this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Parceria do Sebrae/SC e Saudades promove educação empreendedora

Infância.com instiga criatividade na sala de aula

· 01/07/2024 · Atualizado em 01/07/2024
FAVORITAR
Botão favoritar

Com o objetivo de preparar as crianças para o futuro, abrindo um universo de possibilidades em áreas como design e robótica, a solução Infância.com foi lançada na última semana na Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Saudades. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora.

Através de oficinas dinâmicas e atividades lúdicas, o Infância.com conduz as crianças em uma jornada pelo mundo da robótica. Brincando e aprendendo, elas desenvolvem habilidades essenciais como pensamento criativo, resolução de problemas, trabalho em equipe e empreendedorismo.

De acordo com a gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste, Gabriela da Costa Heming, a parceria entre a Administração Municipal, sendo executada através da Escola, e o Sebrae/SC, é fundamental para o sucesso do Infância.com. “O Sebrae/SC, com sua expertise em educação empreendedora, contribui com materiais didáticos, oficinas e palestras, além de oferecer mentorias para os professores. A Escola e os professores participantes por sua vez, garantem um ambiente acolhedor e propício para o desenvolvimento das atividades”.

O prefeito Maciel Schneider destacou que o lançamento do Infância.com marca um novo capítulo na educação de Saudades. “Desde o início da nossa gestão ansiávamos por proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar com robótica. Através da criatividade, da tecnologia e do empreendedorismo, esta iniciativa abre um leque de oportunidades para que as crianças explorem seu potencial e construam um futuro promissor. É muito importante essa parceria com o Sebrae/SC, proporcionando novas possibilidades para os futuros empreendedores”, explicou.

FUTURO

Em Saudades, o Infância.com atende um total de 40 alunos, entre o quarto e o quinto ano do ensino fundamental. As aulas, com duração de uma hora, são ministradas no contraturno escolar, dividindo os alunos em quatro turmas distintas para otimizar o aprendizado e garantir uma experiência personalizada. Essa divisão estratégica permite que os professores adaptem o conteúdo e as atividades às necessidades específicas de cada faixa etária e nível de conhecimento, garantindo que todos os alunos aproveitem ao máximo.

O Sebrae/SC e a Administração Municipal, parceiros desde 2021 concretizam um desejo antigo: a implementação da robótica na rede municipal de ensino. As ações tiveram início em maio deste ano, com aulas opcionais para alunos do ensino fundamental.

Em 2023, 40 horas de formação foram dedicadas aos professores, preparando-os para conduzir essa nova jornada de aprendizado, ressaltou a secretária de Educação Gisela Ivani Hermann. "Começamos aos poucos, despertando a curiosidade das crianças. A robótica contribui para o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico e da resolução de problemas, habilidades essenciais para o futuro dos nossos alunos".

Gisela comentou que a robótica é uma área que trabalha tanto a parte de programação quanto a dos eletrônicos, construção e design. “Nas oficinas de robótica, os estudantes são estimulados a ter criatividade e trabalhar em projetos baseados em suas próprias ideias. O objetivo é que eles desenvolvam habilidades para resolver problemas de forma criativa e inovadora. A robótica é uma área em amplo crescimento no mercado de trabalho, e os alunos estão adorando desde o primeiro momento”.                                                                                                 
O Infância.com representa a realização de um sonho compartilhado. "É muito gratificante ver esse projeto se tornando realidade", afirmou o prefeito. "Tenho certeza de que a robótica trará muitos benefícios para os nossos alunos". Embora ainda seja cedo para avaliar o feedback formal de alunos e pais, o entusiasmo das crianças é evidente. "Eles estão amando as aulas. É incrível ver a empolgação e o interesse que eles demonstram pelas atividades", complementou o gestor municipal.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site


Com o objetivo de preparar as crianças para o futuro, abrindo um universo de possibilidades em áreas como design e robótica, a solução Infância.com foi lançada na última semana na Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Saudades (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)

 

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)

 

Através de oficinas dinâmicas e atividades lúdicas, o Infância.com conduz as crianças em uma jornada pelo mundo da robótica (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)

 

Secretária de Educação Gisela Ivani Hermann (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)



Gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste, Gabriela da Costa Heming (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)

 

Prefeito de Saudades Maciel Schneider (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?