this is an h1

this is an h2

Tue May 30 16:10:24 BRT 2023
Finanças | INVESTIMENTO
Veja como investir em um mercado que segue crescendo – as bicicletas

Meio de transporte, equipamento de lazer e veículo de trabalho: conheça melhor o mercado das bikes e os desafios do setor.

· Atualizado em 30/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Mais que um transporte limpo para as cidades, a bicicleta passou a ser um hábito seguro e um importante aliado na prática de atividades físicas desde a pandemia da covid-19. De acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), em 2021, o mercado de bicicletas viveu momentos distintos. No primeiro semestre, os números foram positivos, com crescimento de 34% em relação a 2020 e a franca recuperação das importações dos componentes. Já no segundo semestre, a retração foi de 36% nas vendas de bicicletas em comparação com o ano anterior.

Segundo lojistas que participaram do levantamento, a expectativa para o ano de 2022 foi positiva, de manutenção do patamar de vendas de bicicletas de 2021. Os profissionais ouvidos, porém, lembram que o otimismo se deve a outro fator: o crescimento considerável pelo serviço de mecânica e revisão de bicicletas, além da compra de acessórios e vestuário.

Em 2021, a Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas, realizada pela Aliança Bike com o apoio do Itaú, apontou que os serviços mecânicos aumentaram em 30% em relação a 2020 e já representam mais de 27% do faturamento de uma loja de bicicletas.

Outro dado interessante é que, no Brasil, já circulam mais bicicletas do que carros. São 70 milhões delas contra 50 milhões de veículos, segundo a Abraciclo e o IBGE, e, metade são usadas pela população para ir ao trabalho.

Diante desse cenário, o setor parece promissor, mas é importante ter atenção em alguns detalhes, caso tenha interesse em criar um negócio neste segmento.

Abrir uma loja de bicicletas

  • Escolha uma boa localização

A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público-alvo, a concorrência e o fluxo de pessoas que passam pelo local, por exemplo. Enquanto faz o planejamento para abrir uma bicicletaria, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

O ponto ideal para abrir uma bicicletaria é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização da sua bicicletaria e fácil acesso para os clientes.

É necessário, também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a prefeitura para confirmar se a sua bicicletaria poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

  • Estrutura e equipamentos necessários

Uma bicicletaria com um ponto comercial e oficina nos fundos precisa de uma área de 150 m², com espaços para área de vendas, administração, e área de oficina. Também deve haver um espaço para um balcão vitrine e atendimento.

Os equipamentos necessários para abrir uma bicicletaria são:

  • Vitrines, gôndolas, araras e suportes de parede para bicicletas;
  • Balcão vitrine;
  • Compressor de ar;
  • Máquina de vulcanização;
  • Máquina de solda;
  • Máscara para solda;
  • Morsa tipo prensa;
  • Bancada de apoio;
  • Armários com escaninhos;
  • Caixa de ferramentas com chave de fenda, chave de roda, alicate, chave de grifo, martelo e parafusos.

Não esqueça que são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

  • Escolha dos fornecedores

É importante identificar e selecionar bons fornecedores de peças, equipamentos e matérias-primas para a sua bicicletaria. Para isso, você deverá avaliar alguns aspectos do mercado fornecedor, como por exemplo:

  • Qualidade das peças e produtos;
  • Preço;
  • Condições de pagamento;
  • Prazo de entrega.
  • Investimento necessário

No geral, uma bicicletaria de pequeno porte precisará de um investimento de aproximadamente 25 a 30 mil, a depender da localização, claro. Sem contar reformas, equipamentos e material de trabalho, capital de giro, entre outros. Caso também sejam vendidas peças de bicicletas, o investimento pode variar entre 55 a 80 mil reais, dependendo do estoque.

Saiba mais

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae, no seu estado.

Artigo criado a partir do conteúdo do Portal do Sebrae SC

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?