A gestão de estoque é indispensável na cadeia de suprimentos e tem como um dos objetivos reduzir custos e gerar um fluxo constante de entradas e de saídas.

Os produtos de uma organização representam boa parte do capital investido na empresa. Diante disso, uma gestão de estoque adequada é um aspecto essencial para qualquer empreendimento, já que se trata de um processo que assegura o planejamento, a execução e o controle dos recursos que estão armazenados.
No entanto, em épocas promocionais, a exemplo da Black Friday, é indispensável redobrar o cuidado. Quer entender mais a fundo o que é necessário para preparar o seu comércio para a data? Então, continue a leitura!
O que é e como funciona a gestão de estoque?
A gestão de estoque, em termos simples, é um controle mantido por meio de monitoramentos e análises frequentes de todos os itens armazenados — sejam produtos acabados, matérias-primas ou insumos —, envolvendo do fluxo de entradas e saídas até a necessidade de novas compras e o controle de perdas.
Sendo assim, a atividade abrange as seguintes questões:
- o que é preciso suprir?
- em que quantidade é necessário suprir?
- em que momento suprir?
Todas essas decisões impactam diretamente o resultado final, pois esse gerenciamento dos produtos estocados está ligado à capacidade de a organização controlar, de forma precisa, a quantidade dos itens armazenados não somente para definir as novas demandas de aquisição, mas também para compreender a relevância de cada solução.
Ou seja, a gestão de estoque visa, principalmente, o sucesso dos negócios e resultados comerciais positivos.
O funcionamento
Via de regra, o funcionamento da gestão de estoque varia de acordo com o modelo de administração adotado em um negócio, porém, é possível afirmar que o estoque representa uma guarda temporária dos produtos comercializados.
Assim, o propósito é vender, e, preferencialmente, em um intervalo de tempo curto, até mesmo para a liberação do espaço para novas mercadorias.
Caso isso não ocorra, será preciso que a empresa trace estratégias voltadas à fomentação das vendas, como ofertas especiais e promoções — e, em último caso, o descarte.
Em alguns empreendimentos, todo esse controle ainda é feito manualmente, por meio da utilização de planilhas de Excel, que ajudam a visualizar os valores, a localização e a quantidade de itens estocados.
No entanto, algumas organizações, especialmente as de médio e grande porte, já mais estabelecidas, fazem uso de um sistema que torna esse gerenciamento mais fácil, o que é o recomendável, até mesmo, para evitar erros.
Nesse caso, o mais indicado é optar por um ERP que viabilize todo o planejamento em uma única interface.
Para que serve a gestão de estoque para a Black Friday?
Se existe alguém que aguarda a Black Friday com mais ansiedade do que o público consumidor é o próprio lojista, afinal, a data tem o potencial de causar um verdadeiro boom nas vendas!
Mas para que isso seja realmente possível, inicialmente, é essencial que você, empreendedor, saiba exatamente quais são os produtos (e quantidades) que estão guardados no seu estoque atualmente, identificando quando e o que será preciso comprar para garantir a reposição — daí a importância da gestão de estoque.
De todas as atividades de preparação e de planejamento para o período, esse gerenciamento é, provavelmente, o mais relevante. Isso porque, por meio dele, você:
- assegura que disporá da quantidade necessária de itens para não perder vendas;
- consegue acompanhar os produtos que estão sendo vendidos, a fim de não correr o risco de continuar comercializando uma solução que já tenha esgotado;
- tem a chance de diminuir os seus gastos e de otimizar o seu espaço de armazenagem;
- evita a perda de receitas em razão de deterioração.
Assim, resumidamente, a gestão de estoque serve para "colocar ordem" em toda a logística da empresa.
Ou seja, a ideia é trabalhar sem excessos e não sofrer com a perda de produtos— por exemplo, pelo vencimento da validade de um lote — e com um estoque parado, mas assegurando que sempre haja disponibilidade para os consumidores conforme a demanda, que, no período de Black Friday (e nos dias que a antecedem), costuma aumentar.
Como garantir uma boa gestão de estoque na data?
A partir de tudo o que foi dito, foi possível entender o quão importante é ter organização e, principalmente, um planejamento bem-feito para assegurar um fluxo adequado nas épocas de maior — e de menor, é claro — volume de pedidos.
Agora, considerando a Black Friday, destacamos a seguir algumas boas práticas que podem ser adotadas para garantir que o evento seja um sucesso. Confira!
Avalie as demandas do seu público-alvo
O gerenciamento do estoque na Black Friday está estreitamente associado ao planejamento de compras. Nesse caso, a finalidade é adquirir os itens certos (que são aqueles nos quais o seu público tem maior interesse) e na quantidade ideal, para que não haja excedentes.
Portanto, o ponto de partida é estudar as demandas dos seus clientes. Afinal, além de avaliar o apelo geral do mercado — o que também é extremamente importante —, é necessário compreender o que funciona no seu nicho.
Faça um inventário do estoque
De forma geral, o inventário é essencial para fins comerciais e fiscais, possibilitando que você saiba precisamente os produtos que tem à disposição. Por isso, o mais indicado é realizar um inventário no começo de cada ano fiscal — e, no fim desse período, refazê-lo.
