Esclareça alguns pontos antes de abrir este tipo de negócio, é importante se informar sobre alguns pontos entre franquia e franqueado.
Esteja atento ao tipo de negócio em que você vai entrar, para saber os desafios que irá enfrentar e também para ter ciência de que a empresa é séria. Veja quais cuidados tomar:
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Pesquise o histórico da microfranquia;
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Busque informações sobre franqueadora;
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Como surgiu;
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Sua trajetória até agora;
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Quanta experiência tem com o negócio;
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Quando o negócio começou a ser franqueado.
Na Circular de Oferta de Franquia (COF), você pode encontrar informações sobre a microfranquia. Mas, se informar com pessoas que já conheçam o negócio também ajuda nesta pesquisa.
Imagem da marca da microfranquia
Procure avaliar qual é a imagem que a empresa tem no mercado e o quanto é divulgada e conhecida na cidade em que você pretende abrir sua microfranquia. Se a marca for recente no mercado, avalie as prospecções da empresa. A imagem que ela construirá deve ser positiva, para se estabelecer e passar a ser conhecida em sua região.
Faturamento
Levante informações sobre quanto uma unidade de microfranquia pode faturar , o quanto se paga de impostos e de taxas à franqueadora, quais são os custos e despesas da operação e quanto sobra no final do mês.
Estas informações podem ser conseguidas com a empresa, é válido considerar que as informações dadas pela franqueadora são baseadas em valores médios, que podem variar de unidade para unidade e que dependem do esforço e da dedicação empenhados no serviço, além de fatores de mercado.
Leia mais sobre no artigo “Passo a passo para a formatação de franquias”.
Documentos legais
Os documentos legais envolvidos na relação entre a microfranquia e a franqueadora são a Circular de Oferta de Franquia e o contrato. Estes documentos devem ser lidos com atenção, de preferência, na companhia de um advogado que tenha experiência com franchising , antes de se comprometer com qualquer obrigação.
A Circular contém informações sobre o tipo de negócio, pré-requisitos, regras, áreas de atuação, taxas a serem pagas, investimento e fornecedores. Este documento define o que é a microfranquia que você está comprando, seus direitos e obrigações.
Relação com microfranqueados
- A participação e relação entre franquia e franqueado deve ser esclarecida desde o primeiro momento. Veja, de forma resumida, a responsabilidade de cada parte em uma rede de franquias:
Franqueadora
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Desenvolvimento e atualização do conhecimento e das técnicas de gestão e operação do negócio, assim como dos produtos e serviços do negócio;
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Aplicar treinamentos para a rede de microfranquias, desde que previsto na Circular e no contrato;
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Cuidar do marketing da marca e divulgação em nível nacional;
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Oferecer consultoria de campo, por meio de visitas periódicas às microfranquias e contatos à distância, para apoio e suporte;
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Acompanhar o mercado, avaliar tendências, gerar informações relevantes para a rede e tomar decisões estratégicas que permitam a rede manter diferenciais competitivos.
Franqueados ou microfranquias
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Implantar sua unidade franqueada;
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Participar de todos os treinamentos realizados pela franqueadora;
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Cuidar da equipe de sua unidade franqueada;
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Operar sua unidade;
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Fazer a gestão da unidade;
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Pagar as taxas previstas (inicial ou de franquia, royalties, marketing e outras);
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Fazer a divulgação local de sua unidade, assim como participar das campanhas de marketing da rede;
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Cuidar da imagem da marca em sua região de atuação.
Capacitação e conhecimento sobre a microfranquia
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É importante que haja um tratamento inicial para que você possa se preparar para lidar com o novo negócio. Por isso, verifique como e quando ocorrem treinamentos e capacitações da franquia para se programar;
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Um material de apoio com informações, como um manual sobre a franquia, deve ser repassado ao franqueado;
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Outro ponto é importante é a capacitação da equipe, caso exista, os colaboradores precisam estar por dentro das tendências do setor em que atuam para trazer inovação para o negócio.
