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Empreendedorismo | INICIATIVA EMPREENDEDORA
Empresários que fazem história: Ademir Francescon da Casa Colonial

Conheça a história de Ademir Francescon, proprietário da Casa Colonial

· Atualizado em 13/12/2022
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Um dos mais famosos e recomendados restaurantes de Campo Grande celebra 30 anos de história em 2022: a Casa Colonial. Em meio a tantos desafios de administrar uma marca, o empresário Ademir Francescon um dos segredos do negócio: “sem tempo ruim para trabalhar”.

A história começou em meados dos anos 90. Na época, Ademir chegou na cidade morena para ser churrasqueiro da Casa Colonial e depois teve outras experiências, como em frigorífico, choperia, hotel, até que retornou à Casa Colonial, onde teve, dessa vez, a oportunidade de se tornar proprietário. 

Inovações desde o início

Um dos grandes desafios como empresário, de acordo com ele, foi introduzir novos produtos no ramo alimentício campo-grandense. 

“Ainda como churrasqueiro eu observava onde as coisas poderiam ser melhores, então como dono fui em busca de diversificar o serviço, e passamos a oferecer, por exemplo, vinho, uma bebida que na época aqui não era muito consumida pela população. Mas eu estudei, fui em busca de bons fornecedores, montamos uma carta de vinho e, também, vários outros produtos de fora”, conta. 

O cardápio, que no início oferecia somente Galeto al Primo Canto, também não passou despercebido e logo foi incrementado com lombo, picanha, bife ancho e a famosa costelinha. “Todo ano buscamos novidade, não deixamos passar um ano sem algo novo e isso vai do cardápio à uma reforma”, comenta.

Sem tempo ruim 

A empresa, segundo Ademir, foi abraçada por toda família e a dedicação de cada um resulta, hoje, em outras três lojas além da Casa Colonial: a Enoteca Decanter, Villa Raiano e o Terroir Brasileiro, administrados pelos filhos. 

“Se eles não tivessem interesse em trabalhar no ramo da alimentação, eu não poderia obrigá-los. A vantagem é que eles quiseram entrar com a gente, comigo e minha amada esposa, e assim as coisas funcionam bem e não temos tempo ruim. Precisa ir? Vamos!”, afirma.

O empresário avalia que, somado ao grande trabalho em família está a contribuição do Sebrae. “Fizemos alguns cursos e eventos em parceria que nos ajudaram muito. Meus filhos também participaram do Empretec e vejo que isso foi um diferencial. No Sebrae sabemos que estão sempre prontos e à disposição”, diz. 

Padrão de qualidade 

Manter a satisfação dos clientes, conforme Ademir, é uma questão de atender o padrão de qualidade que começa na produção e vai até o prato.  

 “Receita, não é no olho, é peso e medida; fornecedor, tem que selecionar bem. Acontece de chegar oferta de produtos pela metade do preço que estamos acostumados a comprar, mas sem a qualidade que queremos. Então não serve. Na pizzaria temos um termômetro para medir a temperatura que a pizza está saindo, também não é no olho. Delivery, não tem como entregar de qualquer jeito, com a pizza desmontada, por exemplo. Por isso, temos nossa entrega própria, com profissionais capacitados”, detalha.

Celebração e novas apostas 

Para a comemoração dos 30 anos, a grife Casa Colonial criou o Espumante 1992, no Brut e Demi-Sec. “É uma marca que vamos colocar no suco de uva e em alguns vinhos para oferecer ao mercado”, conta. 

O trabalho é muito, o sucesso também e o empreendedor ainda não fala em aposentadoria. “Penso em mais unidades, pois minha família tem muita garra e isso nos abre muitos caminhos. Deus deu para nós muito mais que imaginávamos, naquela época. Então acredito que hoje possamos, ainda, receber muito mais. Todo dia tem desafio, mas temos que acreditar no que estamos fazendo e ver o futuro lá na frente”, detalha. 

Acompanhe a série pelo Canal Sebrae/MS


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