this is an h1

this is an h2

Thu Jun 08 13:40:45 BRT 2017
Mercado e Vendas | FRANQUIA
Franquias em quiosque

Confira as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento

· 03/08/2015 · Atualizado em 08/06/2017
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quem nunca sonhou em ter o seu próprio negócio? Definitivamente, esta é a vontade de muitos brasileiros.

É comum encontrarmos pessoas de nosso networking que desejam largar a vida corporativa para se tornar um empreendedor. As ideias são muitas, as mais diversas e malucas possíveis.

No meio de uma conversa e outra, sempre surge a opção de abrir uma franquia em quiosque, em algum shopping center renomado da cidade.

Você já parou para pensar quais são as vantagens e desvantagens de operar neste tipo de local? Confira alguns pontos que irão lhe ajudar a tomar a melhor decisão.

Vantagens

  • Investimento inicial mais baixo - Geralmente, o que leva as pessoas a pensarem em abrir um quiosque é o investimento inicial mais baixo do que o de uma loja. Por serem maiores, as lojas demandam mais investimentos em projetos, reformas, mobiliário e decoração. Pelo fato de ser um projeto padrão, os quiosques oferecem custos mais acessíveis em virtude dos ganhos em escala junto aos fornecedores.
  • Isenção de pagamento de CDU - Os espaços ocupados pelos quiosques são de propriedade e de direito de uso dos próprios shoppings, que cedem a terceiros a possibilidade de explorar comercialmente o espaço por um período pré-determinado. Diante disso, não há a cobrança de ponto comercial, o chamado CDU (Cessão de Direito de Uso), o que torna o custo de investimento atrativo.
  • Mobilidade - Os quiosques permitem uma mobilidade interessante para os empreendedores que não conhecem bem as melhores localizações para exploração do negócio. Se não vendeu bem em um ponto, ele pode mudar de localização e testar o negócio em outro local. Em uma loja, esse processo é muito mais caro e demorado.
  • Custos operacionais baixos - Como todos sabem, os quiosques possuem espaços menores, o que faz com que o empreendedor tenha poucos funcionários. Um pequeno número de colaboradores significa menos custos operacionais.


Desvantagens

  • Custos elevados - A antiga lei da oferta e demanda ainda está na moda. Embora muitos centros comerciais tenham sido inaugurados nos últimos anos, há uma grande demanda por espaços de quiosques, o que contribui para um significativo aumento dos custos de ocupação. Muitas empresas, como montadoras de automóveis, equipamentos de ginástica, TV a cabo, entre outras, buscam através destes espaços a oportunidade de se relacionarem com os clientes e demonstrarem seus produtos e serviços. Desta forma, cria-se uma competição entre as empresas que buscam explorar estes espaços como ponto de divulgação com aquelas que exploram como ponto de vendas. Em muitos casos, devido ao seu poder de fogo, quem acaba ganhando esta briga são as grandes multinacionais que utilizam o espaço como estratégia de merchandising.
  • Contratos com prazos curtos - A grande maioria dos shoppings estabelece um contrato de curta duração, podendo variar de uma semana até um ano. O problema é que muitos negócios não têm retorno do investimento dentro do prazo do contrato assinado, o que representa risco para o empreendedor, uma vez que a renovação pode não ocorrer.
  • Espaço reduzido - A falta de espaço faz com que o empreendedor tenha que planejar muito bem o quiosque. É preciso pensar em tudo, desde onde será armazenado o estoque, como será maximizada a área de exposição e venda dos produtos até qual deve ser o sortimento ideal de produtos a serem comercializados. Uma decisão errada no projeto pode comprometer o sucesso do negócio, uma vez que poderá afetar diretamente o potencial de vendas do quiosque.
  • Dificuldade de criar uma experiência de compra adequada - Um dos pontos mais trabalhados pelas grandes redes varejistas é a experiência de compra. Em um quiosque, devido ao espaço reduzido, isso se torna um grande desafio. É muito difícil ter um espaço adequado para oferecer música, mostruário de produtos e serviços, merchandising atrativo e conforto que seu cliente merece.

Os quiosques são uma opção interessante, entretanto, nem todo tipo de franquia combina com essa opção. O mais importante é entender bem o tipo de negócio em que se pretende atuar para verificar se o investimento vale a pena ou não.

José Carlos Fugice Jr
Sócio-fundador da GoAkira Consultoria Empresarial


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora