valorização no mercado. Existem também, profissionais que vendem seus trabalhos para bancos de imagens voltados para o mercado publicitário, com inúmeras possibilidades.

Abaixo é citado algumas das áreas de atuação. Porém, o campo de atuação para um fotógrafo é grande, e se você fizer uma pesquisa mais aprofundada encontrará vários outros campos de atuação.

Influenciadores digitais

Das muitas expressões usadas na busca por fotógrafos nas redes sócias temos algumas como “fotógrafos para seguir no Instagram” ou a mais conhecidas “fotógrafas para se inspirar”. A cada dia o público que se mostra interessado por técnicas de fotografia cresce a cada dia. O dar aulas, compartilhar dicas, técnicas pode ser um negócio para fotógrafos já experientes ou que são especializados em algum nicho. E isso atrelado a venda de cursos, monetização de vídeos e o conhecido merchandising são práticas conhecidas.

Fotógrafos para eventos

Existe uma segunda expressão que é bastante pesquisada que é a “fotógrafos para casamentos”, porém, existe outras áreas como fotógrafos para formatura e eventos em geral estão entre as expressões mais buscadas.

Para esse segmento dentro da fotografia o marketing de indicação é essencial. É muito comum as pessoas pedirem aos amigos em suas redes sociais recomendações de bons profissionais. É essencial manter os perfis nas principais mídias digitais para que seu negócio possa ser conhecido. É importante que a cada trabalho que é feito você solicitar para o cliente marcar seu perfil profissional nas redes sócias. O uso de hashtags nas publicações também são importante pois os consumidores utilizam desses recursos para pesquisa e podemos exemplificar com: #Fotografosdecasamento #fotografosdeformatura #fotografosdeeventos, coloque apenas se for compatível com seu campo de atuação.

Fotógrafos publicitários

Esse é um ramo promissor, pois é uma área que está em constante crescimento no setor, levando em consideração o forte aumento no comércio virtual. A fotografia publicitaria funciona com base a criação de um banco de imagem que é criado e feita com fins de venda, através de anúncios e campanhas. Dentro deste setor, a fotografia gastronômica e a fotografia de produtos são as que mais se destacam.

  • Fotografia gastronômica

É uma área que precisa captar as sensações. O profissional que entra nessa área adquire uma responsabilidade fazer o registro de pratos para que os restaurantes e negócios, façam suas divulgações. É uma área que requer técnica pois, o profissional que vai desbravar essa área, precisa ter os cuidados com os detalhes, ou seja, com a harmonização das cores, os cenários, entre outros detalhes.

  • Fotografia de produtos

 A fotografia de produto tem um objetivo que é destacar um determinado objeto e cativar o interesse do público-alvo incentivando a compra do produto. Ela faz parte de um dos setores que mais crescem no mercado.

 

Quer saber como montar o seu negócio em fotografia e terminar 2021 bem? O Sebrae disponibiliza 24 dicas para construir seu negócio de sucesso. 

Negócio Sebrae.

Fotógrafos podem ser MEI - Microempreendedores Individuais?  Saiba como se formalizar.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?