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Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Aprenda a vender livros pela internet

Conheça algumas dicas simples para empreender e vender livros.

· 06/04/2023 · Atualizado em 08/05/2023
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O varejo é um dos setores que mais trazem oportunidades de empreendimento, caracterizando-se pelas vendas de produtos direto ao consumidor. Se você pensa em empreender e quer abrir um negócio nessa área, uma boa dica é estruturar uma loja on-line para vender livros.

Vender livros pela internet é uma boa opção, na medida em que grande parte dos consumidores têm preferido essa forma de adquirir as obras, ou seja, se alguém pensava que a tecnologia afastaria os leitores dos livros, pelo contrário, ela tem sido um combustível para promover a leitura.

É claro que os grandes marketplaces possuem preços baixos, o que é um diferencial competitivo a favor deles, mas isso não quer dizer que o seu negócio de livros pela internet não pode prosperar.

Tudo vai depender de boas estratégias de divulgação e marketing e de oferecer benefícios aos seus clientes, mas o primeiro passo para iniciar qualquer empreendimento é conhecer o mercado, saber quem pode ser seu parceiro, conhecer a concorrência, analisar as tendências e estratégias de negócios, enfim é preciso conhecer bem o segmento em que você pretende atuar. A seguir, temos mais algumas dicas para você abrir a sua livraria virtual.

  • Defina o público-alvo e o nicho literário: por mais que você tenha a possibilidade de comercializar diferentes gêneros literários, é importante escolher um nicho e se especializar nele, para atender a um público específico e fidelizá-lo. Disponibilize uma variedade de títulos e um bom número de exemplares, no caso de livros físicos. Não se esqueça de que hoje é interessante oferecer ao público as versões impressas e também as versões digitais das obras (E-books).
  • Pesquise as principais distribuidoras: os fornecedores precisam ser de confiança, oferecer bons preços e boas condições, para que você possa fazer o mesmo com o seu cliente e ter produtos de boa qualidade. Você pode, inclusive, estabelecer parcerias com distribuidoras para ajudar no frete e na entrega para os clientes.
  • Posicione-se com bons preços e promoções: precificar corretamente é fundamental para a sobrevivência do negócio e também para a sua empresa conseguir competir no mercado.  Pense em promoções esporádicas ou, quando não for possível melhorar o preço, oferecer alguns diferenciais, como o frete grátis, por exemplo.
  • Posicione-se digitalmente: na loja virtual, você consegue exibir todo o seu catálogo de livros, descrições dos produtos com boas fotos, preços e condições de pagamento. Procure escolher uma boa plataforma de e-commerce, em que você consiga estruturar um site responsivo, além de estar disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Não se esqueça também da presença nas redes sociais. Você pode integrar esses canais e oferecer várias opções de compra e de pagamento, de atendimento, bem como de divulgação e marketing.
  • Facilite a busca: simplifique o que puder para o consumidor localizar o que está procurando. Uma boa ferramenta de busca é essencial, além de disponibilizar informações e detalhes que facilitem a busca, como, por exemplo, título com o nome inteiro da obra, além do nome do autor como mostrado na capa. Fazer constar hashtags, separar por categorias e gêneros literários também facilitam a busca pela obra.

 

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