A vitrine reflete a identidade da loja ou da marca e tem como objetivo atrair clientes e convencê-los de que aqueles produtos são fundamentais para a sua vida.

O que é e para que serve uma vitrine?
A Vitrine deve ser considerada um dos principais espaços a ser idealizado na sua loja, ela é responsável por mais de 80% das vendas por impacto visual, esse espaço da loja que se destina a expor os produtos para chamar atenção do público deve ser considerado como uma das principais estratégias de venda da sua loja.
Vitrines, portanto, são ambientes usados para promover as vendas de impacto relacionados a imagem da loja, por isso elas são concentradas na maior parte das vezes na frente e na fachada, isso não significa que você não possa ter vitrines no ambiente interno da loja espalhadas por lugares estratégicos.
Pense comigo! Na maioria das vezes, o primeiro contato que o cliente tem com a loja é através da vitrine, onde ele pode tomar uma decisão de compra de forma imediata ou não.
Mas é preciso conciliar planejamento, criatividade e muita ousadia, para atrair o cliente.
A vitrine de uma loja é capaz de convidar ou expulsar seu cliente. Sem usar uma só palavra ela deixa claro qual identidade daquela loja e assim, seu cliente já sabe o que a loja tem para oferecer a ele.
O objetivo é que o cliente entre e se sinta tão à vontade que não tenha pressa nenhuma de sair de lá, quanto mais tempo uma pessoa passa perto dos produtos, maior é a chance de tomar uma decisão de consumo, nessa experiência inicial temos que ressaltar um aspecto que será de fundamental importância o sensorial humano.
A primeira impressão conta muito na hora da compra e, como diz o ditado popular, fica.
Portanto, deixar o ambiente bonito e agradável é fundamental para atrair potenciais clientes e a vitrine é uma ferramenta de comunicação visual que deve ser explorada da melhor maneira possível.
A vitrine é um instrumento utilizado para atrair os consumidores e persuadi-los e, quando bem montada, ela é capaz de transmitir ideias e sensações.
A vitrine é uma mídia que interage com os clientes e deve adequar-se ao público-alvo da loja, além disso, é uma das mais importantes estratégias nos pontos de venda, devemos observar alguns pontos de atenção para produção da vitrine.
A vitrine é um instrumento utilizado para atrair os consumidores e persuadi-los e, quando bem montada, ela é capaz de transmitir ideias e sensações.
A vitrine é uma mídia que interage com os clientes e deve adequar-se ao público-alvo da loja, além disso, é uma das mais importantes estratégias nos pontos de venda, devemos observar alguns pontos de atenção para produção da vitrine.
1. Organização
O ambiente precisa ser organizado, esteticamente aconchegante e estimulante, portanto, nada de exageros ou excesso de informação, pois isso pode transmitir uma impressão de desordem ou de mau gosto.
2. Bom gosto
O expositor funciona como um diferencial entre lojas concorrentes, obviamente, a que mostra produtos mais bonitos e bem-dispostos destaca-se entre as outras e instiga, pessoas a adentrarem ao ambiente comercial.
3. Criatividade
Montar uma vitrine bonita exige muita criatividade, para isso, é preciso estar antenado às tendências do momento, procure se atualizar, prestar bastante atenção no que os consumidores estão comprando e coloque a mão na massa para produzir uma vitrine que convide à compra.
A minha dica e que você siga alguns passos para ter sucesso na montagem da sua vitrine e consiga atrai cada vez mais seu cliente.
Trabalhe dentro do espaço que você tem disponível!
A maioria dos lojistas cometem um erro muito comum, amontoar muitas coisas na vitrine dificulta a visão e o foco do produto que você quer evidenciar.
Não tente mostrar tudo o que você vende de uma só vez, mostre apenas as categorias e estilos de produto.
Organize os produtos de forma agrupada dividindo por cores, tamanhos, modelos, os itens pequenos em lugares de destaque e itens grandes em sintonia proporcional com o espaço total da vitrine, isso facilitará a visão do seu cliente e assim o conteúdo da vitrine será facilmente visualizado de longe.
Mas atenção, não a deixe muito vazia, isso pode dar uma sensação de falta de estoque.
Construa um tema
Baseie-se em alguma temática de preferência os temas de atualidade busque inspiração em filmes, Blogs de moda, novelas, temas sociais, também vale lembrar de temas ligados a calendários comemorativos, festas nacionais e regionais e em temporadas, estações do ano, eventos esportivos, eventos temáticos, etc. Um tema unifica as ideias. Facilita o seu trabalho de ficar selecionando elementos diferenciados de decoração.
