O objetivo desta trilha é apresentar conhecimentos que vão ajudar você a entender por que as dívidas da sua empresa aconteceram e como lidar com elas. Dessa forma você tomará o controle das finanças do seu negócio para alcançar os melhores resultados.
Ninguém quer estar endividado, mas quando uma dívida ocorre, ela precisa ser quitada. O empreendedor precisa conhecer seu poder de negociação e sua capacidade de pagamento, além de entender a hora certa e a condição mais propícia para iniciar uma negociação. A empresa deve ser proativa e dar o primeiro passo para quitar seus débitos se quiser ter a confiança de seus fornecedores. Ficou interessado? Neste ebook, serão abordadas questões que poderão influenciar diretamente na decisão empresarial para a renegociação de dívidas do negócio. Baixe agora o conteúdo que preparamos para você e se livre de uma vez por todas do endividamento!
Pela primeira vez, os Microempreendedores Individuais (MEI) que têm boletos mensais em aberto podem parcelar os seus débitos. O programa foi disciplinado pelas Instruções Normativas RFB nº 1.713/2017 e 1.714/2017. O Parcelamento Convencional permite o parcelamento de todos os débitos declarados na DASN-Simei (INSS, ISS e ICMS) em até 60 parcelas mensais e prestação mínima de R$ 50,00. Não há prazo para adesão ao parcelamento convencional e somente produzirão efeitos os pedidos de parcelamento formulados com o correspondente pagamento tempestivo da primeira prestação. Implicará rescisão do parcelamento: A falta de pagamento de três parcelas, consecutivas ou não. A existência de saldo devedor, após a data de vencimento da última parcela do parcelamento. A critério do MEI, poderão ser parcelados débitos não exigíveis, para fins da contagem da carência para obtenção dos benefícios previdenciários. Fonte: Sebrae Nacional
O objetivo desta trilha é te apoiar na melhoria da gestão da sua empresa. Assim, apresentaremos ferramentas e conhecimentos que vão te ajudar a evitar o acúmulo de dívidas e garantir a saúde financeira do seu negócio.
O SEBRAE – Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresa do Acre, convoca os candidatos abaixo relacionados, aprovados no Processo Seletivo Público, realizado pelo IBGP – Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa, para comparecimento e entrega de documentos pessoais na unidade de Gestão de Pessoas, até o dia 11 de outubro 2024, às 17h30. Clique aqui para conferir a lista dos convocados.
Como MEI, o empreendedor se torna um profissional autônomo e, como profissional autônomo passa a trabalhar por conta própria como pequeno empresário. De acordo com o Ministério da Economia, quase 70% das empresas ativas no Brasil são MEI, o que contribui diretamente na formalização daqueles que exerciam atividade informal. Formalizando-se como microempreendedor individual, o empreendedor passa a ter direitos como o auxílio-maternidade, direito ao afastamento remunerado por problemas de saúde, aposentadoria, enquadramento no Simples Nacional, entre outros. Formalizar-se como microempreendedor individual significa possuir, também, obrigações que devem estar em dia perante a legislação federal. São elas: o relatório mensal das receitas (necessário para especificar as receitas brutas obtidas no mês anterior), o pagamento das contribuições mensais (ISS, ICMS e INSS), o alvará de funcionamento permanente (com o alvará de funcionamento provisório o MEI só pode emitir notas fiscais) e o pagamento do Documento de Arrecadação Simplificada atualizado (DAS). De acordo com pesquisas realizadas pelo Sebrae, e estudando mais sobre o tema, três em cada dez MEIs fecham as portas em até cinco anos de atividade no Brasil. O fechamento dessas empresas pode acontecer por diversos motivos, os principais deles girando em torno da pandemia do novo coronavírus, em torno da falta de capital de giro necessário e da falta de preparo do