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Sat Aug 20 00:36:47 BRT 2022
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
5 dicas para aumentar suas vendas nas redes sociais

Aproveite os recursos de conexão e interação das redes sociais para conquistar e fidelizar seus clientes.

· Atualizado em 20/08/2022
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O crescimento da influência das redes sociais nos hábitos de consumo dos brasileiros tem aumentado. Hoje, fala-se em venda social (social selling), que são as vendas realizadas a partir de relacionamentos ou pelas redes sociais. 

Pesquisas mostram que 76% dos consumidores utilizam as redes sociais na hora da compra: 56% para ver avaliações de clientes; 54% para comparar valores. As redes sociais preferidas são: Instagram, com 62%, e Facebook, 61% (All iN | Social Miner).

As vantagens de se negociar pelas redes sociais são muitas. Além de maior visibilidade e divulgação da marca, é possível trabalhar marketing de conteúdo para captar leads qualificados, educar a audiência e fidelizar. Por conta das características das redes socais, as vendas não ocorrem diretamente, mas por meio do convencimento. 

Para escolher e aplicar as estratégias mais assertivas para o seu negócio, aumentando, assim, suas vendas, separamos algumas dicas. Confira. 

  1. Conheça seu público

O primeiro passo em qualquer estratégia de marketing digital é conhecer o seu público e identificar em que redes sociais ele está mais ativo. Você precisa saber quais são as dores e os interesses, como é seu comportamento, onde mora, idade e gênero. 

Com esses dados, você deve construir a sua persona, um personagem fictício do seu cliente ideal. A persona é mais específica que o público. Ela tem nome e sobrenome, idade, profissão. O objetivo é ter o máximo de direcionamento e, como estamos falando de redes sociais, é criar aproximação e manter relacionamento com o seu cliente. 

  1. Faça um planejamento

O seu planejamento precisa ser real. Para isso, comece com um calendário editorial ou de publicações. Você consegue programar e visualizar seu conteúdo e seus posts. Por exemplo, na segunda-feira, início da semana, falar sobre as tendências do mercado; na terça-feira, curiosidades sobre seu produto e assim por diante. 

O seu cronograma também pode ser mensal. O importante é que você se planeje para otimizar seu tempo e suas estratégias. Coloque no seu planejamento seus objetivos e a forma como você fará o acompanhamento das suas ações. 

  1. Produza postagens com frequência, constância e intenção

Nas redes sociais, a constância é um ponto essencial. Você precisa estar presente para não ser esquecido, tanto pelo algoritmo quanto pela audiência. Mas, a quantidade não é o foco. É preciso publicar conteúdo de qualidade e com intenção. 

Para manter o relacionamento, crie conteúdos criativos e que gerem engajamento. Seu público precisa participar, comentar, compartilhar, já que estamos falando de redes sociais. Você pode fazer enquetes, colocar caixinhas de perguntas, lives. As redes sociais oferecem uma variedade enorme de ferramentas para você interagir com seu cliente. 

  1. Posicione-se como autoridade no seu mercado

Existe muita gente e muitas empresas nas redes sociais. É preciso um diferencial. A autoridade é uma maneira de se destacar no seu nicho. Mostre que você tem conhecimento, criando conteúdo específico. Os vídeos são excelentes alternativas porque o seu público consegue ver a sua postura, como você fala e, além disso, geram um maior engajamento. 

Outra opção é realizar lives com especialistas ou trazer informações sobre pesquisas que tenham relação com o seu produto ou serviço. Se você tem um pet shop, por exemplo, você pode convidar um veterinário nutricionista para falar sobre alimentação para cães ou outro assunto de interesse do seu cliente.

  1. Use Chamadas para Ação

Os CTAs, Call To Action, são estratégias de conversão. São recursos para você orientar o seu cliente para o passo seguinte no funil de vendas. Eles direcionam e levam o seu seguidor para uma ação.

Você pode usar um CTA para que seu cliente acesse seu site ou sua loja virtual, por exemplo. Pode ser um “Saiba mais”, “Compre aqui” ou outro que tenha relação com o seu conteúdo e negócio.  

Nas redes sociais é possível verificar diversos cases de sucesso. Pequenos empresários que investiram em conteúdo e estão fazendo a diferença. É o caso de dentistas, pediatras, nutricionistas que aumentam seus atendimentos e receitas, produzindo conteúdo educativo e com dicas para o seu nicho. 

Um outro case, mas de uma empresa grande, é o da Magazine Luiza. A loja tem forte presença digital e um perfil da personagem Lu do Magalu, com mais de 5 milhões de seguidores. 

Lembre-se de conhecer seu público e fazer um bom planejamento. Dessa maneira você pode aproveitar melhor todos os recursos que as redes sociais oferecem e aumentar as suas vendas. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

5 dicas para atrair mais clientes usando as redes sociais

Utilize bem as redes sociais e conquiste clientes para sua empresa


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