Conte uma história
Lembre-se que o consumidor não está à procura apenas de um produto, mas de satisfazer um desejo, e uma vitrine convidativa pode fazer com que ele tome uma decisão de compra imediata para isso a vitrine deve contar uma boa história, onde o protagonista sempre deve ser o cliente, utilize materiais de baixo custo e faça dos seus manequins personagens que se assemelhem ao seu cliente.
Iluminação
Evite utilizar lâmpadas amarelas no interior da loja, essa coloração de lâmpada pode causar uma sensação de cansaço nas pessoas, use iluminação forte nas vitrines para que as pessoas possam ver o que você está sendo evidenciado, adicione luz para tornar mais evidente os cantos esquecidos e escuros da loja, se estiver preocupado com gastos de energia, troque as lâmpadas das vitrines pelo tipo/Led, que são mais econômicas e com alta capacidade de dar destaque aos detalhes do produto, como as cores e os tecidos especiais, não descuide dos focos de luz mantendo os mais fortes nas mercadorias que devem ter maior atenção do cliente, faça sempre uma revisão para verificar se existem lâmpadas queimadas ou danificadas, pior que o ambiente escuro e um ambiente com lâmpadas queimadas isso causa a impressão de desleixo.
Permute adereços de decoração
Materiais de decoração e mobílias decorativas para vitrines custam caro, para eliminar gastos, permute itens de decoração com outros comerciantes, ofereça sua vitrine como ponto de divulgação da loja dele, e faça uma troca, coloque seus manequins já prontos e vestidos no ambiente de lojas de decoração e sempre que colocar mobílias, elementos cenográficos de outras lojas para compor sua vitrine, dê os créditos necessários coloque no canto da vitrine uma plaquinha contendo a logomarca da loja com informação sobre a loja e o produto.
Isso vai diminuir seus custos e tornar sua vitrine mais diferenciada, existem lojas de moda que fazem esse tipo de permuta e conseguem elaborar vitrines que chamam muita atenção.
Mantenha a vitrine limpa e nova
Faça uma agenda periódica de limpeza e renovação da sua vitrine por dentro e por fora semanalmente, vá colocando itens novos e trocando elementos da vitrine de forma a deixa-la sempre nova e ao final do mês mude toda a decoração, é fundamental realizar essa troca de cenário pelo menos uma vês por mês.
Atenção aos preços
Deixe os preços em evidencia, mantendo-os do mesmo lado em todas as mercadorias para neutralizar sua interferência, é preciso muita atenção ao selecionar quais produtos se colocará na vitrine, considerando o momento de retração econômica, muita gente estará procurando as chamadas ‘pechinchas’, preços mais acessíveis, com foco no seu cliente, tente fazer uma composição de itens; oferecer, por exemplo, sempre um produto com preço mais acessível ao lado dos tradicionais da loja, mas sem perda do prestígio do produto ou da marca.
Cores
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As cores dão vida à uma vitrine, e por isso é o fator mais importante para atrair o cliente, as cores escolhidas devem ser harmônicas entre si e o ideal é utilizar três cores na vitrine. Lembre-se:
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Tons vibrantes e coloridos são para vitrines de verão e tons frios para o inverno, aqui no Amapá não temos inverno, mas é possível brincar com essas cores e com muita criatividade elaborar cenários interessantes.
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Vitrines masculinas devem conter mais cores neutras e clean tipo bege, branco, preto, azul marinho, mas isso não significa que não possa ter uma ou outra peça de estampa chamativa, afinal o público masculino e bem diversificado.
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Vermelho e laranja são boas opção de cores para liquidações.
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Tons claros e tipo rosa e azuis são ótimos para vitrines infantis.
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Cuidado com os tons amarelos, que apesar de chamativo e vibrante, tira o foco do cliente em relação ao produto.
Simetria
As vitrines que são organizadas com objetos que proporcionam uma simetria equalizada de parâmetros iguais demais, se comunicam mais com clientes mais tradicionais e conservadores.
Já as vitrines que passam uma imagem de desconstrução proporcional, eu disse desconstrução não desordem, nem bagunça, chamam mais atenção de consumidores mais descolados e contemporâneos, vale lembram aqui que a informação sobre o perfil do seu principal tipo de cliente vai orienta-lo na hora de escolher construir uma vitrine mais simétrica ou assimétrica.
Espero que com essas dicas você empresário do varejo da moda consiga construir a sua vitrine, atrais seu cliente e proporcionar a ele uma experiência incrível, transformando uma simples atitude de comprar em um momento magico e único, desejo muito sucesso par ao seu negócio.