Suas expectativas com o negócio
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Para não se frustrar com a realidade do seu novo negócio, você precisa entendê-la antes de iniciar esta caminhada. É muito comum que um franqueado crie expectativas que não serão atendidas pela franquia por falta de informação.
Renda do negócio X nível de vida do franqueado
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Avalie o quanto a microfranquia poderá lhe gerar de renda e se isso supera seus gastos pessoais ou de família;
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Até se desenvolver, é normal que o lucro da empresa seja baixo ou que se tenha algum prejuízo.
Promessas da franqueadora X o que será oferecido na prática
- Todos os benefícios e qualquer suporte prometido pela franquia deve ficar claro para as duas partes, para que não ocorram enganos quanto a isto. Uma boa maneira é verificar a circular da empresa, onde tudo deve constar antes de ser fechado o contrato.
Risco de perda de capital investido X segurança de um emprego
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Numa franquia, como em qualquer outro negócio há o risco de se perder dinheiro. No entanto, com uma microfranquia as chances de sucesso são bem maiores por não partir do zero, mas existe o risco de não dar certo;
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O microfranqueado deve estar ciente disto e se dedicar para que seu trabalho possa render. O segredo é dedicação.
Lista de perguntas para você fazer para a microfranquia
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Quantas unidades próprias a franqueadora tem e há quanto tempo existe?
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Qual a estrutura da franqueadora voltada para atendimento e suporte aos
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microfranqueados?
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Quantas unidades a franqueadora pretende abrir nos próximos anos e em quais cidades?
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Qual a regra de localização das unidades da rede? Qual a distância mínima que será respeitada para abertura de outras unidades da rede em uma mesma cidade?
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O microfranqueador poderá exercer outras atividades profissionais além da franquia ou terá que se dedicar exclusivamente? Em quais horários ela deve funcionar?
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Quais os tipos de suporte que serão oferecidos pela franquia ao microfranqueado?
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Existe um fundo de marketing formado por taxas pagas pelo microfranqueado e como este dinheiro é aplicado?
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A marca faz vendas pela internet? Os microfranqueados têm algum envolvimento direto nestas vendas? Os microfranqueados também podem fazer vendas pela internet?
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Preciso contratar funcionários ou posso trabalhar sozinho?
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Qual o retorno do investimento no negócio (qual a estimativa de tempo em que eu devo recuperar o valor investido no negócio)?
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Se eu trabalhar todos os dias e me dedicar bastante, quanto eu posso faturar com a microfranquia, e quanto deve me sobrar de dinheiro pra levar pra casa no final do mês?
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Qual o valor total que eu vou precisar para abrir a microfranquia e me manter (a mim e à minha família – quando for o caso) até que eu consiga viver do lucro do negócio?
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Eu tenho que ter todo o dinheiro necessário para abrir a microfranquia ou posso pegar empréstimos?
