Saiba como tributar suas cervejas artesanais
As cervejas artesanais vieram para ficar. Elas conquistaram o público pela variedade e sabor e os empreendedores pelos números.
O Brasil é hoje o terceiro maior mercado consumidor de cerveja do mundo, atrás dos Estados Unidos e China. As cervejas especiais representavam 8% do mercado nacional da bebida em 2012 e encerraram 2014 com uma participação de 11%, segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, que aponta a existência de 300 microcervejarias no país. A projeção é de que essa cota suba para 20% em 2020.
Todo esse mercado em potencial não atrai apenas empreendedores entusiastas que querem criar seus próprios rótulos, mas também movimenta outros mercados como os sites de vendas, fábricas de embalagens e empresas de importação de ingredientes.
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos produtores é o processo de análise e simulação de tributos para a definição do preço de venda.
A tributação pode variar conforme o estado de destino do produto, tipo de cliente (atacadista, varejista, consumidor Final), volume da embalagem e da produção anual.
Pensando nisso, o Sebrae em Minas Gerais criou a ferramenta Interativa Tributação para Cervejas Artesanais.
Acesse e conheça as sete etapas de desenvolvimento do preço de venda e o passo a passo para a correta tributação.
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