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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
5 dicas para garantir a segurança dos dados dos clientes

Empresas precisam se adequar à LGPD e priorizar a segurança da informação para ter um diferencial estratégico de impacto no relacionamento com o cliente.

· Atualizado em 20/08/2022
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A internet e as novas tecnologias ampliaram o mundo dos negócios e aproximaram ainda mais consumidores de marcas e empresas. No entanto, com essa evolução, também veio um desafio: a segurança dos dados.  

Enquanto navega, o usuário deixa rastros e dados, que são utilizados pelas empresas para promoção, divulgação, relacionamento e outras ações. Vazamentos de informações passaram a ser uma preocupação. Segundo o Google, em 2020, as pesquisas pelo termo “privacidade on-line” cresceram mais de 50% em comparação ao ano anterior. 

Empresas e clientes estão preocupados e atentos à questão da segurança dos dados. Existem três premissas básicas nessa discussão sobre a importância de se garantir a privacidade dos seus clientes:

 

O investimento em segurança da informação deve ser uma prioridade e, além de evitar problemas jurídicos, pode ser um diferencial do seu negócio em relação à concorrência. Esse investimento não precisa ser, necessariamente, financeiro. Conhecer a legislação também é fundamental. 

A Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, foi sancionada em 2020 para regulamentar as ações das empresas em relação ao uso dos dados dos clientes, tanto nos meios digitais quanto nos tradicionais. Assim, todas as empresas precisam se adequar à lei para não sofrer penalidades, como advertências, multas ou suspensão das atividades. 

Para garantir a segurança dos dados dos seus clientes, separamos cinco dicas. Confira

1. Política de privacidade transparente 

Crie um documento com a política de privacidade do seu negócio e disponibilize-o para o seu cliente. Garanta a clareza das informações e dos processos, de maneira que todos tenham acesso e conhecimento.

2. Atualização de software 

Para diminuir o risco de ataques cibernéticos, mantenha a atualização dos softwares constante. Não espere o momento do vencimento ou de menos fluxo de trabalho para realizar esse procedimento. Mesmo que tragam despesas extras, as atualizações precisam ser priorizadas para trazer segurança dos dados dos seus clientes e manter a credibilidade da sua marca.

3. Teste de vulnerabilidade 

Teste regularmente seus sites para encontrar e corrigir vulnerabilidades. Se você tem um e-commerce, essa dica é fundamental para você avaliar constantemente seus dispositivos de segurança.

4. Atenção à ciberataques 

Tenha um plano de contingência para casos de crises ou ataques de hackers. Esse planejamento deve conter ações de gestão de crise e protocolos para retomada operacional, caso seja necessário.

5. Equipe treinada - gestão da crise

Treine seus colaboradores sobre as políticas de privacidade e os procedimentos em caso de crise. Isso pode minimizar o risco à segurança da informação do seu negócio e dos seus clientes. 

Ferramentas para segurança

Se o seu negócio é de vendas on-line, o uso de algumas ferramentas pode ser o seu diferencial para manter a segurança dos dados dos seus clientes. Conheça algumas possibilidades:

  • Certificado SSL (Secure Sockets Layer): trata-se de uma tecnologia de criptografia dos dados que são coletados em uma rede. Quando você adquire esse certificado, um cadeado aparece na barra de navegação, mostrando que o site tem essa segurança. 
  •  Selos: também são certificados que autenticam a segurança do site e garantem uma reputação on-line. Alguns exemplos de selos: Ebit, Site Blindado e Black Friday Legal.
  •  Sistemas antifraude: são serviços que cruzam dados e fazem análises de biometria e comportamento digital para confirmar a legitimidade de alguma transação. Assim que a negociação é concluída no sistema, é feita uma validação manual, com ligações e envio de e-mails para comprovar se a operação é autêntica. 

Hoje em dia, é essencial priorizar a segurança dos dados dos seus clientes. Estudar e adequar sua política de privacidade à LGPD é uma exigência, mas também é fundamental para que seu negócio se diferencie no mercado. Além disso, transmitir credibilidade e confiabilidade traz um impacto forte na relação com os seus clientes e pode trazer resultados positivos. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Lei Geral de Proteção de Dados 

LGPD: o que o empreendedor precisa saber? 


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