this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo | INICIATIVA EMPREENDEDORA
Empresários que fazem história: Adilson Puertes da Stúdio A

Conheça a história de Adilson Puertes, que administra marcas como Stúdio A

· 09/12/2022 · Atualizado em 13/12/2022
Imagem de destaque
FAVORITAR
Botão favoritar

A consolidação da empresa Stúdio A e demais marcas administradas por Adilson Puertes, como Baristrô Café, é algo que passou a chamar a atenção de outros empreendedores em Mato Grosso do Sul, em especial no período de retomada pós-pandemia, que passaram a buscá-lo não apenas para uma troca de conversas. 

“É algo que começou a acontecer: de sermos procurados com a intensão da Stúdio A ser o estofo, a mola propulsora para que essas marcas se solidifiquem no mercado sul-mato-grossense. O que é uma responsabilidade muito grande”, reflete Adilson. 

A evolução da empresa, conforme ele explica, é compreendida pela conjugação de fatores fundamentais. “O primeiro deles é que hoje eu tenho 60 anos e sou muito abençoado por ter um filho que está comigo há 15 anos num processo evoluído de sucessão, o Tássio. Ele é inovador, focado, tem consciência e capacitação para fazer tudo que está fazendo, com tanta inovação, dentro da empresa”, pontua.

Dentre as novas apostas implementadas pelos sócios pai e filho, estão o Baristrô Cafés, que além de oferecer uma carta de cafés especiais também é uma escola de baristas; a Padoca, que trabalha com pães produzidos a partir de fermentação natural, e onde funciona outra escola, a de Panificação Artesanal; e a empresa Kofi Mkt, que concentra o trabalho de marketing de todas as nossas marcas do grupo. A Stúdio A é a responsável, ainda, pelo Club Design MS, um grupo de empresas que trabalha com economia criativa e que tem como proposta fomentar negócios.  

“Tássio trouxe, ainda, um tráfego qualificado para ampliar os negócios e tudo isso com seu jeito de conquistar as pessoas, não apenas pelo produto que oferece, mas pelo conceito de agregar, por exemplo, quando traz pessoas e famílias menos privilegiadas para o nosso contexto social”, afirma o pai realizado.

Novo normal, novos desafios 

Para o empresário, um dos principais desafios do pós-covid na árdua jornada de ter um nome relevante no mercado tem sido capacitar pessoas. “Nosso foco nos últimos seis meses tem sido buscar pessoas de fora, fazer o treinamento de equipes, promover pessoas e aumentar o departamento de marketing. Estamos com esse engajamento para que todos entendam esse ‘novo normal’ e o momento de inovação”, comenta.

Outro desafio está na área da tecnologia e, para isso, o empresário destaca que a parceria com o Sebrae tem sido fundamental. “O Sebrae está conosco em toda inovação tecnológica, com a mídia digital e a velocidade que isso impõe às empresas, que é uma coisa monstruosa”, expõe. 

E ainda a respeito de formação de pessoas versus tecnologia, o empresário comenta sobre riscos do imediatismo que afeta muitas pessoas por meio das redes sociais, em especial os jovens. 

“Em uma sociedade marcada pela ilusão do dinheiro e fama fáceis, temos por um lado uma lacuna de empregos honrosos que sofre com falta mão de obra, e por outro uma juventude achando que a construção da sua carreira será fácil e eu lamento por isso, porque não vai ser. Então, eu diria que, quanto mais rápido ele puder lidar com a realidade de que ele não será aquele um em um bilhão que ganhará dinheiro fácil, melhor. É importante aprender que terá de se dedicar, trabalhar com seus princípios e valores e trabalhar arduamente para ganhar seu dinheiro”, explica.

Otimismo no futuro

Questionado sobre o que busca compartilhar no dia a dia, com quem convive e trabalha com ele, Adilson Puertes diz que é o otimismo. “Esse estofo de 34 anos que eu tenho como empreendedor, ao lado de uma esposa que me apoia e com Deus sobre todas as coisas, dependência Dele para tudo que eu tomo de decisão na vida, tem me conduzido a ter uma perspectiva positiva, de muito trabalho, mas de plena confiança no sucesso que está por vir e que continuará vindo, porque não estamos parados. Acredito ser importante ter um olhar realista do futuro, de que não será fácil, mas otimista porque estamos trabalhando arduamente para conquistar cada vez mais”. 

Aprender sempre

Sobre dividir um ensinamento com quem está começando a ter o próprio negócio, ele observa: “empreender é um é um aprender constante”. “O empreendedor não pode imaginar tudo, se não ele não vai. Faz parte do empreendedorismo pagar um preço e aprender. É o preço que estou pagando, que paguei e vou continuar pagando”, avalia.

O empresário que hoje colhe resultados tão positivos da própria trajetória e vivencia uma próspera sucessão familiar também valoriza a responsabilidade social. “Quando você muda a vida das pessoas, a realidade de vida das outras pessoas é algo muito prazeroso. Para um homem como eu, que teme a Deus, poder dizer ‘eu fiz diferença’, isso não tem preço”, finaliza.

Acompanhe a série pelo Canal Sebrae/MS


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?