O Decola MEI foi pensado para empoderar o microempreendedor individual e oferecer as bases de conhecimento para que você, que faz o próprio negócio, se desenvolva, tenha segurança, confiança e fôlego para trilhar sua jornada empreendedora.
O objetivo desta trilha é fornecer as ferramentas necessárias para você aprimorar suas habilidades sociais e comportamentais, e, assim, enfrentar de forma mais eficaz as situações e os relacionamentos no mundo empresarial.
Competência é definida no dicionário como capacidade de resolver determinados problemas ou exercer certas funções; aptidão para um área de atividade específica. Descobrir onde se é mais competente é o passo inicial para escolher o caminho ideal para alcançar sucesso nos negócios. No universo dos negócios, o conjunto de competências deve estar alinhado à estratégia. Cada segmento, organização e função requer competências específicas, além das gerais, comuns a todos eles. Essas características que compõem o perfil profissional são chamadas de hard skills e soft skills. - Hard skills são competências relacionadas à capacidade técnica e funcional, compreendendo cursos, treinamentos e capacitações. - Soft skills são competências relacionadas ao modo de se comportar do profissional e à sua porção mais humana, ou seja, os seus relacionamentos interpessoais e a forma de lidar com o trabalho e as outras pessoas. O ideal é chegar ao equilíbrio desses dois tipos de competências para que se consiga qualificar e potencializar capacidades. Algumas características desejáveis em boa parte dos recrutamentos das empresas são: Organização. Trabalho em equipe. Liderança. Criatividade. Proatividade. Comprometimento. Inteligência emocional. Competências que são muito importantes e funcionam em vários contextos podem ser chamadas de essenciais, pois são imprescindíveis para o bom funcionamento do seu negócio.
Certamente, você já ouviu por aí que competência é a qualidade de quem é competente, ou seja, que tem capacidade para resolver determinado problema ou situação. A palavra faz parte do senso comum e pode-se acrescentar a ela o conceito acadêmico, que considera competência uma soma de conhecimento, habilidade e atitude (C+H+A). É importante, para compreender o conceito, observar que as competências se subdividem em: técnicas, em que conhecimento (C) é igual a saber e habilidade (H) é igual a saber fazer; comportamental, em que atitude é igual a querer fazer. A competência, portanto, está relacionada às iniciativas, responsabilidades, bem como ao enfrentamento e à resolução de problemas, o que se reflete nos resultados das pessoas e dos profissionais. O conhecimento é um capital valioso para as organizações, mas de nada adianta se quem o tiver não desenvolver as habilidades, ou seja, colocar a teoria em prática, assim como fazer algo sem o conhecimento também pode resultar em resultados desastrosos. Conhecer e saber fazer também não têm valor se não houver disposição para querer fazer, ou seja, se não houver atitude. Como o empreendedor pode desenvolver as suas habilidades Ser empreendedor exige atualização e aprendizado constantes, por isso capacitação e parceria são essenciais nessa caminhada. Algumas dicas que podem ajudar você a desenvolver as suas habilidades revelam que: A prática/vivência como empreendedor é a forma mais consistente de desenvolver competências. Ter um mentor orientando a sua prática, ou seja, uma pessoa mais experiente que orienta e dá feedback é fundamental para o seu amadurecimento. Executar um plano de desenvolvimento pessoal e profissional, aliado à aprendizagem empreendedora como um projeto contínuo, proporciona a tomada de decisões mais acertadas. Nesse aspecto, o Sebrae é um parceiro fundamental que oferece ferramentas de capacitação e consultoria, além de conteúdo voltado ao universo empreendedor. Agora que você já sabe um pouco mais sobre competências empreendedoras, é o momento de elaborar um plano de desenvolvimento pessoal e profissional. Veja nossas dicas para desenvolver algumas delas: Criatividade: faça uma atividade lúdica, como pintura, teatro, entre outras; Inovação: participe de oficinas e maratonas que proponham