Fique atento às questões que impactam na escolha de um bom negócio
Ao abrir uma franquia, é importante pensar em um negócio com que você tenha afinidade. O empreendedor deve pesquisar sobre o mercado, comparando valores e rentabilidade, para a escolha certa.
- Concorrência - Avalie as ofertas concorrentes. Geralmente, redes com mais tempo de mercado são mais maduras, por isso, privilegie redes com mais de 35 unidades franqueadas.
- Benchmarking - Visite pelo menos seis franqueados estabelecidos há mais de dois anos. Procure saber quais são as dificuldades que enfrentam e verifique a facilidade de acesso ao franqueador e a prontidão de atendimento dele ao franqueado.
- Treinamento - A empresa oferece treinamento? O que está incluído neste treinamento? Qual o tempo de duração? Quem aplica o treinamento e em qual local/loja? Há reciclagem periódica?
- Tecnologia - Qual a estrutura do software utilizado pela empresa? O que ele oferece? (comparativos, hanking entre franqueados) Qual o suporte oferecido e agilidade? (Help desk)
- Suporte de campo - O franqueador oferece suporte de campo? Quantas vezes ao ano? O que é realizado na visita do supervisor de campo da rede? As visitas são pagas pela rede ou pelo franqueado?
- Circular de Oferta de Franquia (COF) - A circular deve conter os balanços e demonstrações financeiras dos últimos dois exercícios da franqueadora, pendências judiciais (se houver), royalties e taxa de publicidade ou semelhante, além da relação completa de todos os franqueados, inclusive aqueles que fecharam nos últimos seis meses.
- Royalties - Verifique qual a base de cálculo estabelecida e se é referenciado na receita bruta ou líquida.
- Publicidade - Saiba quais são os veículos de mídia utilizados e a abrangência da propaganda (estados/regiões).
- Aquisição de produtos - A compra é exclusiva do franqueador? Há cotas mínimas de compra, por coleção ou lançamento, por exemplo?
- Números apresentados - Qual o capital de giro necessário? Em quanto tempo, em média, uma loja da rede alcança seu ponto de equilíbrio? Qual o prazo de retorno estimado? Qual o lucro líquido estimado? (Avalie a DRE – Demonstração de Resultado em Exercício)
- Territorialidade - Qual a distância entre lojas da mesma rede, prevista para casa loja?
- Contrato de franquia - Leia detalhadamente o contrato de franquia e compare com COF apresentada.
- Renovação do contrato de franquia - Verifique se existe custo para renovação. Qual a base de cálculo? (Ex.: X% da taxa de franquia) Em quanto tempo ocorre?
- Rescisão de contrato de franquia - Como ocorre o processo? Há multas a serem aplicadas?
Dicas para a escolha certa
- Faça uma projeção multiplicando o lucro líquido mensal estimado por um período de doze meses. Depois, faça uma avaliação da receita estimada frente ao desembolso que irá realizar. Compare o negócio desejado com outras possibilidades de investimento.
- Elabore o seu Plano de Negócio e compare com os números apresentados. Lembre-se: os cenários mudam bastante dependendo da região. Considere este aspecto em sua avaliação.
- Preferencialmente busque um segmento do qual se tenha algum conhecimento ou vivência. Caso não o tenha, procure trabalhar por um tempo neste segmento, se for possível, ainda que na condição de colaborador.
- Busque uma consultoria especializada e evite tomar decisões por impulso.
- Adquira conhecimentos em gestão: controles financeiros, formação do preço de venda, plano de marketing, entre outros. Mesmo que a rede ofereça um bom suporte, quanto mais conhecimento puder agregar, maior será a chance de sucesso.
Essas dicas não esgotam todos os passos do processo de avaliação para aquisição de uma franquia, mas servem como um roteiro a ser seguido.
Antônio Augusto Gonçalves de Abreu
Analista do Sebrae Minas
Foi um prazer te ajudar :)