Com o estoque constantemente inventariado, o seu negócio conseguirá atender melhor aos pedidos dos consumidores, elevando os níveis de satisfação e evitando problemas de alocação, de armazenagem e, até mesmo, atrasos no envio dos produtos.
Além disso, o seu estabelecimento se torna mais organizado, o que contribui para reduzir desperdícios e avarias.
Monitore o seu giro de estoque
O passo seguinte é determinar qual é a rotatividade dos itens estocados. Ou seja, é necessário que você identifique em quanto tempo os produtos armazenados se esgotam, a fim de assegurar que a reposição será feita em tempo hábil, de modo que nenhuma solução fique indisponível.
Na Black Friday, é fundamental que esse cálculo seja muito bem-feito, já que se deve levar em conta a projeção do aumento do número de vendas.
Nesse contexto, o giro de estoque é o indicador que auxiliará você a descobrir quantas vezes, ao longo do ano, será preciso repor as mercadorias e qual é o intervalo de tempo médio que os itens ficam parados no armazém. A fórmula utilizada é:
giro de estoque = valor total das vendas / valor médio de estoque
Tenha parceiros de confiança
Uma má escolha na seleção dos fornecedores da sua empresa pode acarretar diversos problemas, como a escassez dos produtos e o aumento dos custos.
Se você trabalha com um parceiro que deixa de cumprir os prazos acordados, por exemplo, todo o seu planejamento é prejudicado e, inclusive, pode "respingar" no aspecto mais relevante para o estabelecimento: a experiência do consumidor.
Portanto, caso esse seja o seu cenário atual, talvez seja interessante — mediante um estudo prévio — adiantar a aquisição dos produtos, para assegurar que o seu estoque estará preparado para a Black Friday.
Além disso, uma opção que é igualmente válida é variar os seus fornecedores. Dessa forma, as chances de não dispor dos sortimentos necessários diminuirão.
Apenas tenha em mente que essas questões devem ser pensadas de forma antecipada, cinco ou seis meses antes do evento. Nas vésperas, mudar de fornecedor ou tentar começar a trabalhar com um parceiro novo pode ser altamente arriscado.
Invista em uma plataforma ERP
É necessário que todas as movimentações do seu estoque, sejam entradas ou saídas, estejam registradas. Do contrário, é possível que você venda um item na loja virtual, por exemplo, e, no momento de separá-lo para o envio, perceba que o produto está em falta.
Já imaginou o quanto uma situação assim afetaria a experiência do consumidor, gerando frustração e insatisfação?
Nesse contexto, como dito, o mais indicado é contar com um ERP, um sistema integrado de gestão. O ideal é que o software ofereça as funcionalidades de:
- realizar um cadastro completo dos itens;
- registrar de modo automatizado as entradas e as saídas;
- controlar o valor investido na armazenagem, entre outras funções.
Além de otimizarem todos esses processos internos, os ERPs são "imunes" a falhas no momento do lançamento das informações e integram os diversos departamentos de um negócio, o que facilita toda a rotina da empresa.
Estude as possibilidades de "desencalhar" alguns produtos
Por fim, na preparação para a Black Friday, uma boa prática é listar os produtos que estão "encalhados" no seu estoque e aproveitar o período promocional para fazer liquidações. Uma excelente ideia nesse sentido é incluí-los em combos com outras soluções que tenham alta demanda.
Outra opção interessante é conceder descontos progressivos e benefícios, como "leve 2 e pague 1". Além disso, em caso de produtos que tenham poucas unidades disponíveis em estoque, vale a pena aproveitar essa escassez como um gatilho mental, estimulando o consumidor a fechar a compra o quanto antes para não ficar sem o item.
A gestão de estoque, como visto, é um dos pilares mais relevantes para uma empresa, afinal, ela sustenta uma grande parcela dos seus resultados. Por essa razão, faz-se necessário manter um acompanhamento completo e constante de todos os detalhes para evitar excessos ou perdas e garantir os melhores resultados em vendas.
Agora, aproveitando o gancho, que tal assistir ao nosso vídeo especial sobre a Black Friday? Vamos lá!
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Como controlar o estoque da minha mercearia?
