A vitrine reflete a identidade da loja ou da marca e tem como objetivo atrair clientes e convencê-los de que aqueles produtos são fundamentais para a sua vida.

O que é e para que serve uma vitrine?
A Vitrine deve ser considerada um dos principais espaços a ser idealizado na sua loja, ela é responsável por mais de 80% das vendas por impacto visual, esse espaço da loja que se destina a expor os produtos para chamar atenção do público deve ser considerado como uma das principais estratégias de venda da sua loja.
Vitrines, portanto, são ambientes usados para promover as vendas de impacto relacionados a imagem da loja, por isso elas são concentradas na maior parte das vezes na frente e na fachada, isso não significa que você não possa ter vitrines no ambiente interno da loja espalhadas por lugares estratégicos.
Pense comigo! Na maioria das vezes, o primeiro contato que o cliente tem com a loja é através da vitrine, onde ele pode tomar uma decisão de compra de forma imediata ou não.
Mas é preciso conciliar planejamento, criatividade e muita ousadia, para atrair o cliente.
A vitrine de uma loja é capaz de convidar ou expulsar seu cliente. Sem usar uma só palavra ela deixa claro qual identidade daquela loja e assim, seu cliente já sabe o que a loja tem para oferecer a ele.
O objetivo é que o cliente entre e se sinta tão à vontade que não tenha pressa nenhuma de sair de lá, quanto mais tempo uma pessoa passa perto dos produtos, maior é a chance de tomar uma decisão de consumo, nessa experiência inicial temos que ressaltar um aspecto que será de fundamental importância o sensorial humano.
A primeira impressão conta muito na hora da compra e, como diz o ditado popular, fica.
Portanto, deixar o ambiente bonito e agradável é fundamental para atrair potenciais clientes e a vitrine é uma ferramenta de comunicação visual que deve ser explorada da melhor maneira possível.
A vitrine é um instrumento utilizado para atrair os consumidores e persuadi-los e, quando bem montada, ela é capaz de transmitir ideias e sensações.
A vitrine é uma mídia que interage com os clientes e deve adequar-se ao público-alvo da loja, além disso, é uma das mais importantes estratégias nos pontos de venda, devemos observar alguns pontos de atenção para produção da vitrine.
A vitrine é um instrumento utilizado para atrair os consumidores e persuadi-los e, quando bem montada, ela é capaz de transmitir ideias e sensações.
A vitrine é uma mídia que interage com os clientes e deve adequar-se ao público-alvo da loja, além disso, é uma das mais importantes estratégias nos pontos de venda, devemos observar alguns pontos de atenção para produção da vitrine.
1. Organização
O ambiente precisa ser organizado, esteticamente aconchegante e estimulante, portanto, nada de exageros ou excesso de informação, pois isso pode transmitir uma impressão de desordem ou de mau gosto.
2. Bom gosto
O expositor funciona como um diferencial entre lojas concorrentes, obviamente, a que mostra produtos mais bonitos e bem-dispostos destaca-se entre as outras e instiga, pessoas a adentrarem ao ambiente comercial.
3. Criatividade
Montar uma vitrine bonita exige muita criatividade, para isso, é preciso estar antenado às tendências do momento, procure se atualizar, prestar bastante atenção no que os consumidores estão comprando e coloque a mão na massa para produzir uma vitrine que convide à compra.
A minha dica e que você siga alguns passos para ter sucesso na montagem da sua vitrine e consiga atrai cada vez mais seu cliente.
Trabalhe dentro do espaço que você tem disponível!
A maioria dos lojistas cometem um erro muito comum, amontoar muitas coisas na vitrine dificulta a visão e o foco do produto que você quer evidenciar.
Não tente mostrar tudo o que você vende de uma só vez, mostre apenas as categorias e estilos de produto.
Organize os produtos de forma agrupada dividindo por cores, tamanhos, modelos, os itens pequenos em lugares de destaque e itens grandes em sintonia proporcional com o espaço total da vitrine, isso facilitará a visão do seu cliente e assim o conteúdo da vitrine será facilmente visualizado de longe.
Mas atenção, não a deixe muito vazia, isso pode dar uma sensação de falta de estoque.
Construa um tema
Baseie-se em alguma temática de preferência os temas de atualidade busque inspiração em filmes, Blogs de moda, novelas, temas sociais, também vale lembrar de temas ligados a calendários comemorativos, festas nacionais e regionais e em temporadas, estações do ano, eventos esportivos, eventos temáticos, etc. Um tema unifica as ideias. Facilita o seu trabalho de ficar selecionando elementos diferenciados de decoração.
