this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo | INICIATIVA EMPREENDEDORA
Empresários que fazem história: Lindolfo Martin da Multicoisas

Conheça a história de Lindolfo Martin, dono da rede de franquias Multicoisas, loja especializada em produtos de utilidades domésticas.

· 08/12/2022 · Atualizado em 13/12/2022
Imagem de destaque
FAVORITAR
Botão favoritar

Certa vez, quando garoto, Lindolfo Martin recebeu uma motocicleta do pai como pagamento por ter pintado toda a loja da família. A moto básica nas mãos dele foi transformada para concorrer em pistas de motovelocidade e, com ela, o jovem inovador ganhou dois campeonatos regionais, no Paraná. Logo depois, a experiência passou a ser com o motocross. “Transformar as coisas é da minha natureza”, reflete o empresário Lindolfo Martin, idealizador e dono da rede de franquias Multicoisas, loja especializada em produtos de utilidades domésticas.

A inquietação natural o levou romper com os negócios da família, em Maringá (PR), e investir em algo próprio, em 1978, na cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, o então mais novo estado brasileiro. “Eu gostava de inovar, melhorar, modificar. As minhas ideias não cabiam na empresa da família”, explica o empreendedor. 

O próprio caminho – Ao receber o apoio do pai ao novo projeto, Lindolfo partiu da terra natal. “Peguei emprestado com ele um pequeno capital, o equivalente ao valor de um fusca na época, sob o acordo de pagá-lo um ano depois. Elza e eu estávamos recém-casados, ela grávida, e ao chegarmos aqui tivemos o voto de confiança da Dona Lara Arakaki, que nos alugou uma casa com a loja ao lado, do jeito que queríamos. Foi assim que, na Rua Rui Barbosa, número 191, eu montei a nossa primeira marca, a Multicasa”, recorda o empresário. 

O nome teve inspiração no desenho dos Impossíveis, formado pelos personagens homem-mola, homem-fluido e o multi-homem. O que, para Lindolfo, representa muito bem o início da vida de uma pessoa empreendedora, em forma de arte. “No começo, nós é quem fazemos tudo: somos a nossa agência, o carpinteiro que faz os balcões, o cara que vende, cobra e entrega”, compara sorrindo ao contar sobre a experiência dele e da esposa com a loja onde tudo começou, voltada a materiais elétricos e hidráulicos. 

 

O cliente das pequenas coisas - Uma nova experiência deixaria um importante conhecimento na vida do empresário: abrir uma filial em Cuiabá. "Foi dali que tive o primeiro contato com a gestão de divisão de recursos, que embasaria uma transformação futura", pontua.

Dessa vivência, Lindolfo observou atento o perfil do cliente que buscava a loja para comprar pequenas coisas, como parafuso, bucha, só uma tomada ou uns poucos metros de fio. “Esse cliente não era bem atendido em uma loja convencional de material de construção, elétrica e hidráulica, focada no atendimento ao engenheiro, arquiteto ou à construtora. E ali, conosco, ele recebia atenção porque sempre zelamos por isso”, pontua. 

Seu espírito inovador não deixou isso passar despercebido e a transformação do primeiro empreendimento aconteceu em 1984, ao criar a Multicoisas. Mas a vontade de expandir não parou por aí. 

Precursor - Com os conteúdos sobre franchising oferecidos pelo Sebrae, o empresário começou a pensar na proposta de transformar seu negócio quando o próprio conceito de franquia ainda era uma novidade no mercado brasileiro.  "O Sebrae sempre teve uma influência na nossa trajetória, em diversas épocas, contudo, eu diria que a mais importante foi no processo de fazer franquia, pois eu precisava saber as dores de um empreendedor. Foi no Empretec, naquele movimento grande do Empretec que atendeu vários empresários, que eu aprendi sobre isso”, detalha.

Em 1990, após seis anos de muitos testes e estudos, com o apoio do Sebrae e uma consultoria, Lindolfo criou o sistema de franquia Multicoisas. "É um modelo em que não vendemos um produto, nós cedemos a tecnologia, o conhecimento e a experiência, e o franqueado entra com o capital e o trabalho", explica o empresário que figura com essa inovação ao lado de marcas como Localiza, Água de Cheiro e MC'Donalds no primeiro livro sobre franchising na prática. 

De lá para cá, são mais de 200 lojas em todo país, além da Universidade Multicoisas. Uma trajetória à altura do jovem que um dia ousou acreditar que poderia transformar coisas, negócios, empresas e a vida de muitas pessoas. 

"O que me moveu a sair de casa, de Maringá, era construir uma empresa que atendesse o meu sonho de criar uma organização que valorizasse o conhecimento e as pessoas. Eu estou feliz hoje com tudo que construímos e digo que esse sonho continua, é permanente. É o que a gente procura fazer para contribuir com o Brasil", finaliza o reconhecido empresário Lindolfo Martin.

Acompanhe a série pelo Canal Sebrae/MS


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?