Por André Luiz Aires Gomes - Analista do Sebrae no Amapá
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Por que investir no Amapá
Fique de olho! O empreendedor que busca onde investir encontrará no Amapá um mercado em ascensão e com inúmeras oportunidades. As principais razões que justificam os investimentos no Amapá são: Reestruturação da política atual visando moralização de processos; Entorno da cadeia logística que está sendo desenhada com economia aquecida; Ótimas possibilidades de escoamento da produção; Políticas de incentivos atraente. Uma boa opção de investimento no Amapá é o comércio, com localização privilegiada em relação a sua posição geográfica, oferece grandes chances de relações comerciais com a América Central, América do Norte e a Europa. Entretanto, o ponto de destaque está nas práticas sustentáveis de exploração de recursos naturais, que apresentam excelente potencial lucrativo, ainda mais agora, alavancados pela regulamentação da Zona Franca Verde e os benefícios fiscais oferecidos. Nesse sentido, o governo do estado vem implementando ações que visam promover o aproveitamento de nossas riquezas de forma racional e sustentável, sendo uma das estratégias priorizadas a implantação da Zona Franca Verde. Criada através da Lei 11.898, de 08 de janeiro de 2009, implantada nos municípios de Macapá e Santana (nos mesmos limites da ALCMS), constituída por um conjunto de incentivos fiscais, locacionais e financeiros, para o beneficiamento industrial dos recursos e matérias-primas regionais de origem florestal, pesqueira, agropecuária e mineral. Os investidores têm um grande mercado a ser explorado utilizando as matérias-primas que a biodiversidade local oferece, como o açaí, o dendê, o cupuaçu, entre outros. Abaixo listamos para você as principais áreas com maior potencial para investimentos: Produção de sucos e conservas de frutas tropicais; Produção de óleos vegetais; Produção de ração animal; Pesca industrial; Produção de madeiras, móveis e briquetes; Mineração; Siderurgia; Produção de silício metalúrgico; Industrialização de rochas ornamentais e de revestimento; Produção de tintas; Produção de borrachas; Produção de propantes para as indústrias de óleo e gás; Produção de vidros planos e para recipientes. Indústrias de minerais não metálicos; Setor moveleiro; Psicultura; Pesca Extrativa; Amido de mandioca; Palmito de pupunha; Óleo de dendê; Castanha-do-brasil. Indústria da Biodiversidade É um dos grandes desafios na Amazônia é acionar suas imensas potencialidades de forma a transformá-la numa alavanca importante do desenvolvimento, sem comprometer em nada as suas funções ambientais e climáticas, ou seja, explorar o trinômio biodiversidade de biomassa biotecnologias. É otimizar em sistemas industriais o aproveitamento das diferentes biomassas para obter produtos como: alimentos humanos, rações animais, insumos industriais, fármacos, entre outros. O Amapá tem um papel fundamental nesta estratégia de desenvolvimento sustentável tendo em vista que grande parte do território do Estado (70%) é coberto pela Floresta Amazônica, praticamente intacta. Essa informação foi útil? ficou interessado em investir no Amapá? Aprofunde mais seus conhecimentos sobre esse assunto conosco.