soluções para problemas específicos; Capacidade de superar desafios: participe de dinâmicas que proponham a resolução de problemas por meio de metodologias ativas e colaborativas; Persuasão e rede de contatos: aumente seu networking participando de eventos e feiras e investindo nas redes sociais; enfim, busque formas de fazer novos contatos; Busca de conhecimento e informação: é fundamental a participação em oficinas, cursos, palestras, congressos, workshops, aquisição de livros, entre outras formas de contato com o saber; Persistência: participar de gincanas e jogos que estimulem a disciplina, organização e estratégia é uma boa forma de trabalhar a persistência. Saiba mais Como agir de maneira empreendedora
A autoestima é um fator essencial para o sucesso no empreendedorismo. Mulheres com alta autoestima são mais propensas a tomar riscos, a acreditar em si mesmas e a perseverar diante dos desafios. Aqui estão alguns passos que as mulheres empreendedoras podem seguir para aumentar sua autoestima e melhorar suas chances de sucesso: 1) Conheça suas forças e fraquezas. O primeiro passo para aumentar a autoestima é conhecer a si mesma. Quais são suas forças e fraquezas? O que você é boa em fazer? O que você gosta de fazer? Para conhecer suas forças e fraquezas, você pode fazer um exercício de autoavaliação. Pense em suas experiências, seus sucessos e seus fracassos. Quais são as coisas que você sempre consegue fazer bem? Quais são as coisas que você precisa melhorar? 2) Concentre-se em suas conquistas. É importante lembrar de suas conquistas, grandes ou pequenas. Quando você se concentra em suas conquistas, você se sente mais confiante e capaz. Para se concentrar em suas conquistas, você pode manter um diário de realizações. No final de cada dia, escreva pelo menos uma coisa que você conseguiu. Você também pode compartilhar suas conquistas com outras pessoas. 3) Crie uma rede de apoio. Ter uma rede de apoio de pessoas que acreditam em você é fundamental para aumentar sua autoestima. Essas pessoas podem oferecer apoio emocional, conselhos e motivação. Para criar uma rede de apoio, você pode participar de grupos de mulheres empreendedoras, fazer contato com mentoras ou simplesmente conversar com amigas e familiares. 4) Cuide de si mesma. Cuidar de si mesma física e mentalmente é essencial para aumentar sua autoestima. Quando você se sente bem consigo mesma, você se sente mais confiante e capaz. Para cuidar de si mesma, você deve dormir o suficiente, se alimentar de forma saudável, praticar exercícios regularmente e reservar tempo para relaxar e se divertir. 5) Faça o que você ama. Quando você faz o que ama, você está mais propensa a ter sucesso. Quando você está feliz com o que faz, sua autoestima aumenta. Para fazer o que você ama, você precisa encontrar um negócio que esteja alinhado com seus valores e interesses. Exemplos práticos Aqui estão alguns exemplos práticos de como as mulheres empreendedoras podem aplicar esses passos: Conheça suas forças e fraquezas Faça um exercício de autoavaliação, pensando em suas experiências, seus sucessos e seus fracassos. Mantenha um diário de realizações, escrevendo pelo menos uma coisa que você conseguiu no final de cada dia. Compartilhe suas conquistas com outras pessoas. Concentre-se em suas conquistas No final de cada dia, escreva pelo menos uma coisa que você conseguiu. Compartilhe suas conquistas em seus canais digitais. Crie uma rede de apoio Participe de grupos de mulheres empreendedoras. Faça contato com mentoras. Converse com amigas e familiares sobre seus negócios. Cuide de si mesma Durma o suficiente. Se alimente de forma saudável. Pratique exercícios regularmente. Reserve tempo para relaxar e se divertir. Faça o que você ama Pesquise negócios que estejam alinhados com seus valores e interesses. Faça um plano de negócios que reflita sua paixão pelo seu negócio. Ao seguir esses passos, as mulheres empreendedoras podem aumentar sua autoestima e melhorar suas chances de sucesso. Uma dica extra: Busque os conteúdos, cursos e consultorias do Sebrae para desenvolver um negócio de sucesso. Entre em contato em nossos canais digitais para obter mais informações.