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Thu Jan 04 15:30:09 BRT 2024
Copywriting: A Chave para aumentar suas vendas
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O copywriting eficaz gera conexão emocional, transmite valor e, o mais importante, leva à ação. É uma ferramenta indispensável em seu arsenal de marketing, uma ferramenta que pode transformar seu negócio e impulsionar suas vendas para níveis que você nunca imaginou. Portanto, continue lendo para descobrir como dominar essa arte e conquistar seus clientes com palavras persuasivas. Elementos-Chave do Copywriting Persuasivo No universo do copywriting persuasivo, existem elementos-chave que desempenham um papel fundamental na persuasão e influência sobre o comportamento humano. Vamos aprofundar nossa compreensão desses elementos para que você possa aplicá-los de forma eficaz em suas estratégias de copywriting. Uso de Gatilhos Mentais Os gatilhos mentais são como alavancas invisíveis que ativam respostas previsíveis em nossos cérebros. Eles são técnicas de persuasão baseadas em princípios psicológicos que influenciam nossas decisões e ações. Ao entender e aplicar gatilhos mentais em seu copywriting, você pode aumentar drasticamente a persuasão de suas mensagens. Exemplos Práticos: Escassez: Ao mostrar que um produto está disponível em quantidade limitada ou por um tempo limitado, você cria um senso de urgência, incentivando os clientes a agirem rapidamente. Por exemplo, "Apenas 3 unidades restantes" ou "Oferta válida até o final do mês." Urgência: Destacar a urgência de uma oferta, como "Compre agora e economize 50% hoje" ou "Oferta relâmpago de 24 horas," estimula a ação imediata. Prova Social: Mostrar que outras pessoas já estão aproveitando seu produto ou serviço cria um efeito de validação social. Frases como "Milhares de clientes satisfeitos" ou "Aprovado por especialistas" reforçam a confiança do cliente. Empatia com o Cliente A empatia com o cliente é a habilidade de se colocar no lugar do seu público-alvo, compreendendo suas necessidades, desejos e desafios. 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Os clientes querem saber como algo irá melhorar suas vidas ou resolver seus problemas. Exemplo Prático: Vamos considerar um smartphone de alta qualidade. Em vez de dizer apenas que ele possui uma câmera de alta resolução, você destacaria os benefícios: "Capture momentos preciosos com clareza e detalhes incríveis. Suas fotos e vídeos serão tão nítidos que você se sentirá como um fotógrafo profissional em qualquer situação." Lembre-se, os clientes compram benefícios, não apenas características. Ao mostrar como seu produto ou serviço atende às necessidades e desejos do cliente, você torna sua cópia muito mais persuasiva e eficaz.
Tue Sep 26 17:48:28 BRT 2023
A Importância do Estudo de Mercado
Estudo de mercado Um estudo de mercado contribui para estimular uma cultura de inteligência comercial nos pequenos negócios, dependendo do tipo da pesquisa, o próprio empreendedor poderá aplicá-la, ou caso contrário, poderá contratar profissionais especializados em pesquisa de lançamento de produtos, bem como empresas de design de novos produtos, consultores da área de marketing. Para isso busque orientações no Sebrae no Amapá, com a equipe de atendimento. O estudo ou pesquisa serve para identificar, coletar e analisar informações para gerar conhecimento sobre um determinado mercado e seu público, avaliando oportunidades e ameaças, auxiliando na tomada de decisões, recomendando e/ou delineando ações estratégicas adequadas. Antes da abertura de um negócio o empreendedor precisa possuir clareza sobre as características, componentes, tendências e necessidades do mercado que pretende atuar, ou seja, fazer uma análise prévia da capacidade de consumo dos moradores de um determinado bairro ou região, de suas características e necessidades que motivam a compra: variedade, qualidade, disponibilidade, preços, formas de pagamento, descontos, vitrine, localização, atendimento e etc. IRIGARAY (2000, p. 122) ressalta que os consumidores são expostos a uma infinidade de produtos, marcas e serviços com diferentes apelos, o que conduz o empresário a posicionar-se de forma eficaz, ou seja, possuir um profundo conhecimento sobre o público-alvo consumidor (hábitos, desejos, comportamentos e fatores de decisão, etc.), pois, assim é possível entender como o consumidor pensa e quais são as suas prioridades. Mas, lembramos que o estudo de mercado é uma ferramenta que pode ser usada também, depois do negócio já constituído, a primeira pergunta que temos que nos fazer é ... “O que queremos saber?” Pois, uma coisa é mensurarmos a demanda para um novo produto, o tamanho do mercado em determinada região. Outra coisa é querermos saber qual a percepção que os clientes têm de nosso produto, nosso serviço, da marca da empresa ou como usam, consomem os produtos e embalagens.
