this is an h1

this is an h2

Mon Apr 11 12:27:18 BRT 2022
Empreendedorismo | RURAL
5 dicas para alimentar o rebanho bovino em época de seca

Aprenda a implementar a estratégia que mantem a qualidade da alimentação do seu rebanho

· Atualizado em 11/04/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Providenciar pasto para alimentar o rebanho bovino em época de seca é um dos principais desafios para o pecuarista brasileiro, principalmente para aqueles que atuam na região central do Brasil, onde a seca e as mudanças de temperaturas afetam a produção de forragem e reduzem a qualidade do pasto.

No entanto, a solução para esse problema está em uma técnica que já é muito utilizada no cerrado: o diferimento de pastagem. O termo “diferir” significa adiar, postergar ou prolongar. A técnica, portanto, consiste em selecionar algumas áreas da sua fazenda, no período das chuvas, e preservá-las na época do pastejo. Fazendo isso, você garante forragem no período de seca e reduz os efeitos causados pela sazonalidade do local.

Essa estratégia é essencial para que você, pecuarista, enfrente a falta de chuvas em sua fazenda. E para implementá-la da melhor forma possível, preparamos cinco dicas de ouro:

  1. Fique atento à época certa para realizar o diferimento

Para que a técnica do diferimento de pasto funcione na sua fazenda, é fundamental que o terreno seja separado antes da seca chegar e/ou antes de as temperaturas baixarem. Portanto, no Brasil, o período ideal é entre os meses de fevereiro e março.

  1. Realize o diferimento da terra em escalas

Procure não diferir apenas uma área, para ser utilizada em um único período. Em vez disso, divida o terreno para atender a épocas diferentes. Por exemplo: 50% do espaço para maio a julho, e a outra metade para agosto a outubro.

  1. Atente-se à duração do diferimento

É fundamental que você entenda que quanto maior for a duração do diferimento, menor será a qualidade da forragem e quanto menor esse tempo, menor a quantidade de forragem. É preciso trabalhar no terreno em um período de 60 a 90 dias.

  1. Rebaixe o pasto antes do diferimento

Rebaixar o pasto antes do diferimento significa remover a folhagem velha para melhorar a formação de folhas novas. Portanto, reduza a altura do pasto em 10 ou 20 centímetros.

  1. Não se limite à forragem diferida, aposte na suplementação do rebanho

Apesar de a técnica de diferimento providenciar alimento para o seu rebanho em um período de seca, a forragem diferida é de baixa qualidade. Isso pode provocar um baixo desempenho dos bovinos. Portanto, invista em suplementação proteica e energética.

 

Pecuarista, quer receber mais dicas como essas?

Entre para o grupo do Sebrae no Telegram e receba conteúdos exclusivos sobre pecuária. Acesse: https://t.me/sebraepecuaria

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?