Fri Sep 12 10:25:37 BRT 2025
Passo a passo para a Microempresa participar de licitações no Sebrae
1 - Passo Para ser fornecedor do Sebrae é preciso conhecer as regras e responsabilidades desse negócio. A legislação é extensa, e existem processos que precisam ser conhecidos pelo pretenso participante. O Curso do Fornecedor permite uma abordagem prática, explicando o que é verdadeiramente essencial e apresentando o caminho das pedras para não errarmos nas licitações. Ele foi elaborado com a indicação clara de quais leis precisam ser lidas e de como devemos analisar os editais de licitação. O melhor é que o curso pode ser feito de forma presencial ou a distância, pela internet. Aproveite! Tem um Sebrae aí, pertinho de você! 2 - Passo Busque através dos canais de comunicação do Sebrae as licitações que deseja participar. O Sebrae publica seus editais de licitação pela internet, em jornais de grande circulação ou no mural da instituição, neles estão as regras da licitação para que todas as empresas aptas a concorrer possam tomar conhecimento do certame. As licitações realizadas podem ser realizadas presencialmente ou por meio da internet, estas últimas são sob a modalidade pregão, que é uma forma de leilão ao avesso, ou seja, ganha quem der o menor lance. De posse do edital, que é o documento que conterá todas as regras da licitação, faz-se a análise de risco. Tem que se avaliar a capacidade produtiva, os custos, a questão da entrega etc. Além disso, os prazos ou, ainda, a especificação dos produtos. Tudo isso pode trazer um enorme problema quando não se observa devidamente as regras da licitação. Cada um desses pequenos problemas pode acarretar sanções e multas. Por isso, cada novo edital de licitação merece uma análise de riscos. 3- Passo O terceiro passo para a Microempresa - ME que deseja ofertar bens ou serviços para o Sebrae, antes de mais nada, é organizar a documentação necessária para participar de uma licitação pública. O interessado deve efetuar seu cadastro nos diversos órgãos públicos que emitem certidões de regularidade fiscal, caso não tenha realizado no momento da abertura do seu negócio. Esses documentos servem para comprovar os seguintes aspectos: habilitação jurídica; Qualificação técnica;Qualificação econômico-financeira; Regularidade fiscal. O Art. 12. Do Regulamento do Sebrae define que: para a habilitação nas licitações, observado o disposto no parágrafo único deste artigo, poderá ser exigida dos interessados, no todo ouem parte, conforme se estabelecer no instrumento convocatório, documentação relativa a: I – Habilitação jurídica: a) cédula de identidade; b) prova de registro, no órgão competente, no caso de empresário individual; c) ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado no órgão competente; d) ato de nomeação ou de eleição dos administradores, devidamente registrado no órgão competente, na hipótese de terem sido nomeados ou eleitos em separado, sem prejuízo da apresentação dos demais documentos exigidos na alínea “c”, do inciso I, deste art. 12. II – Qualificação técnica: a) registro ou inscrição na entidade profissional competente; b) documentos comprobatórios de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação; c) comprovação de que recebeu os documentos e de que tomou conhecimento de todas as condições do instrumento convocatório; d) prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso. III – qualificação econômico-financeira: a) balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, ou balanço de abertura no caso de empresa recén-constituída, que comprovem a situação financeira da empresa, através do cálculo de índices contábeis previstos no instrumento convocatório; b) certidão negativa de falência expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, ou de execução patrimonial, expedida no domicílio da pessoa física; c) garantia de proposta, nas mesmas modalidades e critérios previstos no art. 27 deste Regulamento, que para o licitante vencedor será devolvida quando da assinatura do contrato; d) capital mínimo ou patrimônio líquido mínimo. IV – Regularidade fiscal: a) prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); b) prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual; c) prova de regularidade para com as fazendas federal, estadual e municipal do domicílio ou sede do licitante, na forma da lei; d) prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, no cumprimento dos encargos instituídos por lei. A maioria dos documentos exigidos estão disponíveis na internet, nos sites abaixo: Prova de registro, no órgão competente, no caso de empresário individual. Obtido no site da Junta Comercial Cartão do CNPJ: Obtido no site da Receita Federal Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União: Obtida no site da Receita Federal Certificado de Regularidade junto ao FGTS: obtida no site da Caixa Econômica Federal Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT: Obtida no site da Justiça do Trabalho Certidão do Governo do Estado: Obtida junto à Secretaria de Fazenda do Governo do Estado, sede da empresa Certidão Municipal: obtida junto à Prefeitura da cidade onde a empresa está instalada Certidão de Falência e Concordata: Obtida junto aos cartórios da comarca Inscrição no Cadastro Municipal: Obtida junto à Prefeitura da cidade onde a empresa está instalada Inscrição no Cadastro Estadual: Obtida junto à Secretaria de Fazenda do Governo do Estado Alvará de Funcionamento: Obtida junto à Prefeitura da cidade onde a empresa está instalada Carteira de Identidade e CPF Declaração de Menores: preencher conforme modelo disponibilizado nos Anexos do Edital Atestado de Capacidade Técnica: Atestado de Capacidade Técnica é um documento expedido por pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que ateste que determinada empresa licitante já realizou serviço ou forneceu produtos iguais ou similares aos solicitados no edital. Em geral, esse documento pode ser fornecido por clientes, já atendidos pela empresa. 