Sempre alinhadas com a característica de suprir demandas urgentes de um determinado público, as mercearias carregam uma grande importância para a economia local. De modo geral, elas dispõem de uma ótima aceitação do público-alvo por serem uma opção que trabalha a comodidade e a praticidade. Entretanto, é necessário cuidado com o estoque de mercearia. Em suma, é um modelo de negócios muito favorável à fidelização de clientes, já que o atendimento é geralmente feito pelo dono — fator que fortalece o contato e melhora a comunicação entre as partes. Assim, a cada conversa, é possível entender a realidade do consumidor e contar constantemente com produtos que realmente sejam úteis. Mas é imprescindível manter a organização e uma boa gestão do seu estabelecimento. Dessa maneira, todos ficarão satisfeitos e as vendas recorrentes serão uma realidade no seu dia a dia. Quer conferir dicas que ajudam a implementar melhorias na sua rotina? Então, continue conosco e saiba mais detalhes nos tópicos abaixo. A importância de manter um bom controle de estoque Independente de ser pequena, média ou grande empresa, todos devem construir seu diferencial competitivo na intenção de se destacar no mercado e impressionar o seu público. No caso das mercearias, isso acontece por meio de pontos positivos, como o bom atendimento, a presença de produtos que se adéquam às necessidades e, principalmente, o estoque de mercearia. Desse modo, é interessante manter a compra e a reposição de mercadorias, pois esse controle permite a conferência de informações que impedem prejuízos e perdas no seu negócio, assim como acompanhar os prazos de validade ou danos nos produtos devido às más condições de armazenamento no espaço físico. De modo geral, o acompanhamento do fluxo de entrada e saída tem um papel muito importante para o proprietário. Afinal, é com a ajuda desses dados que é possível tomar decisões importantes que dialogam com o sucesso nas vendas e prosperidade do seu estabelecimento. Por isso, é imprescindível adotar cuidados que favoreçam a sua imagem. Assim, o cliente sempre terá o que deseja, e esse mecanismo de troca faz com que ele tenha constantemente boas experiências com a sua marca. Aliás, esse é um fator que todo dono precisa valorizar na gestão de cada empreendimento. Quanto mais favorável for o contentamento dos consumidores com a mercadoria adquirida, melhores são as chances de essas pessoas compartilharem a opinião positiva sobre sua prestação de serviço — seja por meio do marketing boca a boca ou em interações nas redes sociais ou demais canais de comunicação. As dicas para manter um estoque de mercearia em ordem Como bem sabemos, as mercearias fazem parte do varejo de pequeno e médio porte que trabalham com produtos perecíveis. Assim, por mais que haja processos que preservem a conservação dos alimentos, é inevitável impedir o fato de que eles perdem a qualidade após um tempo. Portanto, é essencial contar com um bom estoque de mercearia. Assim, evita-se a perda dos produtos e é possível focar em promoções e descontos que aumentam o ticket médio. Além disso, engaja-se outros consumidores a aproveitarem a oferta o quanto antes. Sob esse ponto de vista, continue conosco e veja mais dicas relacionadas a esse objetivo! Realize um inventário A princípio, um inventário ajuda o proprietário a manter uma quantidade mínima de produtos no estoque e garante que a reposição virá em tempo suficiente para não gerar faltas. Afinal, a ausência de um item específico facilita a busca do consumidor por ele na concorrência. Logo, é importante impedir que isso aconteça por meio de um bom controle de estoque de mercearia. Em suma, independentemente do tamanho do seu negócio, essa tarefa é obrigatória em todo empresa que armazena mercadorias, trabalha com foco na venda e deseja manter a sua saúde financeira. Caso contrário, o dono fica sujeito a determinados prejuízos financeiros que diminuem ainda mais a possibilidade de lucratividade. Bons exemplos disso são produtos com pouco giro e que precisarão ser descartados ou atrasos nas entregas por conta da ausência de itens. Além disso, nem sempre a quantia presente no local bate com as informações do controle. Normalmente, é interessante contornar esse problema por meio da tecnologia. Atualmente, existem softwares de gestão que impedem a sua empresa de vivenciar tal cenário, bem como evitam a frequência dos produtos extraviados devido a dados errados ou desatualizados. Seja como for, é uma ótima forma de diminuir gastos desnecessários e construir um ambiente mais organizado e com foco na produtividade. Calcule os custos de armazenamento Já parou para analisar a quantidade de custos no armazenamento de mercadorias? Além dos pagamentos de impostos, há também o pagamento fixo com seguros, contas de água, luz e internet. De maneira geral, esse cálculo é muito importante, porque ajuda na precificação dos produtos e na possibilidade de lucros nas vendas. Logo, é fundamental obter tal informação e utilizá-la por meio da tecnologia. Principalmente em períodos de sazonalidade, a fim de preparar o local para o fluxo e fazer com que as vendas de mercadorias com maior saída aconteçam sem perdas ou faltas no estoque. Fique atento às necessidades de armazenamento Como você bem sabe, a vigilância sanitária é muito rigorosa quanto ao armazenamento de alimentos e refrigeração de comidas congeladas. Dessa forma, siga as boas práticas e conte com bons equipamentos que conservem a temperatura e não cause perdas. A higiene ocupacional é um cuidado constante e ela deve estar presente no seu dia a dia. Por isso, verifique questões ligadas a umidade e procure se proteger da exposição a agentes biológicos, químicos e físicos no ambiente de armazenagem. Assim, você valoriza a sua saúde e evita a proliferação de doenças causadas por vírus e bactérias. Promova os produtos parados Fique atento aos produtos que estejam parados no estoque, eles podem se depreciar ou chegar a perder a validade, tornando-se um prejuízo para o seu negócio. Utilize estratégias como criar promoções para escoar esses produtos ou coloca-lo em destaque nas gondolas, dessa forma você dará giro ao seu estoque, evitando perdas e liberando espaço para novas mercadorias. Além disso, trabalhe com determinados gatilhos mentais que despertam sensações nos seus clientes. Inegavelmente, esse recurso ajuda no aumento das vendas e faz com que os usuários sempre fiquem ligados em outras ofertas que melhoram ainda mais o interesse pelo seu negócio. Use a tecnologia ao seu favor Use os canais de comunicação como seu aliado, com o propósito