this is an h1

this is an h2

Wed Dec 21 13:32:04 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA
5 dicas para aumentar suas vendas no Mercado Livre

Se você quer obter sucesso nas vendas e uma boa reputação para seu negócio, conheça essas recomendações.

· 26/08/2022 · Atualizado em 21/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Existem cinco pilares que separam os vendedores que apresentam crescimento contínuo em número de clientes e em faturamento dos que se mantêm estagnados. São eles: oferta, tráfego, serviço e escalabilidade. O Sebrae e o Mercado Livre vão ajudá-lo a entender, na prática, como aplicar cada um desses termos.

1 - Oferta

As ofertas são poderosas ferramentas de manutenção e conversão de clientes, pois atraem a sua atenção e despertam o seu interesse precisamente pelas condições especiais. Por meio das ofertas é possível aumentar vendas, elevar o ticket médio e

fazer o estoque girar para dar espaço a novos produtos. Mas, para a criação das promoções, é necessário planejar um anúncio que se destaque em relação aos da concorrência. Para isso, você, empreendedor, precisa considerar as seguintes etapas:

  • Texto

O texto precisa ter as principais informações sobre a mercadoria anunciada. É importante ser objetivo e claro no seu anúncio. Lembre-se de que você deve convencer o cliente em poucos segundos. Para isso, opte por frases e palavras que descrevam seu produto da melhor forma e que estejam de acordo com a intenção de busca dos usuários.

  • Título

Capriche no título. Muitos consumidores somente abrem o anúncio se a sua chamada gerar interesse. Detalhe para os CTAs (call to actions), ou chamadas para ação. São pequenas frases, frequentemente em formato de links ou botões, que incentivam o usuário a realizar uma determinada ação.

  • Foto

Pense também na qualidade da imagem do produto. Elas devem ser nítidas, de forma que mostrem exatamente o que você está ofertando. Publique mais de uma, com ângulos diferentes, para o consumidor ter uma melhor ideia daquilo que está pensando em comprar.

  • Preço de venda

Planeje o preço levando em consideração o lucro que você terá sobre a venda. Mas, não exagere no valor. Caso contrário, a concorrência pode ganhar a disputa.  Ah! E como já foi dito, se possível, dê a opção de parcelamento.

  • Compare

Antes de publicar o anúncio, faça uma análise de como os seus concorrentes estão divulgando determinado produto. Assim, você pode ter outras referências e aplicá-las para deixar o anúncio o mais assertivo possível. 

  • Envio

Para os clientes é muito importante saber quando receberão o produto. A velocidade da entrega é um fator extremamente valorizado, por isso, pode ser um ponto pelo qual você pode se destacar. Saiba mais sobre o Mercado Envios e quais são os benefícios do Mercado Envios Flex.

2 - Tráfego

No e-commerce, o tráfego corresponde à quantidade de pessoas que visitam o seu site. É, sem dúvidas, um dos principais KPIs (indicadores-chave de desempenho) de sucesso de um empreendimento digital. Existem dois tipos de tráfego: o orgânico e o pago. O tráfego orgânico é aquele que acontece quando o seu site ou sua rede social é encontrado de forma espontânea ou por indicação. Ou seja, você não precisou investir em anúncios para alcançar os consumidores. Eles que foram atrás de um produto como o seu e encontraram a sua marca. É uma maneira de reduzir investimentos, construir uma base sólida de leads e escalar o seu negócio.

Em contrapartida, o tráfego pago é toda audiência (pessoas interessadas na sua mensagem) que chega até sua marca após clicar em campanhas pagas, a exemplo do Google Ads. Ou seja, é a sua empresa que busca o público, e não o contrário. Assim que termina o investimento na campanha, a página deixa de aparecer em destaque nas pesquisas dos usuários. É uma boa maneira de direcionar os clientes com maior probabilidade de conversão. Para saber mais sobre o tema, clique aqui: Tráfego patrocinado pode turbinar suas vendas

3 - Serviço

A excelência durante o serviço é fundamental para fidelizar os clientes. É o que determina se ele vai manter ou não o relacionamento com a sua empresa. Então, é importante oferecer um bom serviço e ser empático com seu cliente. Seja rápido, claro e honesto com as informações. O pós-venda também é uma etapa fundamental em toda jornada de compra.

4 - Escalabilidade

De modo geral, a escalabilidade refere-se à possibilidade de a empresa crescer em número de clientes e faturamento sem precisar aumentar os seus custos mensais. Quando o seu negócio é escalável, você tem a chance de se preocupar mais com as estratégias para levá-lo a um nível melhor. Automatizar alguns processos é fundamental. Por isso, indicamos os aplicativos do Mercado Livre disponíveis nas lojas de aplicativos App Store e Google Play. Com as plataformas, é possível:

  • Analisar o mercado;
  • Carregar e alterar preços e estoque dos produtos;
  • Responder perguntas e usar o serviço do sistema de mensagens;

Emitir NF-e.

Outra forma efetiva de melhorar o seu negócio é contratando uma das consultorias certificadas pelo Mercado Livre. Nos certificamos de que elas ofereçam um serviço de qualidade para acompanhá-lo no crescimento das suas vendas.

5 - Reputação

A reputação da sua empresa tende a impactar diretamente o volume de vendas. Isso porque essa percepção está ligada à confiança que o cliente e o mercado têm em seus produtos e serviços. Quando se cumprem compromissos e prazos, se constrói um relacionamento mais sólido com compradores, fornecedores e demais profissionais envolvidos no negócio. Por isso, dedique-se a desenvolver e preservar uma opinião positiva sobre sua marca.

No caso do Mercado Livre, para alcançar a credibilidade desejada com as vendas, preste atenção nessas quatro variáveis:

 quantidade de reclamações (comentários negativos sobre o produto), tempo de envio, mediações e índice de cancelamentos. Não se esqueça de que, para fazer o cálculo da reputação, usamos a quantidade de produtos vendidos nos últimos 3 meses, acrescidos do mês atual.  Saiba mais em: A importância da reputação do vendedor. Confira o artigo na íntegra aqui.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?