União de 22 artesãos e produtores locais através da Associação de Artesãos estão redefinindo o cenário da produção associada ao turismo na região
Por trás de cada peça artesanal há uma história de superação, criatividade e transformação que ganha um novo capítulo em Ituporanga. A Esquina da Arte, futuro espaço dedicado ao artesanato local, representa a união de 22 artesãos e produtores locais através da Associação de Artesãos, que com talento e resiliência, estão redefinindo o cenário da produção associada ao turismo na região
Com o apoio do Sebrae/SC e da Prefeitura, o grupo passou por uma capacitação intensa, que incluiu consultorias em design de produtos, gestão financeira, marketing, comunicação e associativismo. O resultado desse trabalho foi celebrado no evento de lançamento da coleção de artesanato e da marca Esquina da Arte, realizado na segunda-feira, 9 de dezembro. “Este é um marco para o artesanato local e para o turismo de Ituporanga. Estamos criando mais do que produtos; estamos criando experiências e histórias para serem contadas”, destacou Ana Paula Rosenbrock, gestora de projetos do Sebrae/SC.
Patrícia Vanzuita Louzado é uma das integrantes da Associação de Artesãos que irá coordenar os trabalhos na Esquina da Arte, prevista para abrir as portas em março de 2025. Ela começou no artesanato aos 11 anos, aprendendo crochê de forma autodidata. Anos depois, recorreu à habilidade para sustentar sua família. Recentemente, ao participar do projeto com suporte do Sebrae/SC, aprendeu a valorizar ainda mais seu trabalho. “Eu estava perdendo dinheiro por não saber precificar. Hoje, sei o valor do que faço e entendo o quanto isso é importante para crescer”, compartilha Patrícia.
Para Eliane dos Santos da Motta, o artesanato começou como passatempo. Após a perda de um filho, a atividade se tornou um refúgio para lidar com o luto e reencontrar propósito. Ao voltar para Ituporanga, ela se uniu à Associação de Artesãos, encontrando aprendizado e uma rede de apoio. “Foi a melhor coisa que fiz. Encontrei força no grupo e cresci como empreendedora e pessoa”, afirma Eliane.
Vera Lucia, presidente da Associação, destaca o impacto do projeto no grupo: “Tivemos orientação sobre a montagem das peças, marketing e exposição da produção. Hoje, vejo como nosso trabalho evoluiu, abriu nossa mente, e logo a Esquina da Arte, nossa Casa do Artesão, estará pronta.”
Paulo Roberto Ribeiro, secretário de Cultura e Turismo, enfatizou a relevância da iniciativa: “Essa ação reflete a visão da gestão do prefeito Gervásio Maciel e do vice Geison Kurtz, além do empenho da primeira-dama, dona Neide Maciel, que conseguiu o recurso de R$ 700 mil com o apoio de um deputado estadual e um senador para construir o espaço em frente à Casa da Cultura e próximo ao Santuário. Eles e nossa equipe acreditam na força da cultura e do turismo para transformar Ituporanga”.
Com previsão de conclusão e entrega em 2025, a Esquina da Arte será mais do que um ponto de venda: será um espaço de celebração do talento local, de conexão com a comunidade e valorização da cultura regional. “Após mobiliar a estrutura, convidamos a comunidade a prestigiar o trabalho desses artesãos. Nossa casa será um modelo no Brasil. Buscamos inspiração em Pomerode e Gramado, e estamos prontos para receber os visitantes. A previsão é abrir as portas em março, com funcionamento de quarta a domingo, sendo os próprios artesãos responsáveis pela gestão do local, de forma gratuita”, explica o secretário.
FOTOS DO LANÇAMENTO DA MARCA ESQUINA DA ARTE E DA INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO QUE SERÁ ABERTO EM 2025.
Foi um prazer te ajudar :)