4 - Passo Faça uma análise criteriosa do edital, este é o principal documento do processo licitatório. Nele está descrito todas as fases da licitação de forma detalhada, para que qualquer alteração que venha a ocorrer, leve à substituição do edital ou até mesmo anulação. Ter clareza referente às informações contidas no edital evitam equívocos futuros. No instante que você conhece o edital, passa a saber o que o licitante necessita e se a sua organização tem a disponibilidade do produto ou serviço para prosseguir com a oferta. As principais informações contidas no edital são: Dia e horário da licitação; Endereço e meio pelo qual será realizada a licitação; Prazos contratuais; Penalidade por atraso da obra ou prêmio por antecipação; Critérios de medição, pagamento e reajustamento; Regime de preços; Limitação de horários de trabalho; Critérios de participação na licitação; Habilitação técnica requerida; Documentação requerida; Seguros necessários. Passo 5 Disputa de preços Dependendo da modalidade de licitação a disputa de preços pode ocorrer de forma presencial ou eletrônica, sendo que eletronicamente apenas a modalidade pregão, as demais modalidades apenas ocorrem na forma presencial. Vamos discorrer sobre uma disputa eletrônica. Ao analisar todas as questões do edital e cadastrar a proposta para participar da licitação é que começa de fato a concorrência. É importante ter atenção e deixar a ansiedade de lado. Lembre-se sempre que ali existirão outras pessoas acostumadas a participarem de licitações. Na disputa de preços, nunca dê um lance abaixo da sua lucratividade, pois será prejudicial para seu negócio e pode te levar à desistência da licitação ou desclassificação, o que acarreta em penalidades como: a não possibilidade de participação em licitações futuras (por um período de tempo determinado) e/ou pagamento de multa aplicada pela Administração licitante. É comum ocorrer uma queda brusca dos valores inicialmente estabelecidos pela licitante na disputa de preços, mas é preciso que você se mantenha dentro da realidade da sua organização, permitindo abaixar o valor da sua oferta somente até onde for possível te gerar lucros. O mais indicado antes de entrar em um processo licitatório é ter um planejamento financeiro da sua empresa e conhecer as necessidades da organização que gerou a licitação. Desta forma, antes de iniciar a disputa pelos preços , você tem como saber até onde pode cair a sua oferta de maneira a continuar correspondendo com a solicitação do órgão e as demandas da sua empresa. Passo 6 Finalização do processo A disputa de preços é a etapa decisória da licitação, onde é definida a empresa apta a ganhar o processo. Sendo assim, é necessário estar devidamente preparado caso seja a sua empresa. Do contrário, as penalidades, disponíveis no Regulamento do Sebrae, serão aplicadas. Uma licitação gera custos a Administração, e uma empresa que vencer essa etapa e ao final não corresponder às solicitações prevista no edital, desencadeará transtornos ao órgão, o que acarretará no atraso do processo. Não entre em uma licitação a efeito de teste. Existem simuladores que lhes permitem uma preparação acerca do assunto, assim como cursos gratuitos online.
Thu Sep 11 11:44:12 BRT 2025
Mercado, como analisar meu concorrente
A pesquisa é uma importante ferramenta de avaliação, abaixo listamos questões que devem ser analisadas continuamente. Identificar os pontos principais para diferenciação da concorrência tornando-se cada vez mais competitivo, localização, preço, comunicação, especialização, produtos ou serviços com qualidade superior, atendimento personalizado. Avaliar se com uma estrutura mais enxuta é possível ser mais eficaz que os concorrentes. Identificar as necessidades que não são atendidas pelos concorrentes.
Wed Jul 23 08:40:17 BRT 2025
Estruturação para o encadeamento produtivo do petróleo e gás no Amapá
Rede de Aprendizagem Articulação e fortalecimento de rede empresarial e/ou institucionais voltadas a promoção de cooperação competitiva. Apoio na realização de curso de especialização e disseminação de informações sobre petróleo e gás 2. Inteligência Competitiva Realização de estudos, mapeamentos e informações qualificadas que subsidiem a atuação do Sebrae/Ap e parceiros no setor de petróleo. 3. Participação em feiras e eventos Participação em feiras e eventos especializados sobre petróleo e gás e realização de visitas de intercâmbio de experiências comerciais e tecnológicas em outros territórios que possuam atuação desenvolvida frente ao setor. Coletar informações e gerar conhecimentos que permitam à Unidade e a parceiros estratégicos o entendimento da dinâmica de atuação frente à cadeia produtiva do petróleo e gás no Estado para subsidiar a atuação no setor.