Conte uma história
Lembre-se que o consumidor não está à procura apenas de um produto, mas de satisfazer um desejo, e uma vitrine convidativa pode fazer com que ele tome uma decisão de compra imediata para isso a vitrine deve contar uma boa história, onde o protagonista sempre deve ser o cliente, utilize materiais de baixo custo e faça dos seus manequins personagens que se assemelhem ao seu cliente.
Iluminação
Evite utilizar lâmpadas amarelas no interior da loja, essa coloração de lâmpada pode causar uma sensação de cansaço nas pessoas, use iluminação forte nas vitrines para que as pessoas possam ver o que você está sendo evidenciado, adicione luz para tornar mais evidente os cantos esquecidos e escuros da loja, se estiver preocupado com gastos de energia, troque as lâmpadas das vitrines pelo tipo/Led, que são mais econômicas e com alta capacidade de dar destaque aos detalhes do produto, como as cores e os tecidos especiais, não descuide dos focos de luz mantendo os mais fortes nas mercadorias que devem ter maior atenção do cliente, faça sempre uma revisão para verificar se existem lâmpadas queimadas ou danificadas, pior que o ambiente escuro e um ambiente com lâmpadas queimadas isso causa a impressão de desleixo.
Permute adereços de decoração
Materiais de decoração e mobílias decorativas para vitrines custam caro, para eliminar gastos, permute itens de decoração com outros comerciantes, ofereça sua vitrine como ponto de divulgação da loja dele, e faça uma troca, coloque seus manequins já prontos e vestidos no ambiente de lojas de decoração e sempre que colocar mobílias, elementos cenográficos de outras lojas para compor sua vitrine, dê os créditos necessários coloque no canto da vitrine uma plaquinha contendo a logomarca da loja com informação sobre a loja e o produto.
Isso vai diminuir seus custos e tornar sua vitrine mais diferenciada, existem lojas de moda que fazem esse tipo de permuta e conseguem elaborar vitrines que chamam muita atenção.
Mantenha a vitrine limpa e nova
Faça uma agenda periódica de limpeza e renovação da sua vitrine por dentro e por fora semanalmente, vá colocando itens novos e trocando elementos da vitrine de forma a deixa-la sempre nova e ao final do mês mude toda a decoração, é fundamental realizar essa troca de cenário pelo menos uma vês por mês.
Atenção aos preços
Deixe os preços em evidencia, mantendo-os do mesmo lado em todas as mercadorias para neutralizar sua interferência, é preciso muita atenção ao selecionar quais produtos se colocará na vitrine, considerando o momento de retração econômica, muita gente estará procurando as chamadas ‘pechinchas’, preços mais acessíveis, com foco no seu cliente, tente fazer uma composição de itens; oferecer, por exemplo, sempre um produto com preço mais acessível ao lado dos tradicionais da loja, mas sem perda do prestígio do produto ou da marca.
Cores
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As cores dão vida à uma vitrine, e por isso é o fator mais importante para atrair o cliente, as cores escolhidas devem ser harmônicas entre si e o ideal é utilizar três cores na vitrine. Lembre-se:
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Tons vibrantes e coloridos são para vitrines de verão e tons frios para o inverno, aqui no Amapá não temos inverno, mas é possível brincar com essas cores e com muita criatividade elaborar cenários interessantes.
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Vitrines masculinas devem conter mais cores neutras e clean tipo bege, branco, preto, azul marinho, mas isso não significa que não possa ter uma ou outra peça de estampa chamativa, afinal o público masculino e bem diversificado.
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Vermelho e laranja são boas opção de cores para liquidações.
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Tons claros e tipo rosa e azuis são ótimos para vitrines infantis.
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Cuidado com os tons amarelos, que apesar de chamativo e vibrante, tira o foco do cliente em relação ao produto.
Simetria
As vitrines que são organizadas com objetos que proporcionam uma simetria equalizada de parâmetros iguais demais, se comunicam mais com clientes mais tradicionais e conservadores.
Já as vitrines que passam uma imagem de desconstrução proporcional, eu disse desconstrução não desordem, nem bagunça, chamam mais atenção de consumidores mais descolados e contemporâneos, vale lembram aqui que a informação sobre o perfil do seu principal tipo de cliente vai orienta-lo na hora de escolher construir uma vitrine mais simétrica ou assimétrica.
Espero que com essas dicas você empresário do varejo da moda consiga construir a sua vitrine, atrais seu cliente e proporcionar a ele uma experiência incrível, transformando uma simples atitude de comprar em um momento magico e único, desejo muito sucesso par ao seu negócio.
Por André Luiz Aires Gomes - Analista do Sebrae no Amapá
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