próprio empreendedor para gerir um negócio. Ainda estudando a pesquisa feita pelo Sebrae, 77% dos microempreendedores nunca fizeram qualquer treinamento em finanças para gerir um negócio. Ou seja, a falta de conhecimento e a desorganização das finanças são motivos que levam as empresas a não resistirem no mercado. Por se tratarem de pequenas empresas e poucas delas terem outro funcionário para auxiliar, a estrutura do negócio tende a ser pequena. Falta preparo para o empreendedor, pois, quanto maior a empresa, maior o preparo, a gestão dos seus recursos e maior a taxa de sobrevivência. Citando como exemplo um empreendedor de uma banca de jornal, ele possui conhecimento suficiente para vender aquele jornal, mas não possui conhecimento para fazer a gestão financeira do negócio. Ou seja, compreende-se que os microempreendedores individuais estão focados na atividade do seu negócio, mas não estão focando em adquirir conhecimentos para a gestão do seu empreendimento. Citando outro exemplo, o empreendedor pode fazer o melhor cachorro-quente da cidade e estar totalmente focado em entregar qualidade para o cliente, porém, esse mesmo empreendedor não sabe precificar o seu produto corretamente e, por isso, não enxerga seus lucros no fim do mês. Conclui-se, então, que a gestão financeira ajudaria o microempreendedor individual como uma forma de conhecer os seus gastos, facilitando o seu equilíbrio financeiro e facilitando até o acesso ao microcrédito, evitando assim a descontinuidade, as dívidas e a posterior a falência do negócio. O planejamento financeiro auxiliaria o MEI a tomar decisões mais assertivas no dia a dia, decisões como escolha de fornecedores, escolha de créditos bancários, entre outras situações pertinentes. Como, então, fazer a gestão financeira do MEI? Será necessário conhecer suas despesas, fazer o seu fluxo de caixa, manter o capital de giro e estar preparado financeiramente para os tempos difíceis. Outras dicas que podem ser de grande valor são: não misturar finanças pessoais com as finanças empresariais, criar planilhas para a organização e utilizar softwares específicos para o controle financeiro completo e a maximização de seus resultados. Diante dos dados apresentados, pode-se concluir que a organização no dia a dia, o conhecimento básico sobre seu negócio e o uso das ferramentas de finanças são de extrema importância para a estabilidade de uma empresa. Organizando-se para colocar em prática os conhecimentos mencionados, se tornará possível ter um controle financeiro maior e, consequentemente, melhores resultados como MEI.
O Sebrae disponibiliza a versão 4.0.1 do Emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Emissor de Conhecimento de Transporte Eletrônico versão 3.0 (CT-e), gratuitos para todo o país.Saiba se o seu Emissor (NF-e) está atualizado (última versão disponibilizada em 16.01.2020) Inicie o Emissor, clique no menu "Ajuda", na opção "Sobre". Nele será apresentada a versão do seu programa. - Versão atual do Emissor NF-e de produção é a versão 4.01_sebrae_b029 (16/01/2020). - Versão atual do Emissor CT-e de produção é a versão 3.00_sebrae_b009 (30/10/2019). JavaO JAVA disponibilizou a versão 8 - atualização 241, caso tenha dificuldades com a utilização do Emissor, faça a atualização do JAVA. Confira dicas e mais informações a seguir!
Se você é MEI e precisa emitir Nota Fiscal de Serviços, aqui neste tutorial tem um passo a passo para mostrar como é simples. Assista quantas vezes quiser!
Assista a esse vídeo e descubra tudo o que você, MEI, precisa saber para declarar seu Imposto de Renda como Pessoa Física (IRPF). Vamos lá?
O objetivo desta trilha é apresentar estratégias para você se planejar de maneira eficaz quando estiver procurando recursos para o seu negócio. Ao entender o processo de aquisição de crédito, você poderá tomar as melhores decisões financeiras para a sua empresa.
