this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 21:36:52 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
5 tendências para o marketing no varejo em 2023

Conheça as cinco tendências relevantes para o marketing no varejo e prepare o seu negócio para aproveitá-las.

· 10/04/2023 · Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Mudanças nos cenários com novos hábitos dos consumidores, transformações e inovações tecnológicas são alguns dos fatores que interferem diretamente nas tendências de marketing não só para atrair clientes, mas também para encantá-los, além de divulgar e fortalecer a sua marca.

Conheça, então, quais são as tendências de marketing para 2023 e prepare o seu negócio para aproveitar o melhor de cada uma delas.

  • Grupos de assinatura e comunidades:  a tendência cresce com a necessidade de os consumidores não precisarem se preocupar em tomar decisões, mas, ao mesmo tempo, receber algo exclusivo, personalizado. A sensação de pertencer a um grupo, aliada à praticidade, afinal, é preciso somente escolher o produto, pois o pagamento é feito automaticamente no cartão, garantem o sucesso desse formato.
  • Marketing de influência: é cada vez maior o número de influenciadores digitais mostrando e avaliando produtos, e o espaço é ocupado não somente pelos macroinfluenciadores ou celebridades. É também a hora e a vez dos micro e médios influenciadores, que dão ao público uma “prova social” de que o produto é ou não de qualidade. É importante, no entanto, escolher influenciadores que dialoguem com o seu público-alvo, que tenham identidade com a sua marca e com os valores dela.
  • Experiência por voz: muitos consumidores já não querem mais ter de pegar o celular ou o ir até o computador e digitar nas ferramentas de pesquisa o que vão comprar, eles querem fazer isso utilizando o comando de voz! Assistentes virtuais já possibilitam fazer o chamado voice commerce ou compras por voz. Esse formato permite fazer a compra de qualquer produto, inclusive as compras do supermercado. Essa tecnologia exige que as descrições dos produtos sejam escritas de forma objetiva e com linguagem natural.
  • Responsabilidade ambiental: o consumidor está cada vez mais consciente e exigente, então, não basta fazer marketing dizendo quea sua empresa se preocupa com o meio ambiente, é preciso investir em estratégias e ações sustentáveis, desde as embalagens dos produtos, passando por uma racionalidade no uso de recursos como água e energia elétrica, separação e reciclagem do lixo, entre outras que o seu consumidor pode perceber que estão sendo implementadas.
  • Conteúdo em vídeo: cada vez mais populares, seja uma transmissão ao vivo, seja uma entrevista, vídeos gravados, o importante é produzir conteúdo que atenda às necessidades e desejos do seu público, ou seja, têm que ser relevantes. Planeje bem os conteúdos, a periodicidade, os canais onde serão disponibilizados e tenha sempre um roteiro antes de começar a gravar.

O Sebrae também disponibiliza para você o material Preço também é marketing: você está certo do seu?. Nele, você vai conhecer as principais estratégias de precificação. Você vai mergulhar em aspectos do marketing e saberá o que fazer para encontrar o preço ideal para as soluções que a sua empresa oferece.

Faça também o curso Marketing digital: planejar para vender pela internet, em que terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio.

Fique por dentro de como fazer o marketing no varejo, acompanhando a nossa série com os artigos cinco tendências para o marketing no varejo em 2023; Aprenda a montar um clube de assinatura no varejo; TikTok como aliado do marketing no varejo; Dicas para melhorar o atendimento personalizado no varejo).

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?