this is an h1

this is an h2

Wed May 03 21:58:01 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
5 dicas de sustentabilidade para aplicar no varejo

Conheça algumas estratégias e ações que a sua empresa de varejo pode implantar para tornar-se mais sustentável no varejo.

· Atualizado em 03/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O consumidor verde ou consumidor consciente está bem mais próximo do que se pensa! Um estudo realizado pelo IBM Institute for Business Value, em 2021, apontou que 54% dos consumidores preferem pagar a mais por marcas sustentáveis e/ou ambientalmente responsáveis. Outra pesquisa feita pela empresa Mercado Livre mostrou que 2,5 milhões de pessoas da América Latina compraram produtos sustentáveis entre junho de 2019 e maio de 2020, entre as quais 1,4 milhão de consumidores eram do Brasil.

Isso quer dizer que a sustentabilidade no varejo é uma necessidade e uma oportunidade de negócios que não pode ser ignorada pelo empreendedor. Além de reduzir custos, agrega valor à marca, posicionando-a de forma mais competitiva no mercado. Então, neste artigo, trazemos algumas dicas de como aplicar a sustentabilidade no varejo.

  • Comece combatendo todas as formas de desperdício na sua empresa: faça uma boa gestão do estoque, substitua aparelhos eletrônicos e/ou lâmpadas por versões mais econômicas, reutilize o que for possível, evite embalagens descartáveis.
  • Pense na possibilidade de utilizar fontes alternativas de energia.
  • Invista em tecnologias verdes ou tecnologias limpas, como a computação em nuvem, uso de planilhas, etiquetas eletrônicas, cardápio virtual e tantas outras formas em que é possível facilitar a gestão e reduzir o uso de papel.
  • Separe e descarte o lixo corretamente e, por que não, torne-se um centro para coleta de materiais recicláveis, como papéis, garrafas pet, latinhas, entre outros, ou mesmo de óleo de cozinha, pilhas, lâmpadas… Isso é promover a economia circular.
  • Faça entregas sustentáveis: tenha um cuidado especial com embalagens como sacolas plásticas e isopor, substituindo por alternativas biodegradáveis. A mesma atenção deve ser dispensada a utensílios utilizados pelo consumidor, como canudos, copos e talheres, por exemplo.
  • preferência para fornecedores comprometidos com a sustentabilidade e o meio ambiente, pois é necessário se preocupar também com a origem dos produtos, desde a utilização da matéria-prima ao modo como eles são produzidos. Ou seja: venda produtos considerados sustentáveis.

O Sebrae também disponibiliza para você o curso on-line Criatividade. Inscreva-se! 

Leia também:

Como o ESG e o Sistema B podem ajudar no varejo

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?