Mon Jul 07 11:28:49 BRT 2025
Estratégias para gerir sua empresa de forma eficiente
Com a economia estagnada, o atual cenário pede por cautela. Despesas enxutas, colaboradores qualificados e muito bem treinados, compras inteligentes, ou seja, revisão imediata do mix de produtos e eliminar aqueles que não estão trazendo giro no estoque e não possuem margem de lucro significativo. Sempre que possível fazer parceria com outros empreendimentos que vendam produtos que não sejam o foco da empresa, como exemplo uma empresa que atua com material de construção no segmento de acabamentos, poderia ser interessante caso o empreendimento disponha de espaço ocioso, formar parcerias com outros negócios que comercializem telhas, cimentos, tijolos e etc., essa associação funcionará como chamariz e atrairá clientes para o espaço devido a sensação de comodidade com essa inserção de novos produtos; mesmo que a empresa não obtenha lucro interessante com essa ação, não terá preocupações com avarias e desperdícios. Cortar tudo que comprometa as contas a pagar, reduzir a taxa de inadimplência, aumentar a atratividade do negócio e obter liquidez, são medidas inadiáveis. Trabalhar fortemente a área comercial no sentido de alavancar as vendas, fidelizar uma quantidade maior de clientes e trabalhar para prospectar novos mercados.
Thu Jul 03 11:12:13 BRT 2025
Como elaborar um cadastro de clientes
Um bom cadastro é aquele que identifica oportunidades de vendas a partir de informações relevantes sobre o cliente. Essas informações são divididas em alguns grupos. O primeiro grupo está relacionado com a identificação básica, como Nome; Telefone; Endereço; E-mail; Data de nascimento e algum documento, se for necessário. O segundo grupo traça o perfil e o potencial de consumo do cliente Por exemplo, uma loja de calçados precisa conhecer o número que seus clientes calçam. Já uma agência de turismo, a época que eles costumam fazer as suas viagens. O terceiro grupo corresponde ao histórico de compras do cliente. É a partir deste que o empresário pode identificar oportunidades de novas vendas. Já no terceiro você são as informações do cliente Idealmente, podemos montar um cadastro de clientes utilizando-se das ferramentas de informática, ou então, podemos iniciar, de forma bem simples, a montagem de um banco de dados utilizando fichas de clientes, por exemplo. O cadastro de clientes deve conter um conjunto de informações que permita o aperfeiçoamento do relacionamento da empresa. As informações do cadastro do cliente se dividem em três grandes grupos: Identificação: são as informações básicas para o relacionamento com o cliente, como nome completo, endereço, telefone, e-mail, número de documentos, data de nascimento, estado civil, profissão, etc. Também tem o perfil de preferências do cliente São informações sobre produtos, tamanhos, cores, modelos, marcas, etc. que o cliente costuma comprar. - Histórico de compras e contatos: são os registros relativos a todas as compras realizadas pelo cliente e também a todos os contatos telefônicos e malas diretas enviadas. As informações do cadastro precisam ser constantemente atualizadas, pois com o tempo, os clientes mudam de endereço, trocam seus telefones e até mesmo as preferências. O cadastro de clientes é uma das mais importantes ferramentas de marketing da pequena empresa; por isso, mantê-lo organizado e sempre disponível permite aproveitar grandes oportunidades. Lembre-se! O cliente que compra à vista também precisa ser cadastrado; afinal, ele também é ou poderá ser um cliente preferencial. Se ficar com dúvida é só procurar a Sede do Sebrae no Amapá ou ligar para o 0800 570 0800
Fri May 30 16:15:03 BRT 2025
Búfalo – um produto diferenciado para mercados diferenciados
O Estado do Amapá é o único do País, em que o rebanho de bubalinos é maior que o de bovinos no Brasil. O rebanho brasileiro da espécie Bubalus bubalis está estimado em aproximadamente 3.500.000 (três mil e quinhentas) cabeças, sendo que cerca de 50% estão concentradas na planície aluvionar do delta do rio Amazonas, onde está localizado o Estado do Amapá. De acordo com um estudo da Universidade da Flórida a carne bubalina chega a ser até 40% menos calórica que a carne bovina, além de apresentar maiores teores de proteínas e vitaminas. A criação de búfalos é mais barata e gera mais lucros em relação à criação de bovinos, o manejo dos búfalos é semelhante ao de bois. Considerando esse cenário, abre-se a oportunidade para a implantação de um abatedouro-frigorífico especializado no abate de bubalinos (Halal Meat), destinados aos países islâmicos, e cortes finos, visando atender também a outros mercados diferenciados, como Estados Unidos e Europa, onde a carne do búfalo tem preços mais do que atraentes. Tão logo recebamos a certificação de zona livre de febre aftosa, toda essa potencialidade pode criar um ambiente favorável para a implantação da indústria de laticínios.