de divulgar os seus produtos e fazer com que o seu público tenha mais essa modalidade de consumo. Normalmente, os ambientes on-line ajudam a facilitar a interação entre as partes e fazer com que a sua marca esteja mais presente na vida das pessoas, agregando diferenciação de relacionamento e praticidade ao seu negócio. É extremamente importante fortalecer as relações com o consumidor, uma vez que elas ajudam na retenção de clientes. Atualmente, o contato vai além da troca de informações e a prestação de serviço no ponto de venda. Como consequência, você poderá se tornar a escolha número um do seu cliente, tornando suas vendas recorrentes. A transformação digital já está presente em várias áreas, e no varejo ela já trouxe grandes melhorias. Por exemplo, o aumento das vendas on-line e o engajamento dos clientes por meio do relacionamento com as marcas. Automatize o controle de estoque Um sistema de gestão integrada é uma das melhores soluções para o seu negócio aproveitar os benefícios que a tecnologia oferece. Afinal, é possível fazer a separação das mercadorias de uma maneira bastante estratégica. Por exemplo, por igualdade, tamanho ou que considere demais características dos produtos. Dessa maneira, é possível otimizar os espaços e fazer uma melhor conferência na sua ERP. Além disso, outro fator importante nesse investimento é a segurança, existe a possibilidade de instalar câmeras no local e acompanhar as imagens por meio de um aplicativo. Assim, é possível evitar perdas e roubos. Ainda sobre segurança, ao passo que os dados estão protegidos por meio de criptografia, garante um resguardo maior. Normalmente, o software dispõe de computação em nuvem. Nesse caso, você poderá acessar as informações sobre o seu empreendimento apenas com o acesso a um computador ou dispositivo móvel conectado à internet. Sem dúvidas, essa facilidade ajuda muito nas inspeções periódicas e eventuais checagens do estoque de mercearia. Inegavelmente, a tecnologia favoreceu a vida de muitos comércios. Ela trouxe soluções que diminuem certos trabalhos manuais e agilizam processos tais quais a elaboração de relatórios e métricas de desempenho do seu negócio. Sob esse ponto de vista, a automação de processos trouxe mais qualidade na prestação de serviços. Os principais benefícios de implementar tais melhorias Além de evitar perdas e reduzir custos operacionais, a implantação de um controle de estoque de mercearia por meio da tecnologia ajuda a ampliar as vendas e fazer reposições estratégicas. Assim, é possível criar um ambiente mais organizado e que também facilite a chegada de novos itens pelos fornecedores. Sob esse ponto de vista, as informações disponíveis no sistema integrado ajudam o comerciante a ter uma capacidade de se ajustar ao comportamento do consumidor. 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February, 2023
Quero melhorar a gestão do meu negócio
Alguns dizem que melhorar a empresa signfica inseri-la no mundo digital. Mas se você chegou até aqui, sabe que isso não é bem verdade. Há diversas formas e soluções simples que, se praticadas cotidianamente, podem transformar a gestão do seu negócio. E se sua empresa está passando por algum problema, você não está recebendo o retorno que esperava ou até mesmo os processos são muito burocráticos e demandam tempo e você não consegue lidar com todos eles, calma. Você buscou ajuda no local certo. Nesta página, separamos uma série de soluções que vão te ajudar a realizar o diagnóstico empresarial do seu negócio para saber em que pontos você deve investir para alcançar essa melhoria. Então não fica parado e vem conferir o que preparamos para te ajudar a melhorar o seu negócio.
August, 2021
Programa Contabilizar para Inovar vai capacitar empreendedores da área
O Sebrae em Pernambuco e o Conselho Regional de Contabilidade promovem para todo o estado o Programa Contabilizar para Inovar, que visa qualificar o profissional que empreende nesse segmento para a melhoria da gestão de sua empresa, com foco em inovação. Conheça as ações previstas no programa: BRASIL MAIS A primeira ação é a aplicação de um autodiagnóstico chamado RADAR da Inovação, no qual o empresário ou empresária terá feedback a ser realizado por um Agente Local de Inovação (ALI), e, dessa forma, conseguirá perceber como se encontra a sua empresa do ponto de vista de Inovação, para então traçar um plano de ação a ser implantado num período de 04 meses. Para apoiar o empresário nesta jornada, ele contará com o suporte de uma agente específico para acompanhar as atividades de sua empresa, quer seja com encontros coletivos e/ou individuais, e de forma presencial e/ou remotas. OFICINAS REMOTAS Além disto, serão oferecidas oficinas remotas nas temáticas de: Pessoas, Finanças, Inovação e Clientes, as quais entregarão conteúdos valiosos para a implantação de melhorias nas práticas gerencias da empresa. As oficinas acontecerão sempre nas terças, quartas e quintas, de 19h às 22h, de maneira on-line e com bastante interatividade entre empresários, instrutor e convidados, além de exercícios práticos. (Confira aqui o conteúdo programático das oficinas) PROGRAMA O CONTADOR PARCEIRO Nesta ação, vamos capacitar os profissionais da contabilidade para atuar em gestão, empreendedorismo e inovação visando a criação de uma rede. As capacitações serão todas gravadas e disponibilizadas em plataforma específica, possibilitando às pessoas assistirem no momento em que desejarem. É aberto para todo público da área contábil ou não. Clique aqui e confira os conteúdos. CURSOS TÉCNICOS OFERTADOS PELO CRC/PE Toda empresa contábil terá o direito de participar de 02 cursos ofertados pelo CRC/PE, podendo inscrever o próprio gestor ou um colaborador de sua empresa. Os cursos disponíveis são: - Formação Contábil Aplicada a Pequenas e Médias Empresas - Formação em Analista de Departamento Pessoal CURSOS SEBRAE O empresário irá participar de 02 cursos ofertados pelo SEBRAE/PE, presencial ou on-line, a depender das turmas formadas no interior do estado. Os cursos serão: - Comunicação Empresarial (Oratória) - Liderança Empreendedora WORKSHOP DE ENCERRAMENTO Em novembro, será realizado um Workshop focado nos 04 eixos trabalhados durante o programa: Pessoas, Finanças, Inovação e Clientes. Neste momento, os empresários farão as apresentações de resultados obtidos e as empresas e seus representantes receberão o Selo de Qualificação em Inovação, ofertado pelo SEBRAE/PE como conclusão do programa. Ficou interessado? Entra em contato com a gente: 0800 570 0800
August, 2021
Queijarias: como atender a que a vigilância sanitária pede?
