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Tue Mar 28 15:06:25 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA
Aprenda a exportar produtos para aumentar suas vendas

Exportar produtos e serviços requer planejamento e capacitação, mas é a melhor maneira de conquistar novos mercados, aumentar as vendas e incrementar o lucro.

· 16/03/2023 · Atualizado em 28/03/2023
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Já pensou em exportar produtos e serviços? Embora ainda represente um enorme desafio para os donos de pequenos negócios no Brasil, cresce, a cada ano, o número de empreendedores que pretendem expandir horizontes, lançando o olhar além das nossas fronteiras para aumentar suas vendas.  

Mas conquistar o mercado externo exige planejamento. É preciso criar uma estratégia: se qualificar, investir tempo e dinheiro e cultivar a paciência até os primeiros resultados aparecerem.  

É fundamental que o empreendedor busque conhecer em profundidade a cultura, a concorrência e a legislação, entre outros aspectos com os quais ele terá de lidar ao negociar no exterior. 

Especialistas do Sebrae avaliam que o simples fato de se preparar para vender produtos no mercado externo já traz para qualquer empresa um diferencial competitivo. Conheça, a seguir, outras vantagens da exportação. 

Que benefícios seu negócio terá ao decidir exportar? 

  1. Aumento nas vendas: seu negócio terá acesso a novos mercados e clientes e naturalmente poderá ocorrer alta nas vendas e nos lucros. Isso deve acontecer a médio e longo prazo. 
  2. Crescimento da produtividade: para exportar produtos e vender mais, a empresa precisa aumentar a produção e, com isso, diminuir seu tempo ocioso. Ao gerar uma renda maior com a exportação, o custo fixo do seu negócio tenderá a permanecer o mesmo, pois a base para rateio aumentará. Ou seja, ao ampliar a produtividade, a empresa passa a comprar mais matéria-prima e pode até negociar preços melhores. 
  3. Incentivos fiscais: empresas exportadoras contam com alguns incentivos fiscais, garantindo preços mais baixos para produtos comercializados no mercado internacional. 
  4. Melhoria nos processos: quando uma empresa passa a exportar, melhoras significativas surgem tanto dentro do negócio, com investimentos em novas tecnologias, novas formas de gestão e qualificação da mão de obra, que vão agregar valor à marca, quanto em fatores externos, como melhorar a imagem da empresa frente a clientes e fornecedores, criando, assim, um diferencial competitivo. 

Além das vantagens citadas acima, a exportação favorece o aumento do market share, a diminuição da dependência do mercado interno e o acesso a novas tecnologias. Boa parte das empresas que iniciam seu processo de exportação têm um crescimento considerável, comparado ao de empresas que não exportam. 

Você está pronto para exportar? 

Já citamos acima que, para exportar, qualquer empresa precisa se preparar para atender aos padrões internacionais. Preste atenção nessas dicas: 

  • Para conquistar o mercado internacional, antes de tudo, é preciso avaliar como anda a gestão financeira da sua empresa. É fundamental que no âmbito nacional ela tenha uma administração enxuta, conheça seu ponto de equilíbrio, custos e lucro e esteja ciente de que precisará investir para adequar seu produto, pois o retorno não é imediato; 
  • Também é essencial que a empresa tenha um planejamento estratégico. Isso inclui definir as mercadorias que serão vendidas e fazer um estudo sobre o país no qual ela deseja ingressar. É imprescindível avaliar a concorrência e o mercado, pois sem esses dados é praticamente impossível ganhar vantagem competitiva; 
  • A exportação de mercadorias envolve diferentes custos, como frete, taxa de câmbio e transporte. Um bom planejamento financeiro é necessário para não comprometer o processo e ajudar a empresa a organizar o orçamento e o fluxo de caixa para ter uma reserva financeira em caso de imprevistos; 
  • O próximo passo é a capacitação para exportação. Nesse momento, o empreendedor entenderá como funciona o mercado internacional, qual mix de produtos da empresa é o mais competitivo e qual o mercado mais adequado. 

O mercado internacional é uma excelente oportunidade para dar competitividade e sustentação às empresas e, independentemente do porte, todas devem enxergar a internacionalização como perspectiva de negócios. Não perca tempo: descubra como exportar pode ser mais uma oportunidade de ampliar seu negócio! 

Em caso de dúvidas sobre este tema, procure o Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! 

Saiba mais: 

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