Thu May 29 09:17:44 BRT 2025
Aprenda boas práticas na manipulação de pescado
Dentro da piscicultura as boas práticas estão aliadas à manipulação do produto. É importante que as boas práticas comecem desde o momento em que o peixe é retirado do rio ou do mar. Assim, pode-se evitar a transmissão de doenças oriundas da infestação de micróbios ou parasitas nos peixes, por isso, a importância de adotar boas práticas no seu negócio. Desta forma, o alimento não é contaminado e a qualidade e a saúde são garantidas ao seu cliente. Cuidados na manipulação Para começar, é importante lavar as mãos. É um ato simples, mas que pode evitar muitos problemas na manipulação do pescado. Portanto, lave as mãos antes de pegar nos alimentos, após usar o banheiro ou mexer no lixo. Veja como lavar as mãos corretamente: 1) Na hora de lavar as mãos, utilize água corrente. 2) Esfregue a palma e o dorso das mãos e utilize bastante sabonete nestas partes, incluindo as unhas e os espaços entre os dedos, por em média, 15 segundos. 3) Enxágue bem as mãos até retirar todo o sabonete. 4) Seque bem as mãos. 5) Finalize utilizando um produto antisséptico. Observação: durante a venda do pescado, mantenha uma pessoa para lhe ajudar na venda. Somente uma pessoa pode pegar no dinheiro, a outra fica responsável por manipular o pescado. Jamais permita que manuseiem dinheiro e alimento ao mesmo tempo durante as vendas.
Wed May 28 17:43:46 BRT 2025
6 dicas para escolher a melhor divulgação para sua empresa
Umas das principais dúvidas do empreendedor depois de montar seu negócio é como escolher a melhor divulgação. Fator esse que se torna determinante para alcançar resultados positivos, uma vez que o número de cliente está proporcionalmente ligado a receita da empresa e por conseguinte a obtenção de lucro. Acompanhe a seguir 6 dicas para ajudar você a escolher a melhor divulgação para sua empresa.
Wed May 28 15:15:06 BRT 2025
Saiba quais cuidados tomar ao abrir uma franquia
Esteja atento ao tipo de negócio em que você vai entrar, para saber os desafios que irá enfrentar e também para ter ciência de que a empresa é séria. Veja quais cuidados tomar: Pesquise o histórico da microfranquia; Busque informações sobre franqueadora; Como surgiu; Sua trajetória até agora; Quanta experiência tem com o negócio; Quando o negócio começou a ser franqueado. Na Circular de Oferta de Franquia (COF), você pode encontrar informações sobre a microfranquia. Mas, se informar com pessoas que já conheçam o negócio também ajuda nesta pesquisa. Imagem da marca da microfranquia Procure avaliar qual é a imagem que a empresa tem no mercado e o quanto é divulgada e conhecida na cidade em que você pretende abrir sua microfranquia. Se a marca for recente no mercado, avalie as prospecções da empresa. A imagem que ela construirá deve ser positiva, para se estabelecer e passar a ser conhecida em sua região. Faturamento Levante informações sobre quanto uma unidade de microfranquia pode faturar , o quanto se paga de impostos e de taxas à franqueadora, quais são os custos e despesas da operação e quanto sobra no final do mês. Estas informações podem ser conseguidas com a empresa, é válido considerar que as informações dadas pela franqueadora são baseadas em valores médios, que podem variar de unidade para unidade e que dependem do esforço e da dedicação empenhados no serviço, além de fatores de mercado. Leia mais sobre no artigo “Passo a passo para a formatação de franquias”. Documentos legais Os documentos legais envolvidos na relação entre a microfranquia e a franqueadora são a Circular de Oferta de Franquia e o contrato. Estes documentos devem ser lidos com atenção, de preferência, na companhia de um advogado que tenha experiência com franchising , antes de se comprometer com qualquer obrigação. A Circular contém informações sobre o tipo de negócio, pré-requisitos, regras, áreas de atuação, taxas a serem pagas, investimento e fornecedores. Este documento define o que é a microfranquia que você está comprando, seus direitos e obrigações. Relação com microfranqueados A participação e relação entre franquia e franqueado deve ser esclarecida desde o primeiro momento. Veja, de forma resumida, a responsabilidade de cada parte em uma rede de franquias: Franqueadora Desenvolvimento e atualização do conhecimento e das técnicas de gestão e operação do negócio, assim como dos produtos e serviços do negócio; Aplicar treinamentos para a rede de microfranquias, desde que previsto na Circular e no contrato; Cuidar do marketing da marca e divulgação em nível nacional; Oferecer consultoria de campo, por meio de visitas periódicas às microfranquias e contatos à distância, para apoio e suporte; Acompanhar o mercado, avaliar tendências, gerar informações relevantes para a rede e tomar decisões estratégicas que permitam a rede manter diferenciais