Uma boa gestão de tempo pode fazer toda a diferença no dia a dia de um empreendedor e também pode ser uma das chaves para o sucesso a médio e longo prazo. Neste artigo, baseado no podcast Uber Avança, o Sebrae traz dicas de gerenciamento de tempo que podem ajudar a a obter melhores resultados no seu negócio. Ao falarmos de tempo, temos uma certeza: ele é imutável e igual para todos. É impossível esticar os minutos, encolher as horas ou acrescentar mais um dia na semana. Assim, mesmo se não o utilizarmos adequadamente, ele nunca mais voltará. Importante também destacar que não é possível fazer uma gestão do tempo, em si. O que é possível é gerenciar o nosso comportamento frente à forma por meio da qual lidamos com o tempo, no intuito de utilizá-lo de maneira mais eficiente e proveitosa. E compreender que isso irá fazer toda a diferença em nossa vida e em nosso trabalho. Quando se tem prioridades, metas e planos bem definidos, é possível organizar as atividades e encontrar tempo para tudo. Assim, a gestão do tempo vai além de métodos, relógio e velocidade; ela está mais voltada à visão que se tem do mundo, de planos e de desejos. Por esse motivo, cada pessoa tem uma rotina própria, bem como prioridades e sonhos diferentes. Então, analise sua vida, seus objetivos, suas metas, suas prioridades e sua rotina e verifique qual é a média de tempo demandada por cada atividade do seu dia a dia. Se organize com base nesses dados, não se esquecendo de reservar momentos para o lazer, o descanso, a saúde e a família. Tudo que for imprescindível para você deve estar dentro do gerenciamento de seu tempo. Quando administramos bem o tempo gasto com o trabalho, consequentemente beneficiamos todas as outras áreas da nossa vida. Confira algumas dicas a seguir: Defina as suas metas e seus objetivos e depois estabeleça as ações necessárias para alcançá-los. Não existe uma única maneira de organizar o seu tempo. Você só precisa encontrar aquela que melhor se adapta ao seu dia a dia. Importante: não confie na memória. Tenha tudo sempre anotado. Você pode escolher um método simples, como uma agenda ou um bloco de anotações, ou opções que envolvam as tecnologias, como o celular, a agenda de e-mail, os sites e os aplicativos. Classifique a prioridade das ações em função dos resultados que você quer e precisa alcançar. Ou seja, o que é mais importante para que você consiga atingir as suas metas? Planeje o que, onde e quando fazer, bem como quem poderá ajudá-lo, quanto tempo levará e quanto custará. Muitas vezes, quebrar as ações maiores em atividades menores é recomendável, pois isso leva à realização da atividade maior com mais eficiência. Dessa forma, cada etapa pode ser comemorada, para se sentir mais motivado para seguir em frente. No caso das tarefas diárias, você pode fazer uma lista mensal, uma semanal e uma diária com as tarefas importantes, colocando-as em ordem de prioridades. Outro ponto importante a ser destacado são os chamados drenos ou ladrões de tempo. Comportamentos que desviam a atenção ocasionam na perda de minutos ou horas preciosas. Confira: Perfeccionismo: o foco sempre deve estar na excelência dos produtos ou serviços prestados, mas o excesso de zelo e o perfeccionismo podem prejudicar a produtividade, ao se gastar muito tempo com uma atividade específica, em busca de uma suposta perfeição. Dificuldade de filtrar as distrações: conferir as redes sociais a cada cinco ou dez minutos parece não interferir, mas é um grande ladrão de tempo. Por isso, evite essa prática. Reserve momentos para navegar nas redes, se atualizar sobre as notícias e até para bater papo com os amigos, mantendo sua atenção no trabalho durante o período que foi a ele destinado. Não definir prioridades: quando tudo é urgente, nada é urgente. Assim, fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode parecer produtivo, mas atrapalha o foco e organização do tempo. Portanto, realizar tarefas por completo, seguindo uma ordem de prioridade podem aumentar a produtividade. Procrastinação: é uma grande inimiga da produtividade. Se trata de um dreno usado para delongar tarefas. Por exemplo, se você tem o prazo de um dia para executar algo, vai buscar fazê-lo em um dia. Se o prazo for de dois dias, a tendência é deixar para fazer no final do segundo dia. Outro exemplo ocorre quando se tem uma tarefa realmente significativa para desempenhar, mas pequenas coisas, menos importantes naquele momento, são colocadas na frente, como lavar a louça, checar as redes sociais. O importante é ter foco e seguir o seu gerenciamento de tempo, de acordo com as prioridades, buscando fugir das distrações. Transforme tudo em hábito: com disciplina, comprometimento e organização, é possível transformar todo o seu planejamento em hábitos. Dessa forma, se internaliza a mentalidade produtiva. É um processo gradativo, mas que é viável e que pode trazer resultados efetivos para sua vida e para os seus negócios. Reforçando: não esqueça dos momentos de descanso e lazer. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é essencial para o sucesso. Com organização e planejamento, é possível ser um empreendedor com ótimos resultados e ter tempo de qualidade para você. Acesse aqui cinco dicas sobre como melhorar o gerenciamento do tempo. Coloque em prática esses conhecimentos e torne seus dias mais produtivos.
