Como fazer bonito em um mercado ultra competitivo? Com muito talento, esforço e boas ideias de quem já chegou ao topo
Para fazer uma boa gestão e obter os melhores resultados no seu salão de beleza, o caminho vencedor sempre começa por ouvir os conselhos dos experts. Por isso, selecionamos dez sugestões de profissionais empreendedores que são bem sucedidos:
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Pesquisa de mercado
Indispensável para conhecer bem sua área de atuação, qual o público-alvo, análise da concorrência, carências do setor e diversos outros fatores a serem explorados. Assim, poderá traçar a melhor estratégia de olho nos resultados.
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Plano de negócios
É um documento guia que vai nortear todos os movimentos da empresa. Começando com um bom rascunho, agregando tudo aquilo que servirá como direcionamento para fazer do seu empreendimento um sucesso. Deve responder às perguntas:
- O que é a empresa?
- Quem será o público-alvo?
- Como ela terá sucesso?
- Qual dor do meu cliente a minha empresa irá solucionar?
- Como vou me diferenciar da concorrência?
Tenha sempre em mente que o plano de negócios é um processo contínuo, um trabalho em andamento. A cada ano, ou quando acontecer mudanças no mercado (como uma pandemia), é preciso voltar à sua bússula e reencontrar o norte.
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Contratação e engajamento
Encontrar os melhores profissionais e parceiros do mercado é uma tarefa tão difícil quanto indispensável. Mas jamais esqueça que a retenção é o fator de prosperidade, aquele que vai permitir que o sucesso se mantenha a longo prazo. É fundamental dividir responsabilidades, informações e, inclusive, lucros, de forma justa, para que todos se sintam contemplados e tenham vontade de continuar fazendo parte do seu negócio.
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Estratégias de marketing
Claro que o boca a boca entre clientes satisfeitos é essencial, mas um plano de marketing sólido é o investimento no futuro que todo empreendedor deve fazer. Construir uma excelente presença digital, baseada em imagens, é o ideal para empresas que têm um atrativo visual a oferecer. No momento, o Instagram é o maioral nas fotos de resultados estéticos, mas o profissional tem que se manter atualizado pois as redes sociais mudam do lugar que ocupam no topo conforme inúmeros fatores. Lembre, sempre, de pedir autorização a seus clientes antes de postar fotografias! Ainda, peça a eles para marcar o salão e fazerem elogios (sinceros) a cada visita.
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Venda de produtos
Aquela vitrine de produtos especializados, para uso profissional, que os salões ostentam discretamente pode contar com alguns bons toques a mais. Desde a exposição, com boa iluminação, espelhos e cuidados na exibição, até a indicação com recomendação de uso.
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Experiência
O resultado final do serviço que o cliente buscou tem que ser o melhor possível, é claro, mas outros fatores também compõem a satisfação com o salão de beleza. Entre eles, merecem destaque o atendimento, o relacionamento entre salão e cliente e algo difícil de definir mas bastante concreto, um sentimento que separa o lugar "sem sal" daquele único, memorável. Talvez esse detalhe esteja na atenção dispensada aos mínimos detalhes, na diferença de tratamento entre um cliente e outro que faça cada um se sentir especial, no cuidado em oferecer sempre um algo a mais em cada visita.
Cabe a pergunta: o que seu salão pode oferecer de individualização, um segredinho que faz com que cada cliente saia de lá disposto a indicar o serviço e voltar mais vezes? A resposta pode estar em questões simples com a simpatia, o sorriso no rosto de todos os profissionais, uma massagem relaxante no couro cabeludo, uma toalha quentinha sobre os ombros. Pense em tornar a sua marca sensórea e identificável.
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Fidelidade
Pedir que seus clientes indiquem o salão aos conhecidos e ainda se sintam recompensados é tarefa simples para quem tem um plano de fidelidade formalizado e que funcione direito. Oferecendo descontos, produtos ou serviços para o cliente que indicar, o amigo que vier dessa forma e o parceiro que trouxer novos clientes, é possível ampliar a carteira fazendo com que todos se sintam satisfeitos.
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Atmosfera
Um salão de beleza deve ser rigorosamente limpo, extremamente confortável e absolutamente acolhedor. Para lá dos equipamentos de higiene e esterilização, vale pensar no café, água e balinhas oferecidos, a música ambiente, o chão sempre brilhante, toalhas sem uma mancha sequer, revistas novas e um bom wi-fi.
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Finanças
O livro-caixa é o pior lugar para ser otimista. Tenha expectativas reais, um bom planejamento e uma reserva para emergências! Evite:
- Subestimar custos;
- Superestimar lucros;
- Passar um dia sequer sem acompanhar o fluxo de caixa;
- Misturar finanças pessoais com as do salão.
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Gestão Digital
A gestão de um salão de beleza de sucesso -e uma terefa complexa com inúmeros fatores a observar. Uma boa administração pode ser extremamente facilitada com o uso de uma planilha cuidadosa ou uma eficiente plataforma de gestão de negócios. Essa pode facilitar, inclusive, oferecendo serviços como agendamento de serviços online, chat para resolver dúvidas e sistema de pagamentos, além de, internamente, sediar todos os orçamentos e despesas da empresa.
Enfim, administrar com sucesso um salão de beleza é tão delicado quanto obter êxito em qualquer empreendimento. Exige estudar, trabalhar, controlar e motivar. Em todas as etapas de negócio, o Sebrae pode ajudar sua empresa a conquistar o sucesso que ela merece.
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