A produção e comercialização de artigos alimentícios demanda muitos cuidados com a qualidade e a segurança dos produtos. Contaminações e falhas podem trazer graves danos à saúde do consumidor, gerando processos judiciais e prejudicando a imagem da empresa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conta com diversas normativas e procedimentos de inspeção. Estar de acordo com essas regras é imprescindível para a manutenção do negócio e garantir um produto de excelência e certificado para os clientes. A queijaria e vigilância sanitária devem avançar em conformidade, proporcionando alimentos de alto padrão e de valor competitivo para o público. Neste conteúdo especial que preparamos, vamos mostrar diversas informações sobre as exigências da Anvisa para os estabelecimentos que trabalham com a fabricação de queijo artesanal. Continue acompanhando para entender mais sobre o assunto! Qual é o objetivo das regras da vigilância sanitária para queijarias? Produtos de origem animal exigem regulamentações mais específicas e severas em relação aos cuidados de preparo e armazenagem. Os laticínios, se não inspecionados e o gado estiver doente, podem ser agentes de transmissão de doenças. Além disso, eles são produtos altamente perecíveis e sujeitos às intervenções de bactérias e fungos, caso não sejam mantidos em condições adequadas. Por isso, é essencial que haja um controle muito rigoroso de todo o processo de produção e distribuição de queijos e outros laticínios. A Anvisa faz uma inspeção bastante severa, o que contribui para a qualidade do produto e para o grande reconhecimento dos queijos artesanais no mercado. Além disso, os cuidados ajudam a garantir segurança, qualidade e bom valor nutritivo a esses alimentos. O que a vigilância sanitária exige em relação aos seguintes aspectos? Há vários aspectos relevantes que são avaliados pela Anvisa para que a queijaria possa estar em operação e ter um bom crescimento. Vamos detalhar o tema a seguir, em diversos tópicos explicativos. Venha com a gente! Produção dos queijos Para a produção dos queijos, a propriedade deve estar livre de tuberculose e brucelose animal, com a comprovação por certificado, de acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Tuberculose e Brucelose. Além disso, é essencial haver controle de mastite, com animais passando por análises em laboratório. Isso ajuda a garantir o bem-estar do rebanho e evita que o leite seja contaminado. É proibido o uso de estimulantes para secreção de leite, pois isso caracteriza violação do direito do animal e submete o alimento a agentes tóxicos. Destacamos, também, que é vedada a retirada de leite no último mês de gestação da fêmea e na fase colostral. Outra questão essencial são as boas práticas de ordenha e fabricação, sempre fornecendo condições confortáveis e adequadas para as vacas e com boas medidas de higiene e bem-estar animal. Lembramos, ainda, de que o leite deve ser submetido à filtração antes de ser processado. Higiene pessoal Os colaboradores da queijaria devem passar por capacitações regulares e realizar todas as medidas de higiene pessoal necessárias para o trabalho. Isso inclui a higienização frequente das mãos, a limpeza de calçados e o uso correto de uniforme e EPIs, como luvas, botas, uniforme e máscara. Com a pandemia de coronavírus, é essencial, ainda, fazer uso frequente de álcool em gel e manter o distanciamento adequado entre colaboradores. Armazenamento Os queijos e insumos devem ser armazenados em local limpo e em temperatura adequada. Os itens que precisam de refrigeração devem ser guardados de forma que haja a possibilidade de circulação de ar entre eles. Os produtos de limpeza precisam ser colocados em local específico, longe dos alimentos, para evitar o risco de contaminação. Instalações É necessário que a queijaria tenha instalações adequadas de barreira sanitária, ou seja, locais para higienização de calçados e mãos e áreas coerentes para recepção do leite, fabricação, maturação (caso o processo se aplique à sua produção), embalagem, armazenagem, expedição e almoxarifado. Todas as tubulações para transporte do leite devem ser de materiais não tóxicos e de fácil higienização. A queijaria precisa, também, de um número adequado de instalações para higienização, com vestiários e sanitários para a equipe. É essencial ter controle da potabilidade da água usada na produção, com limpeza semestral dos reservatórios. A água deve ser filtrada e clorada, ou pode não ter cloro, porém, nesse caso, deve ser avaliada periodicamente. Outra questão importante é ter um curral de espera, em condições adequadas de higiene e bem-estar dos animais. A coleta de leite também deve ser realizada com todos os cuidados necessários, para evitar contaminações. Caso a queijaria utilize, como matéria-prima, leite de propriedades vizinhas, ela precisa contar com laboratório para inspecionar esse insumo. De toda forma, é necessário fiscalizar o leite e os queijos com regularidade. Como atender às normas da vigilância sanitária para queijarias? Há diversas medidas para atender às normas da vigilância sanitária para queijarias. Entenda melhor o tema a seguir! Mantenha o ambiente adequado Todo o ambiente de trabalho deve ser limpo e higienizado com frequência, cumprindo todas as regulamentações estabelecidas pela Anvisa. É essencial contar com muitas torneiras para a lavagem das mãos e dos utensílios, além