O objetivo desta trilha é apresentar a você estratégias práticas para definir preços, aprimorar suas vendas, construir relacionamentos com os clientes e explorar oportunidades de diversificação. Você obterá as ferramentas e os conhecimentos necessários para fortalecer o seu negócio de forma eficaz!
Um dos maiores desafios do empreendedor nos dias de hoje é definir qual deve ser o preço de venda de seus produtos ou serviços. É necessário considerar uma série de fatores para realizar a formação de preço de forma equilibrada, afinal ele deve ser competitivo em relação aos concorrentes, mas também atrativo para os clientes, cobrindo os custos e permitindo que a empresa obtenha lucro. Neste e-book, vamos mostrar como calcular o preço de uma forma eficiente para atender ao consumidor e garantir a lucratividade e sobrevivência do seu negócio. Aproveite a leitura!
O excelente atendimento e o hábito de chamar os clientes pelo nome nunca saiu de moda, mas retornou com força total nesses tempos de pandemia e internet.
Imagine que seu estabelecimento aceita apenas pagamento em dinheiro e seu cliente tem apenas cartão de crédito. Na hora de pagar, constrangimento para o cliente e para o empresário: seu negócio não está preparado para atendê-lo. Mais uma venda perdida porque seu negócio não atendeu às expectativas do cliente, cada vez mais habituado a pagar desta forma. Para entender melhor as vantagens (e os custos) de aceitar essa opção de pagamento, como oferecer praticidade e comodidade para o cliente e captar mais vendas, o Sebrae preparou o Guia para o Empresário – Cartões de Pagamento. Nele você vai conhecer os benefícios do cartão de crédito ou débito para o seu negócio (e as taxas de adesão, aluguel e administração, por exemplo), compreender o conceito de cartão de loja (private label) e as oportunidades do cartão empresarial. Preparamos um simulador em que você pode descobrir, com informações reais, o impacto que a adoção de cartões de pagamento pode ter nas suas vendas e avaliar se vale a pena no seu caso. Baixe o guia completo e o simulador (publicado em 2013):
O objetivo desta trilha é apresentar estratégias para você se destacar e vender online. Vamos te encorajar a criar um site, uma loja virtual, alguns perfis em redes sociais e explorar marketplaces, tudo com base na sua estratégia de negócios.
Marketplace online é uma plataforma colaborativa, também denominada shopping virtual, onde um conjunto de empresas ofertam produtos e serviços no mesmo endereço, na internet. O processo de vendas, geralmente, fica sob responsabilidade do organizador, que disponibiliza aos usuários uma estrutura digital com formas de pagamentos seguras e cálculos de frete integrados. Clique em Acesse e faça o download gratuito agora mesmo da cartilha completa em PDF que o Sebrae preparou com orientações práticas sobre este tema.
A aceleração digital, intensificada pela pandemia, tem transformado os negócios que querem continuar relevantes, ampliar seu público consumidor e conquistar cada vez mais clientes. Por isso, manter uma presença digital marcante pode fazer a diferença para você, empreendedora. A seguir apresentamos três ferramentas de marketing digital que são uma mão na roda para você se manter próxima do seu público, ser encontrada por possíveis clientes e marcar presença na internet na frente dos seus concorrentes. Confira! WhatsApp Business Garantir as vendas da sua empresa é muito mais fácil com o WhatsApp Business. O aplicativo é de uso corrente por grande parte das pessoas, e sua versão para os negócios é uma excelente ferramenta de comunicação. Separamos algumas dicas de como usar esse serviço para manter o dinheiro entrando no caixa da sua empresa. Envolva o cliente: antes de começar a disparar mensagens vendendo seus produtos ou serviços, aproxime-se do cliente, envolva-o e explique o diferencial do seu contato. Lembre-se de que, para ele, o WhatsApp é um recurso pessoal, que ele utiliza para interagir com pessoas próximas. Qualquer mensagem que ultrapasse essa linha pode soar como invasiva, incomodar e fazer com que ele bloqueie o contato da sua empresa. Segmente sua lista de contatos: faça um cadastro dos novos clientes de sua empresa, solicite o número de WhatsApp e peça autorização para enviar comunicados sobre seus produtos ou serviços. Crie listas de contatos de forma segmentada para enviar informativos, promoções e ofertas. Divulgue o número de WhatsApp da empresa: destaque o número de WhatsApp da empresa nos materiais e em todos os ambientes em que sua marca for divulgada. Crie comunicados para redes sociais e espalhe essa informação para que os clientes tenham acesso ao número e entrem em contato por meio desse canal. Atribua tags aos clientes: as tags ajudam a organizar os contatos por ordem de interesse, área de atuação, perfil, dúvidas e outras categorias que escolher. Esse