O Sebrae em Pernambuco disponibiliza conhecimento sobre o ambiente econômico onde estão inseridas as micro e pequenas empresas
O Observatório Empresarial do Sebrae em Pernambuco é um projeto cujo objetivo é a produção técnica e disponibilização do conhecimento sobre o ambiente econômico onde estão inseridas as micro e pequenas empresas do estado de forma a subsidiar o debate e a tomada de decisão por parte do Sebrae, instituições e empreendedores.
Entre os objetivos do Observatório Empresarial, destacam-se:
1) Monitorar os estudos de cenários para o ambiente dos pequenos negócios em Pernambuco;
2) Disseminar interna e externamente informações estratégicas, sobre os cenários e a conjuntura econômica para os pequenos negócios, através de publicações, apresentações ou informativos;
3) Acompanhar dados relativos ao contexto mundial, nacional e estadual para analisar os cenários que se delineiam para os pequenos negócios, identificando necessidades de ajustes na estratégia de atuação do Sebrae;
4) Apresentar e posicionar o Sebrae nos principais fóruns de discussão sobre a economia de Pernambuco, quanto à temática dos pequenos negócios.
Confira a seguir os principais estudos produzidos e disseminados pelo Sebrae em Pernambuco:
- Estudo Econômico das Indústrias de Confecções de Toritama/PE - Estudo visando analisar a dinâmica econômica do município pernambucano de Toritama, apontando as suas potencialidades e os principais problemas enfrentados pelos pequenos negócios do setor de confecções; identificando os potenciais elos de fornecimento direto das empresas pesquisadas que precisam ser atraídas para o estado ou região, com a finalidade de fortalecer a competitividade do setor.
- Estudo sobre Desenvolvimento Econômico e Tendências Territoriais - Este documento consiste em estudo socioeconômico com o objetivo de caracterizar o perfil socioeconômico de oito Regiões de Desenvolvimento (RDs) do estado de Pernambuco, de forma a contribuir para a identificação de tendências econômicas, bem como as tendências de comportamento do futuro desses territórios de desenvolvimento, a partir da utilização de dados secundários e entrevistas em profundidade com especialistas e lideranças.
- Perspectivas de Desenvolvimento e Oportunidades do Setor Terciário para o Polo de Desenvolvimento de Goiana - A Fecomércio/PE, em parceria com o Sebrae em Pernambuco, realizou um estudo que aborda as “Perspectivas de Desenvolvimento e Oportunidades do Setor Terciário para o Polo de Desenvolvimento de Goiana”. Para esse estudo, foram levados em consideração elementos estruturais e evolutivos referentes à dimensão econômica do território de Goiana e entorno, compreendendo um total de 14 municípios: Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Goiana, Igarassu, Itaquitinga, Itambé, Itapissuma, Itamaracá, Paulista e Timbaúba. O território estudado é um espaço que vem sofrendo influência de importantes novos investimentos em período recente, o que vem diversificando a economia do local. Confira os 4 produtos deste estudo:
1) Perfil socioeconômico do território
2) Oportunidades de Negócios: Demandas dos novos empreendimentos
3) Perfil das empresas locais do setor de Comércio e Serviços
- Estudo dos Microempreendedores Individuais do Nordeste - No Nordeste, a adesão ao SIMEI responde por cerca de 20% dos MEIs formalizados, número que representa 18% do total de potenciais empresas informais que poderiam se enquadrar na referida Lei. Esse estudo cumpre o papel de entender melhor o setor informal no Nordeste, ao investigar adesão de microempreendedores individuais (MEI’s) à Lei Complementar nº128/08 que instituiu a figura do MEI.
- Leites e derivados - A cadeia produtiva do leite apresenta grande relevância socioeconômica para a Região Nordeste, sendo uma das atividades mais presentes no semiárido. Para conhecer a realidade do setor, o Sebrae, através do projeto Leite Nordeste, encomendou o “Estudo de cenários para o leite e derivados na Região Nordeste em 2020”. Confira o estudo.
- Estudo Polo de Confecções 2013 - Do ano de 2002 até os dias de hoje muitas conquistas e mudanças ocorreram no mundo e no país. Não foi diferente com o Polo de Confecções do Agreste pernambucano, protagonista do novo Estudo economico do Arranjo Produtivo Local do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco-2012, que o Sebrae Pernambuco realizou com 10 municípios alvo desse levantamento inédito.
- Caracterização Econômica do polo de confecções - Agreste Pernambucano 2003 - Resultado da análise dos dados obtidos na pesquisa de campo conduzida nas cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, acrescido de comentários aos indicadores calculados, o que permite a completa caracterização econômica do objeto de estudo.
- Cenário e Analises setorias de Pernambuco - Analise de Cenário e oportunidade de negócio.
- Suape Global / Suape Local - O caminho sinuoso do desenvolvimento integrado - Eco-Polis é um curso intinerante que se desenvolve em distintas sedes, nações e com o apoio de docentes de diversas universidades e países. Propõe um modelo de formação multidisciplinar fundamentado sobre a integração das competências e o enfrentamento entre diversos enfoques multidisciplinares (direito, economia, ecologia, planejamento) e práticos.
- Relatório do IVV de Agosto de 2012 - A Pesquisa de Indicadores de Velocidade de Vendas – IVV, produzida pela Fiepe, tem por objetivo gerar índices que permitam acompanhar o desempenho da comercialização dos imóveis, especialmente em curto prazo. Os índices produzidos são instrumentos para análises conjunturais, ao identificar as variações nas ofertas e nas vendas dos imóveis na Região Metropolitana do Recife.
-
Cenários econômicos de Pernambuco - O estudo dos cenários econômicos procura refletir sobre a provável evolução de variáveis centrais para configurar as oportunidades de negócios.
Parte 1 - Cenários alternativos de PE
Parte 2 - Evolução da estrutura produtiva
Parte 3 - Cadeias produtivas e oportunidades de negócios
Parte 4 - Estratégia Sebrae de preparação das MPEs para novo ciclo econômico
-
Perspectivas de Desenvolvimento e Oportunidades do Setor Terciário para o Polo de Desenvolvimento de Goiana - A Fecomércio/PE, em parceria com o Sebrae em Pernambuco, realizou um estudo que aborda as “Perspectivas de Desenvolvimento e Oportunidades do Setor Terciário para o Polo de Desenvolvimento de Goiana”. Para esse estudo, foram levados em consideração elementos estruturais e evolutivos referentes à dimensão econômica do território de Goiana e entorno, compreendendo um total de 14 municípios: Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Goiana, Igarassu, Itaquitinga, Itambé, Itapissuma, Itamaracá, Paulista e Timbaúba. O território estudado é um espaço que vem sofrendo influência de importantes novos investimentos em período recente, o que vem diversificando a economia do local. Confira os 4 produtos deste estudo:
1) Perfil socioeconômico do território
2) Oportunidades de Negócios: Demandas dos novos empreendimentos
3) Perfil das empresas locais do setor de Comércio e Serviços
Foi um prazer te ajudar :)