de utilizar materiais adequados para armazenagem e transporte do leite e dos queijos. Os currais devem ser limpos com frequência, para evitar mau cheiro e mal-estar para os animais. Outra questão importante é criar um ambiente seguro para os colaboradores. Tudo deve ser organizado de forma a facilitar a circulação. O piso deve ser facilmente higienizável, mas sem ser escorregadio, para evitar acidentes. Em relação a itens cortantes e equipamentos que ofereçam risco, deve haver um treinamento rigoroso dos profissionais para que não aconteçam problemas. Fiscalize a queijaria com a vigilância sanitária As fiscalizações devem ser realizadas com frequência adequada, para que, se houver qualquer irregularidade, o problema possa ser resolvido de imediato. As avaliações contribuem para a conformidade do negócio com as exigências da Anvisa e minimizam riscos de contaminações. É essencial, também, que os animais passem por exames periódicos com médicos veterinários e sejam alimentados de forma saudável e nutritiva. A postura dos gestores deve ser sempre preventiva, pois a ocorrência de algum problema ou alguma infecção pode resultar em graves danos para os consumidores e gerar prejuízos para a imagem do negócio. Com os procedimentos de fiscalização, seus queijos podem ganhar certificados de qualidade, o que é um ótimo diferencial competitivo da marca. Isso auxilia na expansão do negócio, no aumento do número de canais de venda e no fortalecimento da imagem da empresa. Treine seus colaboradores Capacitando a equipe, você instrumentaliza os colaboradores com os conhecimentos necessários para a realização do trabalho com qualidade e eficiência. Essa proposta ajuda a evitar equívocos, além de ser muito positiva em situações de modernização do negócio e de inserção de novas tecnologias. Os treinamentos contribuem para a equipe estar mais preparada no caso de ocorrência de qualquer emergência ou inconformidade. Dessa forma, o problema pode ser corrigido com agilidade e precisão. Invista em melhorias na queijaria e vigilância sanitária Novos recursos e técnicas surgem no mercado, proporcionando condições para aprimorar processos e melhorar o desempenho da produção. Há diversas possibilidades e inovações surgindo a partir de pesquisas e que podem contribuir muito para melhores resultados e potencializar a qualidade dos produtos. Dessa forma, o investimento em melhorias é essencial e abre oportunidades para a criação de uma cultura de excelência e de aperfeiçoamento contínuo. Esse cenário possibilita a melhora nos resultados, além da valorização por parte do consumidor e do mercado do queijo produzido. Priorize o bem-estar animal e a qualidade de vida dos profissionais Toda empresa tem uma função social importante na sociedade. Assim, é imprescindível que a ética oriente todas as ações da queijaria. A qualidade de vida dos profissionais deve ser valorizada, sempre fornecendo ótimas condições de trabalho e respeitando todos os direitos trabalhistas. O bem-estar dos animais também deve ser uma prioridade, com instalações adequadas, respeito às necessidades do gado e todos os cuidados para proporcionar saúde e integridade para o rebanho. O tratamento deve envolver cuidados e acolhimento, valorizando o papel que esses animais exercem no fornecimento de matéria-prima para o preparo do queijo. Essas medidas ajudam a criar um ciclo positivo na produção, gerando uma cadeia de trabalho baseada em valores e na conformidade com princípios éticos. Dedique atenção para todas as normativas necessárias em relação à COVID-19 A pandemia de coronavírus exige que as normas sanitárias sejam seguidas com ainda mais cuidado e que precauções além das convencionais sejam tomadas. Uma contaminação no queijo pode gerar graves danos e desencadear processos contra a empresa. Com a pandemia, os cuidados se tornaram ainda mais importantes, para evitar a disseminação da COVID-19 entre colaboradores e clientes. Assim, quanto mais medidas preventivas, melhor para a segurança do profissional e para a saúde do consumidor. Avalie as fontes das quais você adquire insumos Qualquer recurso utilizado na produção deve ser rigorosamente escolhido, com avaliações adequadas sobre a qualidade e segurança dos processos produtivos do fornecedor. Caso trabalhe com leite de propriedades próximas, por exemplo, verifique as condições da produção e do rebanho, pois qualquer infração às normas pode interferir no seu processo e prejudicar o nome da sua queijaria. Além disso, avalie rigorosamente e não trabalhe com uma propriedade que realize alguma infração do direito animal ou das normas ambientais. Valorize estabelecimentos que contam com uma cultura ética e de respeito ao meio ambiente. É muito importante respeitar o que diz a vigilância sanitária, não só para manter o negócio, mas para preservar a saúde dos clientes. Atender às exigências da Anvisa é um compromisso, pois a organização cumpre com seu papel social. Para isso, é essencial promover processos de educação corporativa, buscar manter a saúde e o bem-estar dos animais e verificar se as fontes de insumos são credenciadas e certificadas. Busque realizar inspeções periódicas para a conformidade da queijaria e vigilância sanitária. Gostou de aprender sobre as exigências da Anvisa para queijarias? Aproveite e siga o Sebrae-PE nas redes sociais! Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e Linkedin!