recurso é essencial para manter um e-commerce forte. Aproveite os recursos das listas de transmissão: as listas de transmissão são como grupos de WhatsApp, com a diferença de que os clientes recebem as mensagens de forma individual. O conteúdo é enviado para todos os contatos selecionados de uma única vez. É possível criar listas de transmissão com até 256 contatos. Veja como é fácil criar a sua: Invista num número exclusivo: você pode utilizar o WhatsApp Web e o WhatsApp pessoal no mesmo aparelho e com o mesmo número. Porém, esse método não é o ideal. Ter um número exclusivo para os assuntos da sua empresa vai garantir a sua privacidade e tornará o atendimento profissional, mais organizado e seguro. Invista num aparelho mais simples e num número de telefone exclusivo para atender os contatos da empresa. Preste um bom atendimento: além de um canal de vendas, os clientes vão utilizar o WhatsApp para solicitar atendimento, tirar dúvidas etc. Aproveite a praticidade e esteja preparada para lidar com esse tipo de atendimento. Utilize um link direto para o seu WhatsApp: coloque um link direcionando o cliente para o seu WhatsApp nas redes sociais, no seu site ou e-mail. Assim, você facilita o contato do cliente com a sua empresa. Para isso, siga o passo a passo: Acompanhe as estatísticas das ações: quer saber se as suas campanhas estão sendo vistas pelos clientes? No WhatsApp Business, é possível verificar o relatório de mensagens, com estatísticas sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes. É só clicar no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela do aplicativo, e ir em “Configurações”. Selecione “Configurações da empresa” e depois “Estatísticas”. Pronto! Seu relatório estará disponível. SEO Hoje em dia, buscar algo no Google se tornou um hábito tão comum que nem pensamos mais sobre isso, não é verdade? Garantir que seu negócio seja encontrado entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca pode te ajudar a se destacar da concorrência. Por isso, investir nas técnicas de Search Engine Optimization (SEO) — que otimizam sua posição nas ferramentas de busca, como Google, Bing e outros — é essencial para um e-commerce bem-sucedido. Assim, você, empreendedora que atua com e-commerce, pode garantir mais vendas, fidelizar e atrair novos clientes. Pense em quantas páginas do Google você costuma visualizar antes de escolher em qual link clicar. Provavelmente, você vai só até o fim da primeira página ou ainda menos, certo? Em uma busca rápida usando a palavra-chave “maquiagem”, por exemplo, o Google oferece como resposta nada menos do que aproximadamente 95 milhões de resultados, divididos em milhares de páginas. Daí a importância de o seu negócio aparecer logo no início. Uma das principais vantagens das estratégias de SEO é que você não precisa de uma agência especializada para começar a implementar mudanças. Muitas ações podem ser feitas pela própria empreendedora ou pela pessoa responsável pelo site da empresa. Confira as dicas que separamos para dominar o SEO! Palavras-chave: selecione as melhores palavras-chave para o seu negócio. Pense em como o usuário chama ou “busca” determinado produto ou serviço. Descrição dos itens: invista em uma descrição detalhada dos itens, usando as palavras-chave escolhidas. Evite utilizar a descrição padrão dos fornecedores. Se você fizer isso, o cliente pode ir parar no site do fabricante e não no seu! Por isso, defina um padrão e adote-o em todos os seus produtos. Carregamento da página: otimize o seu site para que o tempo de carregamento dele seja rápido. Isso ajuda os mecanismos de busca a colocá-lo no topo das pesquisas. Outras estratégias: aposte em disparos de e-mail marketing para aumentar o tráfego no site. Assim, busque alinhar seus esforços para que uma ferramenta contribua com a outra, seja o e-mail, as mídias sociais ou outros canais de marketing. Já dominou esses primeiros passos? Então fique atenta aos itens descritos no infográfico abaixo. Saiba mais sobre a gestão de lojas virtuais na página sobre e-commerce do Sebrae. Google Ads Agora, se você quer turbinar as suas vendas e tem recursos para comprar anúncios, uma ótima opção é investir no Google Ads. O serviço mostra os seus produtos com destaque nas pesquisas e também no YouTube, no Google Shopping, na Play Store e na rede de display. Ao criar uma campanha de anúncios, você pode definir seu objetivo: segmentar seu público para gerar vendas e leads qualificados, estimular o tráfego no seu site, promover a imagem do seu negócio, aumentar o alcance do que você oferece junto ao público-alvo, incentivar as pessoas a explorar seus produtos ou serviços e muito mais! A ferramenta é intuitiva e permite que você crie anúncios personalizados para atingir seu público. Você ainda pode acompanhar as conversões e o custo dos anúncios conforme a sua meta. Seja obter tráfego, impressões ou visualizações de vídeo, esse serviço pode fazer a diferença no seu negócio. Confira o material que preparamos para você e saiba como configurar seus anúncios do Google Ads pela primeira vez. Quer se aprofundar nessas ferramentas? Inscreva-se no curso Marketing digital para o empreendedor e descubra como construir e monitorar uma estratégia de marketing digital para alavancar o seu negócio. Fontes: Como conquistar mais clientes para o seu e-commerce com SEO Material digital como configurar anúncios no Google Ads Utilize o WhatsApp Business para manter as vendas