O universo do empreendedorismo é vasto e repleto de tomada de decisões. Um equívoco pode comprometer muito a sua empresa. É por isso que, antes de decidir algo, o empreendedor deve ter um mínimo de planejamento. Várias instituições financeiras oferecem linhas de crédito para empresas, mas afinal, será que vale a pena mesmo a contratação de um empréstimo? O Sebrae te explica! E as notícias sobre esse tema são boas, o Governo Federal aprovou, no final de abril, uma medida provisória (MP) que promove R$ 23 bilhões em financiamentos para micro, pequenas e médias empresas, além dos microempreendedores individuais (MEIs). A MP de crédito destinará R$ 21 bilhões ao Programa Emergencial de Acesso ao Crédito, por meio do Fundo Garantidor para Investimentos. Quando devo solicitar um empréstimo? Para pedir um empréstimo ou financiamento, o empreendedor deve ter bem definido quais são os objetivos. Você precisa pagar uma dívida? Quer alavancar seus negócios? Ainda que seja para resolver pendências financeiras, não decida por impulso, organize as suas finanças para poder se comprometer com um empréstimo. Lembre-se que o objetivo do crédito é dar aquela famosa “mão na roda” para a sua empresa e não ser o causador de mais um prejuízo. Então, é preciso de uma ordem para o pagamento das parcelas. Dito isso, vamos explicar como o empreendedor pode utilizar o crédito de maneira saudável e garantir o crescimento da sua empresa. 1. Investimento em equipamentos Uma das oportunidades de investimento está diretamente relacionada com a compra de equipamentos e ferramentas de trabalho. A qualidade do seu suporte técnico implica na produção e, consequentemente, nos lucros. Suponhamos que você trabalha em uma loja que confecciona camisetas a partir da sublimação, então você precisa de uma prensa térmica de qualidade para executar o seu trabalho. Certo? Mas, e se a sua prensa quebrasse ou não funcionasse como o esperado? Como você faria a sublimação das camisetas? Logo, a concessão de crédito seria bem-vinda para o conserto do equipamento. Mas não é só em caso de imprevistos que o empréstimo deve ser acionado. Sempre que houver o desejo do empreendedor em renovar o seu maquinário, para viabilizar uma produção maior em número e qualidade, o investimento é super válido. 2. Manutenção O empreendedor deve conhecer o seu negócio como ninguém! Sendo assim, ele saberá exatamente quais aspectos da sua empresa precisam ser trabalhados de forma preventiva. Ou seja, antes de ter um problema de fato. Existem três tipos de manutenção mais comuns em lojas ou estabelecimentos: - Preventiva – aquela em que se previne um acontecimento (ex: renovar a fiação elétrica para evitar riscos de incêndio ou curto-circuito). - Corretiva – aquela para corrigir um problema já existente (ex: trocar os telhados para combater a incidência de goteiras no período da chuva).- Estrutural – aquela que aprimora a estrutura e estética da empresa (ex: trocar a placa, pintar a fachada da empresa, etc). 3. Tecnologia E que tal usar tecnologias digitais para tornar os processos de trabalho mais ágeis? Essa pode ser uma grande estratégia para a sua empresa! Você pode automatizar suas vendas por meio de um site ou utilizar softwares de gestão para organizar seu fluxo de caixa e demais setores organizacionais. Observe quais tecnologias se adaptam ao seu negócio e não tenha medo de investir em algo que possa potencializar suas vendas no mercado. O suporte tecnológico faz parte da maioria do cotidiano de micro e pequenas empresas. 4. Ferramentas digitais Aumente a sua produtividade e o marketing do seu negócio com o uso de ferramentas digitais. Existem várias possibilidades de aumentar a visibilidade do seu negócio com o marketing, por meio da contratação de agências. O próprio fato de impulsionar posts nas redes sociais e o que está em alta no Instagram: contratação de influenciadores digitais. Para todas as sugestões, um ponto em comum: investimento financeiro. É válido ainda, dentro dessa vertente, investir em gestão de relacionamento para proporcionar uma experiência satisfatória ao seu cliente e gestão financeira para organizar as entradas e saídas do seu empreendimento. 5. Benchmarketing Por fim, a nossa última dica se concentra em Benchmarking ou estudo de concorrência. Com esta prática, você analisa qual o seu diferencial do seu concorrente, o que ele oferece e você não? Dessa forma, você busca parâmetros para estudar como pode melhorar seus resultados e a eficiência dos processos de trabalho da sua empresa. Esta técnica te dá mais conhecimento de mercado e te ajuda a identificar quais são as tendências do momento para o seu setor de atuação. Gostou das nossas dicas? Então agora você já sabe que solicitar crédito pode ter muitas funções além de te “tirar do sufoco”. Conheça também o Prospera Finanças – o crédito para o seu negócio crescer e conheça algumas opções de crédito que podem salvar a sua empresa. Sebrae, o nosso compromisso é alavancar os seus negócios.