Tue Sep 26 12:32:10 BRT 2023
Dicas para Obter Lucro na Compra de Lojas Virtuais
Com o mercado de e-commerce em crescimento constante, adquirir lojas virtuais pode representar uma oportunidade de investimento extremamente vantajosa. Contudo, é fundamental abordar essa negociação com cautela e estratégia, a fim de garantir a rentabilidade desejada. Neste guia, apresentaremos dicas práticas para empreendedores que almejam aventurar-se na aquisição de lojas virtuais e explorar o potencial do comércio eletrônico. Escolha do Nicho de Mercado Antes de iniciar o processo de compra, é crucial selecionar um nicho de mercado alinhado aos seus interesses e conhecimentos. Analise as tendências, estude a concorrência e identifique oportunidades de crescimento. Utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave para compreender a demanda do mercado, assegurando uma escolha sólida. 2. Avaliação da Loja Virtual Ao encontrar uma loja virtual de interesse, é hora de realizara uma avaliação criteriosa. Contrate empresas especializadas em auditoria e validação de lojas virtuais para verificar a saúde da operação. Alguns aspectos a serem considerados incluem: Plataforma: Avalie a plataforma utilizada e sua eficiência. Performance: Verifique a velocidade de carregamento e a estabilidade do site. Acessibilidade: Certifique-se de que a loja seja acessível em dispositivos móveis. Processo de Pagamento: Garanta que os métodos de pagamento sejam seguros e eficazes. Entrega e Segurança: Analise a logística de entrega e a segurança dos dados do cliente.
Tue Sep 26 11:40:12 BRT 2023
Aumente Suas Vendas com uma Loja Virtual Eficaz
Você já se perguntou como potencializar suas vendas e expandir seus negócios? Uma resposta eficaz pode ser a criação de uma loja virtual. Neste guia abrangente, exploraremos as vantagens de uma loja virtual, os passos para criar uma de sucesso, estratégias de marketing online, exemplos reais e como o Sebrae pode apoiar o crescimento do seu empreendimento online. As Vantagens de uma Loja Virtual A criação de uma loja virtual oferece uma série de vantagens aos empreendedores. Eis algumas delas: Benefícios de uma Loja Virtual Alcance Global Sua loja virtual pode ser acessada por clientes em todo o mundo, ampliando seu mercado. Redução de Custos Os custos operacionais de uma loja virtual geralmente são inferiores aos de uma loja física. Disponibilidade 24/7 Sua loja está aberta o tempo todo, possibilitando vendas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Maior Conveniência Os clientes podem fazer compras a qualquer hora e de qualquer lugar, aumentando as vendas. Com uma loja virtual, você pode atingir um público global, reduzir custos operacionais, garantir disponibilidade 24/7 e oferecer maior conveniência aos seus clientes.
Tue Sep 26 11:34:55 BRT 2023
Como Identificar Clientes Através de Pesquisa de Mercado
A Importância da Pesquisa de Mercado Ao lançar um produto no mercado, é fundamental conhecer seu público-alvo. Os produtos existem para atender às necessidades dos consumidores, e ignorar essa etapa pode levar ao fracasso. Realizar uma pesquisa de mercado adequada pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento.
Tue Sep 26 11:15:53 BRT 2023
Como conquistar e manter clientes
Conhecer o cliente A utilização do marketing tem por objetivo despertar no cliente que sua necessidade será satisfeita pelo produto/serviço, fato caracterizado como força de venda. A exigência e nível de maturidade do cliente faz com que a compra seja efetuada somente após o máximo de informações obtidas, que apresente a relação positiva de custo-benefício, condições de negociação das empresas, já que o cliente está em busca da melhor proposta. Uma ferramenta muito importante no processo de conhecimento da concorrência é a chamada pesquisa de mercado, pois é por meio dela que o empreendedor obterá conhecimento do cliente a ser atingido, das suas forças e fraquezas estabelecendo com isso seu diferencial competitivo e de mercado. A venda para ser eficiente resulta no conhecimento do produto ou serviço oferecido, escuta ativa no sentido de coletar informações sobre os anseios dos clientes.