competitivos. Franqueados ou microfranquias Implantar sua unidade franqueada; Participar de todos os treinamentos realizados pela franqueadora; Cuidar da equipe de sua unidade franqueada; Operar sua unidade; Fazer a gestão da unidade; Pagar as taxas previstas (inicial ou de franquia, royalties, marketing e outras); Fazer a divulgação local de sua unidade, assim como participar das campanhas de marketing da rede; Cuidar da imagem da marca em sua região de atuação. Capacitação e conhecimento sobre a microfranquia É importante que haja um tratamento inicial para que você possa se preparar para lidar com o novo negócio. Por isso, verifique como e quando ocorrem treinamentos e capacitações da franquia para se programar; Um material de apoio com informações, como um manual sobre a franquia, deve ser repassado ao franqueado; Outro ponto é importante é a capacitação da equipe, caso exista, os colaboradores precisam estar por dentro das tendências do setor em que atuam para trazer inovação para o negócio. Suas expectativas com o negócio Para não se frustrar com a realidade do seu novo negócio, você precisa entendê-la antes de iniciar esta caminhada. É muito comum que um franqueado crie expectativas que não serão atendidas pela franquia por falta de informação. Renda do negócio X nível de vida do franqueado Avalie o quanto a microfranquia poderá lhe gerar de renda e se isso supera seus gastos pessoais ou de família; Até se desenvolver, é normal que o lucro da empresa seja baixo ou que se tenha algum prejuízo. Promessas da franqueadora X o que será oferecido na prática Todos os benefícios e qualquer suporte prometido pela franquia deve ficar claro para as duas partes, para que não ocorram enganos quanto a isto. Uma boa maneira é verificar a circular da empresa, onde tudo deve constar antes de ser fechado o contrato. Risco de perda de capital investido X segurança de um emprego Numa franquia, como em qualquer outro negócio há o risco de se perder dinheiro. No entanto, com uma microfranquia as chances de sucesso são bem maiores por não partir do zero, mas existe o risco de não dar certo; O microfranqueado deve estar ciente disto e se dedicar para que seu trabalho possa render. O segredo é dedicação. Lista de perguntas para você fazer para a microfranquia Quantas unidades próprias a franqueadora tem e há quanto tempo existe? Qual a estrutura da franqueadora voltada para atendimento e suporte aos microfranqueados? Quantas unidades a franqueadora pretende abrir nos próximos anos e em quais cidades? Qual a regra de localização das unidades da rede? Qual a distância mínima que será respeitada para abertura de outras unidades da rede em uma mesma cidade? O microfranqueador poderá exercer outras atividades profissionais além da franquia ou terá que se dedicar exclusivamente? Em quais horários ela deve funcionar? Quais os tipos de suporte que serão oferecidos pela franquia ao microfranqueado? Existe um fundo de marketing formado por taxas pagas pelo microfranqueado e como este dinheiro é aplicado? A marca faz vendas pela internet? Os microfranqueados têm algum envolvimento direto nestas vendas? Os microfranqueados também podem fazer vendas pela internet? Preciso contratar funcionários ou posso trabalhar sozinho? Qual o retorno do investimento no negócio (qual a estimativa de tempo em que eu devo recuperar o valor investido no negócio)? Se eu trabalhar todos os dias e me dedicar bastante, quanto eu posso faturar com a microfranquia, e quanto deve me sobrar de dinheiro pra levar pra casa no final do mês? Qual o valor total que eu vou precisar para abrir a microfranquia e me manter (a mim e à minha família – quando for o caso) até que eu consiga viver do lucro do negócio? Eu tenho que ter todo o dinheiro necessário para abrir a microfranquia ou posso pegar empréstimos? O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Consultoria de Diagnóstico de Franqueabilidade
A consultoria tem o próposito de diagnosticar se um negócio independente poderá se transformar numa franqueadora, onde a empresa será capaz de multiplicar sua marca e seu conceito de negócio de forma padronizada e estruturada por intermédio de outras empresas chamadas franqueadas. Público Alvo: Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempresa - ME: 30h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 30h
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Consultoria para franqueado
A consultoria tem o prpósito de adequar a sua empresa aos moldes da franquia nos aspectos legais vigentes, proporcionando maior segurança entre franqueado e franqueador, bem como conhecer as etapas do processo de adquirir uma franquia. Público Alvo: Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual MEI ou Potencial empresário: 40h Microempresa - ME: 40h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 40h