Obtenha informações para subsidiar sua tomada de decisão quanto a solicitar crédito ou outros serviços financeiros para sua empresa
Fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira com a finalidade de apurar o saldo disponível em seu negócio para que haja sempre capital de giro na empresa, para aplicação, investimentos ou eventuais gastos. Com a utilização constante dessa ferramenta, você empresário poderá ter uma visão de curto, médio e até longo prazo da situação financeira da sua empresa. Para facilitar, disponibilizamos uma planilha detalhada para controle do fluxo de caixa. É importantíssimo que os dados sejam preenchidos com o maior nível de detalhe possível. Quanto mais dados, mais correta estará a planilha e, consequentemente, suas decisões. Atenção aos itens: Preciso reduzir minhas despesas urgentemente? e Indicativo de problema? Esses itens demonstram se você precisa tomar alguma atitude em relação às finanças da sua empresa a curto prazo. Precisar reduzir despesas urgentemente significa que suas despesas estão maiores que sua receita, mesmo quando o caixa ainda esteja positivo. Quanto o indicativo de problema estiver indicando SIM em algum mês específico, significa que seu caixa é negativo e você precisa de recursos na sua empresa. A primeira ação SEMPRE deve ser a de redução das despesas, elas precisam ser avaliadas com frequência, principalmente em momentos de crise onde o aumento de receitas é ainda mais difícil. Negocie com fornecedores, corte custos em despesas possíveis como água, energia, telecomunicações, etc. Verifique a possibilidade de pagar uma dívida que possui altas taxas de juros, substituindo por uma com taxa de juros menores, se for o caso. Todos os itens em cinza não podem ser alterados e em branco ou vermelho precisam ser preenchidos por você. Atenção ao item de Saldo anterior, ao final da planilha Fluxo de caixa, logo no primeiro mês. Esse é o valor que existe no caixa da sua empresa antes de você começar a controlar o fluxo de caixa, ou o valor que representa o fechamento do ano ou período anterior. Atenção: todos os valores da linha “Necessidade de capital de giro” são estimativas. Essa é a forma mais simples de calcular necessidade de capital de giro. O Sebrae informa que há várias outras para empresas que possuem balanços controlados com mais detalhe e por contadores. Qualquer decisão deve ser validada com o contador. Nessa planilha você também vai encontrar nosso simulador de parcela de empréstimo, com ela você saberá quanto vai custar a prestação do crédito a partir de alguns dados: Valor do empréstimo Taxa de juros Carência Prazo A partir desses dados, a planilha calculará quanto vai custar cada parcela do empréstimo e, com isso, você poderá projetar o cenário de despesas da sua empresa (na planilha de fluxo de caixa) e saber se esses custos podem ser absorvidos no curto, médio e longo prazo.Baixe a planilha:
Você que trabalha de forma autônoma ou se enquadra nos demais requisitos da categoria MEI (Microempreendedor Individual) já passou por alguma situação em que precisava de dinheiro e não sabia a quem recorrer? Se pedir empréstimo estava fora de cogitação devido às burocracias, o Sebrae te ajuda a compreender as melhores linhas de crédito que você pode contratar. Profissionais individuais, que não são donos propriamente de uma empresa, mas possuem CNPJ, têm possibilidades bem satisfatórias de conseguir uma linha de crédito. Confira a seguir! Pré-requisitos Uma das premissas para a contratação de um empréstimo bancário é o comprovante de renda. Mesmo que você não trabalhe com o sistema de carteira assinada, não se preocupe, pois a comprovação pode ser realizada tranquilamente a partir do extrato da