this is an h1

this is an h2

Mon Dec 12 14:20:29 BRST 2016
Mercado e Vendas | FRANQUIA
Como escolher a franquia ideal

O universo das franquias é muito atraente e oferece muitas vantagens, mas alguns cuidados precisam ser tomados no momento de sua escolha

· Atualizado em 12/12/2016
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O candidato a franqueado deve escolher um tipo de negócio com o qual tenha afinidade e preferencialmente, ter experiência no segmento escolhido.

Não basta, por exemplo, conhecer muito a respeito de culinária. Desenvolver a culinária como hobby é uma coisa, administrar um restaurante é outra bem diferente.

Entender de gestão administrativa, operacional e financeira é condição indispensável para abertura de qualquer negócio, inclusive uma franquia.

Ainda que a rede franqueadora disponibilize suporte de campo, com visitação periódica de um consultor, treinamento de equipe e software com um sistema operacional impecável, é melhor que você não entre no negócio sem estar preparado.

O mercado é agressivo e todos aqueles que ingressam em um determinado segmento, ainda que sejam profissionais experientes, pagarão o preço do aprendizado.

O custo desse aprendizado será proporcional ao grau de conhecimentos e habilidades técnicas, humanas, operacionais e administrativas conquistadas pelo profissional ao longo dos anos de trabalho.

Portanto, esteja capacitado para não ser pego de surpresa pelo cotidiano dos negócios.

Antes de adquirir sua franquia, considere os seguintes aspectos:

  • Tamanho da rede franqueadora - Uma rede com poucas lojas provavelmente terá menor expertise em gestão do que outra que possua várias unidades.
  • Critérios que a rede franqueadora utiliza para definir o perfil do potencial franqueado - Não basta ter dinheiro para investir, é necessário apresentar outros quesitos fundamentais.
  • Taxa de franquia cobrada e a base de cálculo para a cobrança
  • Taxa de divulgação ou de marketing cobrada e orçamento anual para investimento em mídia, proposto pela rede
  • Canais de divulgação da rede
  • Número de franqueados que desistiram do negócio ou fecharam as portas e os motivos - Solicite acesso aos gestores das unidades franqueadas que fecharam suas portas. Visite pelo menos seis franqueados em atividade e ouça o que eles têm a lhe dizer a respeito da rede na qual você pretende ingressar. Dificilmente um franqueado consegue esconder suas insatisfações ou omitir dificuldades no relacionamento com a rede, por menores que sejam.

Dicas de sucesso

  • Estude a viabilidade do negócio em foco através de uma elaboração cautelosa de um Plano de Negócio.
  • Compare os indicadores de viabilidade do seu plano com os números apresentados pelo franqueador.
  • Leia com atenção a COF – Circular de Oferta de Franquia, apresentada pela rede. Caso venha a concretizar o negócio, compare a COF com o contrato de franquia, antes de assinar. Observe se haverá divergências entre um documento e outro.
  • Aprofunde seus conhecimentos antes de adquirir uma franquia.

Antônio Augusto Gonçalves de Abreu
Consultor do Sebrae em Minas Gerais


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?