this is an h1

this is an h2

Sun May 07 01:49:01 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
A importância da sustentabilidade no varejo

Promover respeito ao meio ambiente e ter responsabilidade social são princípios da sustentabilidade nas empresas de varejo.

· Atualizado em 07/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Não! Definitivamente, sustentabilidade não é um tema restrito a ambientalistas e tampouco é uma palavra “da moda”.

Sustentabilidade é o futuro do planeta e, por que não dizer, das organizações. O tema ainda é um desafio para muitas empresas e refere-se a uma série de decisões estratégicas tomadas por elas, até porque o consumidor está de olho nas ações implementadas nesse sentido.

É dessa preocupação de empresas e consumidores que surge o termo sustentabilidade corporativa, o qual ganha relevância na medida em que promove ações que respeitam a sociedade e o meio ambiente e, com isso, agrega valor à marca.

Assim, negócios que voltam o seu olhar para esse conceito ganham pontos junto ao consumidor, cada vez mais consciente, promovem impacto social positivo e posicionam-se melhor no mercado pelo diferencial competitivo.

Nesse sentido, as marcas têm promovido políticas corporativas e ações que beneficiam não somente o dono da empresa, mas estendem vantagens também aos clientes e à sociedade como um todo, o que inclui impactos ambientais, culturais e econômicos.

É por isso que se fala que a sustentabilidade não é um tema do presente, mas do futuro, porque o objetivo é garantir que as necessidades das próximas gerações sejam atendidas.

E como o conceito de sustentabilidade se aplica ao varejo?

O primeiro fator a se observar é o consumo consciente, pois, a partir dele, o consumidor avalia em que medida a empresa está, de fato, comprometida com a causa sustentável. Assim, algumas ações importantes observadas pelo consumidor são:

  • medidas de redução de consumo de água e energia (lâmpadas mais econômicas, eletrodomésticos inteligentes) ou mesmo utilização de fontes alternativas de energia e aproveitamento da água;
  • substituição de matérias-primas poluentes por outras mais sustentáveis, principalmente nas embalagens, evitando também o uso de descartáveis;
  • transparência na origem dos produtos e na forma como eles são feitos;
  • utilização de produtos locais;
  • valorização do artesanato da região;
  • uso de produtos orgânicos no caso de alimentos e bebidas;
  • disponibilização de pontos de coleta para reciclagem (óleo de cozinha, baterias, lâmpadas, garrafas pet, latinhas, entre outros) e colaboração com a coleta seletiva;
  • substituição de serviços que utilizam o papel por alternativas eletrônicas, como etiquetas e cardápios, por exemplo.

Que tal repensar as estratégias da sua empresa? Acompanhe a série Sustentabilidade no varejo que o Sebrae preparou para você.

Quer compreender as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas? Faça o nosso curso on-line Comunicação e relacionamento com seus clientes.

Inscreva-se também no curso on-line Criatividade

 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?