conta bancária. O restante da documentação exigida inclui CPF, RG, comprovante de residência e o número do CNPJ, que é fornecido pelo Portal do Microempreendedor. Pesquise, se informe, avalie Antes da contratação de um empréstimo, é importante estar em dia com a taxa de Declaração de Arrecadação Simplificada (DAS) e buscar conhecer qual proposta o banco tem a oferecer. Saber o prazo para a liberação do dinheiro, a taxa de juros, o número de parcelas para pagamento e os critérios de aprovação também é fundamental antes de fechar um acordo. Supondo que você tenha duas semanas para pagar uma conta e que o prazo de aprovação de cadastro seja em torno de um mês, será de fato vantajoso fechar com essa instituição bancária? Todos os pontos devem ser bem analisados para evitar surpresas desagradáveis no decorrer do período de quitação da dívida. Tenha um planejamento financeiro Pense na dívida a longo prazo e se organize financeiramente para não comprometer sua renda de forma significativa, com um controle de gastos preciso e um canal de renda estável durante o período de contratação do empréstimo. Assim você se organiza para que o seu benefício não se transforme em mais uma dívida cumulativa. Linha de crédito da Caixa Você sabia que a Caixa Econômica Federal oferece uma linha de crédito especial para microempreendedores individuais, sejam eles Pessoas Físicas ou MEI? É preciso comprovar, no mínimo, 12 meses de trabalho para poder dar seguimento à solicitação. O dinheiro pode ser utilizado na manutenção da sua empresa, pagamento de contas e fornecedores, aquisição de insumos ou áreas correlatas. Como contratar? A solicitação pode ser realizada por meio do aplicativo do Caixa Tem, disponível nas plataformas Android ou iOs, ou em uma das agências da Caixa. Quais valores são oferecidos? Se você é MEI, a linha de crédito disponível para a sua categoria é de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil. No caso de ser empreendedor Pessoa Física, a linha de crédito varia de R$ 300 a mil reais. A taxa de juros não é alta e o valor do empréstimo pode ser dividido em mais de 12 vezes. Programa do Governo Federal para MEI O Governo Federal possui o chamado Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios (CRED+), que viabiliza algumas soluções estratégicas para a administração do seu negócio. Dentre as soluções ofertadas, estão disponíveis opções de crédito, cartões empresariais, seguros e investimentos. O primeiro passo para ter acesso a todas essas informações é criar uma conta no Gov.Br. Na sequência, por meio do Portal do Microempreendedor, você pode requerer acesso a produtos e serviços financeiros, depois de informar o que precisa para seu negócio. O CRED+ é gratuito e te conecta com os melhores bancos do país, sendo até mais de um por vez. O acesso é facilitado por meio do computador ou do seu aparelho celular. Tem alguma dúvida complementar sobre este tema? Leia o artigo completo do Sebrae sobre o acesso de MEI a serviços financeiros ou sobre crédito assistido. E não deixe de conferir o site do Sebrae, o maior parceiro do micro e pequeno empreendedor.
Com o FAMPE, você tem garantia complementar para solicitar crédito e investir no seu pequeno negócio
Se você é um Microempreendedor Individual (MEI) ou possui uma pequena empresa, sabe que, muitas vezes, é necessário buscar recursos financeiros para alavancar o seu negócio. Mas como conseguir um empréstimo de forma eficiente? O primeiro passo é pesquisar, comparar taxas, juros e serviços ofertados pelos bancos e estudar as opções disponíveis para que você possa tomar uma decisão com mais clareza e segurança. Vamos te explicar isso tudo agora!
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