March, 2021
Inventário de estoque: como aplicar no seu negócio?
Gerenciar o estoque de forma adequada é essencial para ter sucesso no negócio. Você realiza uma série de investimentos para armazenar produtos ou matéria-prima, e há um retorno que se deseja obter desses itens. Porém, se não houver um gerenciamento correto, muitas perdas podem acontecer, e não será possível acompanhar adequadamente as reposições a serem feitas. O inventário de estoque é uma estratégia muito positiva para ter o controle apropriado dos recursos da empresa. Preparamos este conteúdo especial com diversas informações sobre o inventário de estoque. Continue acompanhando para aprender mais sobre o assunto! O que é inventário de estoque? O inventário é um processo de contagem de mercadorias, no qual você faz uma listagem completa com todos os itens armazenados no estoque. Nesse procedimento, é possível ter conhecimento do que falta, do que está em excesso e do que pode ter passado da validade. É possível, também, haver o inventário do estoque de matéria-prima, a qual vai ser transformada para gerar o produto final. O importante é realizar o processo de forma cuidadosa, detalhada e periódica, para evitar erros. Falhas na prática geram grandes desperdícios de dinheiro e até divergências nas informações fornecidas para a fiscalização, tendo probabilidade de gerar problemas futuros. Para que serve o inventário de estoque? O inventário de estoque tem um papel muito relevante para o negócio. Ele ajuda a verificar se há algum erro, ou até mesmo extravios. Com a ferramenta, tem como verificar se o controle está correto. A medida ajuda na redução de perdas, em um atendimento mais preciso, pois você vai saber quando algum item está em falta ou disponível. Logo, evita prometer algo ao cliente que não tem como cumprir. A estratégia também contribui na transparência da empresa, na confiabilidade da informação que circula no negócio e entre a empresa e a fiscalização. Lembramos de que o fisco exige a prestação de contas, incluindo os itens em estoque. Falhas nesse procedimento acarretam multas e danos para a imagem do negócio. Outra questão importante é que o inventário ajuda na análise estratégica. Com ele, você vê o que sai mais, os produtos que precisa comprar em menor quantidade e no que é melhor realizar mais investimentos. Assim, é possível tomar decisões mais precisas, baseadas em dados estruturados e sistematizados. Você também organiza promoções para girar produtos que estavam parados, o que melhora o rendimento. Quais são os tipos de inventário de estoque? No inventário de estoque rotativo, os itens são contados a cada intervalo de tempo predefinido. A escolha do período depende do tipo de produto. Por exemplo, um inventário de itens escolares pode ser feito de forma mais espaçada que um de itens alimentares perecíveis, como queijo e leite. O inventário de estoque periódico é realizado no final de um período definido. Um exemplo são as contagens em lojas de roupas, feitas no final de cada estação. O objetivo do processo é criar demonstrativos financeiros e fazer os ajustes necessários nas listagens. Já o inventário de estoque permanente é feito de forma contínua, por vias automatizadas. Basicamente, a cada movimentação realizada, o próprio sistema atualiza o inventário no mesmo momento. Como fazer o inventário de estoque? Há vários passos importantes para fazer um inventário de estoque com sucesso. Oferecemos algumas dicas a seguir. Acompanhe! Escolha a data adequada Para fazer um inventário de estoque, é obrigatório parar as atividades na empresa. É impossível fazer a contagem estando em operação, já que novas atualizações são geradas constantemente. Isso significa que é preciso escolher o dia certo, para evitar prejuízos. Feriados e finais de semana são boas alternativas para a tarefa, por exemplo. O investimento nas horas extras de colaboradores gera um retorno positivo, já que o sistema fica bem organizado e os demonstrativos financeiros ficam corretos. Separe e organize as mercadorias Para o processo ficar mais fácil e avançar com agilidade, você tem chance de fazer uso das classificações. Separe os produtos de acordo com características semelhantes e organize os artigos de forma que fique mais fácil identificá-los. Utilize caixas, prateleiras e lembre-se de separar artigos fora de uso, que não devem mais ser comprados. Faça um detalhamento das características dos produtos Os detalhamentos ajudam a achar o produto com facilidade e identificar se vão ser adquiridos outros itens similares ou com variações. O objetivo é tornar o procedimento mais simples e claro. É possível colocar informações como peso, medida, cor, voltagem, valor e tipo. Defina a periodicidade do inventário de estoque Destacamos o quanto é importante evitar que os intervalos entre cada inventário sejam grandes, pois a demora aumenta a propensão para erros. A periodicidade