O projeto visa construir uma ambiência legal e favorável ao surgimento e fortalecimento dos pequenos negócios
O Programa Cidade do Futuro (PCF), do Sebrae em Pernambuco, visa construir um clima favorável ao surgimento e ao fortalecimento dos pequenos negócios e à implementação de estratégias de desenvolvimento local sustentável, através de uma rede articulada de interlocutores e do reconhecimento de boas práticas.
A rede é composta de diversos projetos e ações, construídos em parceria com os Poderes Executivos e Legislativos dos entes federados, particularmente os de âmbito municipal. Também são parceiras instituições e entidades representativas das micro e pequenas empresas (MPE), além de lideranças locais e empresários.
O aprimoramento das políticas públicas significa disponibilizar serviços de qualidade em saúde, educação, segurança, moradia e infraestrutura, mas também estimular a economia, criando um ambiente propício para que a atividade empreendedora torne-se robusta o suficiente para gerar emprego e renda.
Para o Sebrae em Pernambuco, o município pode melhorar o ambiente empreendedor apoiando os pequenos negócios, aproveitando suas vocações econômicas, seus recursos e potencialidades. Com isso, pode-se estimular o desenvolvimento local e reduzir sua dependência de recursos do Estado e da União.
O empreendedor não está no país ou no estado. Ele está no município. Por isso a necessidade de envolver prefeitos, vereadores e comunidade local na implementação de medidas e ações que contribuam efetivamente para facilitar o desenvolvimento das MPE, que representam mais de 98% das empresas brasileiras e são as responsáveis pela maioria dos postos de trabalho. Em muitos de nossos municípios, as MPEs são responsáveis por 100% dos empregos gerados pela iniciativa privada. Os municípios menores não têm uma economia diversificada.
Assim, os pequenos negócios podem vir a desempenhar um papel ainda mais importante no desenvolvimento local. Nesse sentido, as prefeituras municipais têm um papel fundamental a cumprir para promover os valores da cultura empreendedora e da competitividade, bases fundamentais para o desenvolvimento econômico e social, contribuindo decisivamente para a geração de trabalho e renda; a dinamização do comércio, através das compras governamentais; e o apoio ao associativismo, entre outros, estimulando a sustentabilidade e a eficiência das empresas locais.
Cabe a cada gestão empreendedora buscar o ponto forte de sua localidade, fortalecer a vocação de seu município. Quanto maior for a evolução dos pequenos negócios, maior será o número de postos de trabalho, empregos e renda gerado nos municípios. Apoiar as MPE significa apoiar o progresso do país.
Conheça mais detalhes sobre o programa Cidades do Futuro.
Foi um prazer te ajudar :)