Tue Sep 26 10:46:57 BRT 2023
Varejo da Moda: Entendendo o Comportamento do Consumidor Atual
O Novo Consumidor da Moda O cenário do varejo da moda está em constante evolução, impactado por consumidores cada vez mais informados e exigentes. Este conteúdo explora o perfil de consumo atual, suas mudanças e como as empresas podem se adaptar.
Tue Sep 26 10:35:05 BRT 2023
10 Estratégias Eficazes para Divulgar Sua Empresa
Se você tem um negócio, mas enfrenta desafios para atrair clientes e aumentar sua visibilidade, saiba que existem estratégias eficazes que podem ser aplicadas de maneira econômica e impactante. 1. Marketing de Conteúdo O que é o marketing de conteúdo? É a criação e compartilhamento de conteúdo relevante e valioso para atrair seu público-alvo. Exemplo prático: Se você possui uma padaria, pode criar um blog com receitas exclusivas e dicas de panificação. Isso atrairá entusiastas de pães e bolos para o seu site. Dicas para o sucesso Mantenha um blog com conteúdo interessante relacionado ao seu nicho de mercado. Utilize as redes sociais para compartilhar seu conteúdo e alcançar um público mais amplo. 2. Mídias Sociais O que são mídias sociais? São plataformas nas quais você pode se conectar com seu público e promover seus produtos ou serviços. Exemplo prático: Se você possui uma loja de roupas, use o Instagram para compartilhar fotos das peças mais recentes e o Facebook para promover vendas especiais. Dicas para o sucesso Escolha as plataformas de mídia social mais relevantes para seu público-alvo. Mantenha uma programação consistente de postagens para manter seu público envolvido.
Fri Sep 22 20:00:20 BRT 2023
Tome cuidado ao comprar pela internet
A escolha do fornecedor Escolher quem serão seus fornecedores é um daqueles momentos em que o empreendedor percebe que não trabalha sozinho e que precisa de parceiros que irão contribuir com o crescimento do seu negócio. A internet é hoje a principal fonte de pesquisa para encontrar fornecedores economizando tempo e dinheiro. A escolha de um bom fornecedor influencia diretamente no sucesso do seu negócio, na qualidade dos produtos, o prazo de entrega, inclusive no capital de giro da empresa. Por outro lado, a internet traz consigo alguns riscos, tais como: roubo de identidade, lojas online falsas, dados não criptografados, violações de dados, análises falsas, aplicativos falsos, Wi-Fi sem proteção e phishing mas é possível se proteger desses perigos tomando alguns cuidados. Diante de fornecedores desconhecidos, procure mais informações sobre o histórico da empresa. Veja sites de reclamações e converse com outros empresários.
Fri Sep 22 19:59:18 BRT 2023
Como montar um SAC na sua empresa
O que é? O Serviço de Atendimento ao Cliente ou SAC é um serviço oferecido por algumas empresas como um canal de comunicação direto entre a empresa e o cliente. Esta ferramenta pode ser considerada uma maneira de medir o nível de satisfação do cliente em relação ao produto ou serviço consumido ou como uma possível solução para acolher reclamações ou esclarecer as dúvidas do consumidor.
Fri Sep 22 19:17:30 BRT 2023
3 Estratégias Poderosas para Diferenciar sua Loja Virtual
Introdução O cenário virtual é uma arena feroz, repleta de estabelecimentos disputando a atenção do cliente exigente. Mas, a pergunta persiste: o que verdadeiramente distingue uma loja da multidão? Será o preço, o atendimento ou até mesmo a velocidade de entrega? Neste artigo, desvendaremos segredos valiosos para elevar sua loja virtual a um patamar de destaque estratégico, pronta para conquistar o coração e a carteira dos consumidores.