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
O objetivo desta trilha é apresentar os princípios do marketing e oferecer as ferramentas necessárias para você criar o plano de marketing da sua empresa. Assim, você será capaz de promover o seu negócio de forma eficaz no mercado competitivo!
Você sabe o que é Marketing Digital? Aqui, você vai aprender o que é marketing digital, quais são os benefícios e desafios, cases de sucesso para te inspirarem e ações para aplicar na sua empresa. Pronto para dar os primeiros passos no mundo do Marketing Digital? Vem com a gente!
Confira o material sobre marketing digital que o Sebrae preparou para você.
Estabelecer um plano de marketing é fundamental para posicionar sua empresa no mercado, conhecendo seu cliente, seus concorrentes, a região em que ela está inserida e seu público-alvo. Esse posicionamento é o que possibilitará a você levar seu negócio aonde você quiser, pois apenas estudando todos os componentes do mercado você poderá definir estratégias para alcançar seus objetivos.
O objetivo desta trilha é capacitar você a realizar uma gestão financeira e o planejamento de metas e resultados do seu negócio. Após realizar esta trilha, você poderá aplicar as ferramentas e os conhecimentos necessários para alcançar o sucesso do seu negócio!
Cada empresa necessita estabelecer objetivos para continuar seu crescimento. Aqueles que desejam definir metas muitas vezes enfrentam dificuldades com ferramentas excessivamente complexas, que demandam recursos financeiros e uma disciplina rigorosa por parte dos colaboradores. A ferramenta Definição de Metas para PMEs oferece uma alternativa simplificada às ferramentas tradicionais, sendo uma opção viável para empresas de menor porte em um período transitório. Clique em Acesse para conferir na íntegra!
Se você é MEI (Microempreendedor Individual), certamente já sabe que um dos seus calcanhares de Aquiles é o controle financeiro. Muitos não separam, por exemplo, as finanças pessoais das do negócio, além de várias outras falhas cometidas no dia a dia. Mas tudo fica bem mais fácil quando você se depara com uma planilha amiga de finanças para o MEI. É fato que gerenciar as finanças de uma MEI pode não parecer uma tarefa fácil, afinal de contas, envolve o controle das formas de pagamento, o gerenciamento das notas fiscais, a necessidade de conhecer o fluxo de caixa, de anotar tudo o que entra e sai, além de várias outras demandas que acabam surgindo na sua rotina. É exatamente por essa razão que vamos apresentar, agora, uma planilha amiga de finanças para o MEI, pois ela vai ajudar a ter um controle maior e dominar as finanças da empresa de uma vez por todas. Continue acompanhando o texto e confira! Quais são as vantagens de ser MEI? A formalização como MEI é muito importante, pois proporciona Cidadania Empresarial. Uma vez formalizado seu empreendimento, você poderá relacionar-se com todo tipo de cliente, seja pessoa física, seja jurídica, inclusive, com o poder público. Além da Cidadania Empresarial, essa formalização oferece proteção previdenciária para o empreendedor e sua família, pois passará a contar com todos os benefícios previdenciários, como auxílio doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, o salário maternidade para a mulher empreendedora, e a família ficará assegurada com a pensão por morte e o auxílio reclusão. Lembrando que a formalização é feita de forma ágil, de qualquer computador que tenha acesso à internet, sem custo algum, completamente gratuita. Por que o MEI precisa cuidar das finanças? Bom, o empreendedor tem a necessidade de garantir o lucro no negócio. Portanto, esse acompanhamento das finanças proporcionará maior probabilidade do desenvolvimento de ações para atingir esse objetivo, bem como permitir o atendimento a declarações fiscais com exatidão. Esse controle das finanças de um MEI pode ser realizado de diversas maneiras. Você pode, por exemplo, pegar um caderno e anotar tudo: clientes, vendas, gastos, formas de pagamento etc. Ou então fazer tudo isso de modo bem prático, fácil e rápido: utilizando uma planilha amiga de finanças para o MEI. Tal controle pode ser feito diariamente, semanalmente ou mensalmente, dependendo sempre da necessidade de cada negócio. Caso