vai depender de como acontece o giro de estoque. Quanto maior for a movimentação, menor será o tempo entre uma contagem e outra. Revise a contagem Erros humanos acontecem, e é fundamental evitá-los. Porém, um simples esquecimento ou uma falha no lançamento de um dado geram divergência, o que gera problemas na prestação de contas da empresa. Para evitar esse cenário desfavorável, as revisões são indispensáveis. Ao checar se as informações coletadas e catalogadas estão corretas, você evita equívocos e minimiza as chances de ocorrências de problemas ao relatar resultados para as autoridades fiscais. Conte com o apoio da tecnologia Um sistema de código de barras é uma boa possibilidade para agilizar processos na contabilização dos artigos. Outras alternativas interessantes são o uso dos tablets ou dispositivos móveis para o lançamento dos dados diretos na planilha ou no sistema. É melhor do que realizar o procedimento à mão e no papel, que é mais demorado e exige uma etapa adicional de trabalho para lançamento de dados no sistema, aumentando as chances de erros. Outra possibilidade interessante é contar com o apoio de um software de gestão. Soluções informatizadas e tecnologias permitem ganhar agilidade, qualidade e precisão no processo de contagem. As tecnologias também são positivas no gerenciamento da presença digital do negócio. Como o inventário de estoque pode ser aplicado nos diversos segmentos? Para quem trabalha com alimentos, ou seja, produtos perecíveis, é possível adotar dinâmicas distintas para os negócios. A proposta do método “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai” (PEPS) é evitar as perdas e que os artigos passem da data de validade. Isso é especialmente importante em itens como congelados e laticínios nos supermercados, empresas do ramo alimentício e padarias. Isso significa, também, que esses artigos devem ficar próximos da saída do estoque, para serem movimentados mais rapidamente. Há uma adaptação dessa metodologia, o Primeiro que Vence, Primeiro que Sai (PVPS), na qual o artigo que é vendido é aquele que tem a data de validade mais próxima. A curva ABC é outra metodologia mais complexa de gestão de estoque, que leva a análises muito interessantes. O objetivo é classificar os produtos em termos de lucratividade, giro e faturamento. O Grupo A é de itens que apresentam esses três fatores, sendo os principais produtos da empresa. O Grupo B envolve artigos que apresentam grande giro, trazendo ampla margem de lucro. O Grupo C é de mercadorias que apresentam menos procura, mas que são necessárias no estoque. É ótimo utilizar esse método em negócios diversos, como de roupas, marcenaria e produtos alimentícios. O Just in Time é uma modalidade de gestão em que você mantém um estoque enxuto, com o mínimo necessário. Para isso, é preciso ter fornecedores bastante confiáveis e um controle de estoque rigoroso. Nesse tipo de gerenciamento, a empresa produz mais sob demanda, mantendo a quantidade mínima de produtos com ela. O “Último que Entra, Primeiro que Sai” (UEPS) não pode ser usado em empresas de perecíveis e de alimento. É uma gestão baseada em girar principalmente os últimos artigos que chegaram. No método do Custo Médio, a empresa calcula a média entre os valores dos produtos que chegaram e os preços dos artigos que já estavam no estoque, divididos pela quantidade total de itens. Os números alcançados são fundamentais para o cálculo de preço de venda e do Imposto de Renda. A gestão de estoque é um processo muito importante para o negócio, que contribui para que as informações estejam organizadas e para a gestão estratégica das atividades. Com esse procedimento, você garante mais qualidade e precisão nas decisões. Ao invés das escolhas incertas, você tem a oportunidade de decidir com base em dados precisos, pois vai ser possível saber qual mercadoria gira mais, os itens mais rentáveis e aqueles produtos que não podem faltar, mas que devem estar em menor volume no seu negócio. O inventário também contribui para uma prestação de contas correta. O estoque é dinheiro investido, que está parado, aguardando pela movimentação. Conhecer bem essa área ajuda em uma gestão financeira de sucesso. Há diversas modalidades de gerenciamento de estoque, que foram citadas ao longo deste artigo. Destacamos o quanto é imprescindível considerar as especificidades da empresa para escolher o método mais adequado. Quem lida com papelaria, por exemplo, não tem as mesmas preocupações do comerciante de artigos alimentícios. Já quem vende roupas deve ter cuidado nas mudanças de estações, quando a moda se modifica de acordo com o clima para as necessidades da temporada. Com um inventário de estoque efetivo e o apoio das tecnologias adequadas, você ganha agilidade, efetividade e produtividade nos processos. Gostou de aprender sobre o inventários de estoque? Aproveite e curta a página do Sebrae PE no Facebook!