você tenha uma loja ou algum tipo de comércio, pode controlar as vendas todos os dias e, em seguida, fazer um resumo do mês. O que importa mesmo para o MEI é criar o hábito de fazer essa tarefa com disciplina, pois não há milagres. Quais são os maiores erros que os MEIs cometem cuidando das finanças? Bom, alguns erros cometidos pelos MEIs têm ocasionado vários problemas no negócio. Veja os principais: o dimensionamento dos preços de forma desordenada; os gastos sem controles; a mistura com suas despesas pessoais. Por que as planilhas financeiras podem auxiliar em um melhor controle no dia a dia? O registro das informações permite que o empreendedor tome decisões com maior segurança. E, claro, para ter a agilidade que o mercado exige hoje em dia, utilizar as planilhas financeiras torna isso possível. Mas você ainda deve estar se perguntando: como elas vão ajudar a otimizar os resultados da empresa? É simples responder essa pergunta, pois, uma vez que os controles financeiros fornecem informações atualizadas sobre a operacionalização do empreendimento, consegue-se ter o acompanhamento e realizar a correção de rumos de forma rápida, fazendo com que os resultados sejam ampliados. Quais são os benefícios de utilizar uma plataforma amiga das finanças? Ter plena consciência da real situação do empreendimento proporciona ao gestor o aproveitamento de forma adequada das oportunidades, bem como o desenvolvimento de ações para minimizar ou eliminar os efeitos de uma ameaça identificada no mercado. Usando uma plataforma amiga das finanças disponibilizada pelo Sebrae, você consegue fazer contas de forma automatizada, visualizar a realidade do negócio, investigar pontos de melhorias e muito mais. Vale destacar que o foco das ferramentas disponibilizadas pelo Sebrae é a simplicidade. O objetivo é fazer com que mais pessoas usem essas ferramentas no controle financeiro da empresa, para obter resultados melhores. A planilha amiga das finanças para o MEI pode ajudar a melhorar o controle e encontrar formas de otimizar os resultados do negócio. Como o Sebrae ajuda o MEI a controlar as finanças? Podemos afirmar que o Sebrae auxilia o MEI no controle das finanças ao desenvolver ações e ferramentas no sentido de capacitar o empreendedor a construir um entendimento delas e se apoderar na gestão de seu empreendimento. Em sua maioria, os empreendedores não utilizam ferramentas para gestão financeira, pelo fato de acharem difíceis, de não terem tempo, ou de não saberem utilizar. Mas esse não é um problema aqui, já que o foco é a simplicidade que proporciona consciência sobre o negócio e apoia no desenvolvimento de ações corretivas, permitindo um melhor resultado do negócio e absorvendo conceitos para implementação de melhorias em sua gestão. Não é novidade para ninguém que um dos itens mais relevantes para qualquer empreendedor é fazer o controle das suas finanças. Buscar conhecer e estudar bastante sobre essa questão é indispensável para que a empresa tenha sustentabilidade. Então, se o empresário quiser obter resultados positivos no negócio, vai ter que começar a estruturar os seus controles financeiros. Há duas ferramentas muito essenciais para o controle de qualquer empreendimento: uma é o Demonstrativo de Resultados, que segue o conceito econômico; outra ferramenta é o Fluxo de Caixa, no campo do conceito financeiro. É preciso deixar claro que o MEI não tem que investir em um sistema caro e complexo para controle. É possível usar planilhas no próprio notebook. Assim, ao fazer esses controles, tem-se um conhecimento bastante aprofundado do próprio negócio. Em qual momento da empresa é preciso controlar as finanças? Independentemente do momento em que o empreendimento esteja, controlar as movimentações é o que vai garantir maior tranquilidade e segurança no dia a dia, além, é claro, de diminuir os riscos de endividamento. Tendo um bom plano financeiro, você vai conseguir ter dados e números sobre as finanças do seu MEI em mãos; ter uma visão bem clara de aonde o empreendimento quer chegar e o que deve ser feito; tomar decisões mais assertivas e fáceis; e, claro, reconhecer o cenário atual e desenvolver estratégias para ter um posicionamento melhor no mercado. Se seus objetivos são lucrar mais, entender melhor como o dinheiro está fluindo no caixa e criar estratégias para manter esse fluxo sempre positivo, saiba que você precisa contar com uma planilha amiga de finanças para o MEI, para fazer contas e visualizar melhor a realidade financeira da sua empresa. Gostou de saber mais sobre a planilha amiga de finanças para MEI e quer ter um conhecimento aprofundado do seu negócio? Então, entre em contato conosco para saber mais detalhes! Aproveite e confira mais sobre como encontrar o ponto de equilíbrio da sua empresa. Isso também é um fator financeiro essencial para garantir o sucesso da sua empresa!
O fluxo de caixa é uma estrutura gerencial que deve apresentar os recebimentos, os pagamentos e as despesas periódicas que ocorreram no período apurado, para que seja possível organizar as contas e antecipar problemas de ordem financeira. Além de manter o controle correto do dinheiro que entra e sai, o fluxo de caixa melhora o planejamento e auxilia o MEI nas tomadas de decisão, como: Compra de novos equipamentos. Aquisição de insumos para a fabricação de produtos. Fretes e logísticas de transporte. Pagamento de funcionários. Regularização de impostos diversos. Despesas fixas ou variáveis mensais. Custos de infraestrutura e manutenção. Para ter certeza de que suas contas estão representando a realidade da sua empresa, não deixe nenhuma despesa de fora, mesmo as que parecem não ter importância. Mantenha a sua empresa no azul com as dicas Sebrae Reduza despesas: é muito provável que haja despesas que podem ser cortadas ou, no mínimo, reduzidas. Ao fazer uma análise cautelosa das saídas e dívidas, será possível pensar em alternativas, como redução do consumo de energia elétrica ou negociação do saldo devedor de empréstimos e financiamentos. Avalie também a situação dos seus fornecedores para negociar um valor melhor. Aumente a quantidade de vendas ou serviços: em alguns casos, é possível que o plano de vendas não esteja sendo implementado da melhor forma. Investir em estratégias de marketing pode ser uma solução nesse caso. Avalie seu produto e público-alvo: verifique se você está se comunicando adequadamente com seu público-alvo. Estude se o produto ou serviço está de acordo com o que ele espera e se o preço está acessível para essas pessoas. A precificação, embora gere dúvidas ao empreendedor, é fundamental para destacar seu negócio no mercado. Inclua, no fluxo de caixa para MEI, duas informações valiosas: o saldo inicial somado aos recebimentos (seja por meio de vendas à vista ou a prazo, empréstimos de natureza diversa contraídos, entre outras modalidades de recebimento de receita); e o saldo inicial menos os pagamentos realizados (despesas fixas e variáveis, salários de funcionários, impostos e outras contribuições sociais, fornecedores etc.). Muitas vezes, uma pequena despesa feita várias vezes no mês pode representar um valor considerável quando colocada na ponta do lápis. Por fim, também deve constar o saldo final, no qual serão descritas as estimativas dos valores a receber futuramente, além da receita bruta disponível em caixa. Saiba mais Com as despesas e entradas estruturadas, fica mais fácil ter um panorama da saúde financeira da empresa, não é mesmo? Além disso, esse processo facilita a decisão de corte de gastos e informa se você precisa investir mais em marketing e vendas. Pensando nisso, o Sebrae disponibiliza uma planilha prática para que o fluxo de caixa para MEI seja realizado de forma eficiente. Clique aqui e tenha acesso. Entenda, no curso sobre fluxo de caixa, como cuidar da saúde financeira do seu negócio controlando entradas e saídas e fazendo projeções de ganhos e gastos.
Sim, você pode mudar seus dados no cadastro como MEI. Assista este vídeo e veja como é simples e rápido alterar endereço, contatos e muito mais!
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