Aliar tecnologia e serviços diferenciados é o caminho para inovar e trazer sucesso futuro para salões de beleza.

Segundo o empresário do segmento de beleza e terapeuta capilar Maikel Antunes, de Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul, o futuro é importante; e os profissionais da Beleza, que trabalham com moda e tendências, precisam sempre criar algo interessante. Para isso, devem olhar para o passado, olhar para o presente e fazer uma estratégia para o futuro do salão de beleza. Maikel participou de uma Conferência de Futuro para Salão de Beleza e, com base nesta participação, ele aponta algumas dicas sobre a tendência que agora já é realidade. Essas tendências são muito interessantes e podem orientar os salões de beleza que querem inovar.
O salão de beleza deve ser um lugar aconchegante e receptivo, que oferece tratamentos que priorizam a saúde do cabelo e do couro cabeludo e, consequentemente, realçam a beleza natural das clientes.
Além disso, dentro desse estabelecimento deve haver uma combinação entre tecnologia e natureza. Os processos devem ser cada vez mais digitalizados e a decoração composta por vasos de plantas e aproveitamento da luz natural. “Essas são características que podem ser adotadas por proprietários de salões de beleza preocupados em atualizar seu negócio e destacá-lo da concorrência”, comenta o empresário. Investir em serviços que promovam bem-estar também pode agregar valor aos já consagrados serviços tradicionais.
Acompanhe 5 dicas atuais para o seu salão de beleza e conheça os materiais Sebrae que podem lhe ajudar a saber mais:
1 - Beleza natural
De acordo com Maikel Antunes, a tendência da beleza natural é uma das coisas a ser considerada pelos salões de beleza do futuro. Este conceito está tanto no cabelo das clientes, que buscam serviços para realçar a cor e a textura natural, quanto na decoração do espaço, que é composta por elementos que “conversam” com a natureza, como vasos de plantas e entrada de luz natural.
“Além disso, os produtos utilizados nos atendimentos contam com ingredientes orgânicos e fórmulas veganas, capazes de estimular o sensorial dos clientes”, acrescenta. Como exemplo, o expert cita a Chá Terapia, um tratamento realizado com ervas medicinais que, além de cuidar dos fios e do couro cabeludo, também estimula o bem-estar e o relaxamento da mente.
Para saber mais sobre boas práticas e ESG em serviços de beleza, o Sebrae desenvolveu uma Cartilha com dicas muito interessantes de como tornar seu salão de beleza mais sustentável.
2 - Saúde capilar
Com o mundo atual cada vez mais rápido e digital, a saúde se torna prioridade e anda lado a lado com a beleza. É nesse cenário que surge a terapia capilar, que conta com protocolos específicos para manter o cabelo e o couro cabeludo saudáveis.
“Cada vez mais as pessoas estão estressadas, pois estão dormindo menos e passando mais tempo frente à tela do celular. Esse novo estilo de vida está impactando na saúde dos fios e da pele e fazendo com que os consumidores busquem soluções mais naturais”, argumenta Maikel Antunes.
O Sebrae tem uma série de artigos sobre Cronograma Capilar para salões de beleza e uso de produtos capilares low poo e no poo.
3 - Clube de assinatura
O expert enfatizou ainda que outra tendência forte no salão de beleza do futuro é o clube de assinatura, modelo de negócio que nasceu com as plataformas de streaming e se estendeu para outros segmentos.
“Quando a cliente compra um pacote de serviços ou faz assinatura mensal, isso mantém o fluxo de caixa do salão sempre alto e faz com ela retorne mais vezes para ser atendida, haja vista que economiza em comparação ao pagamento de serviços individuais”, justifica.
O Sebrae tem um artigo que explica como é o salão de beleza por assinatura e a fidelização de clientes.
4 - Diferenciação
Segundo ele, a tendência da personalização tem a ver com criar uma identidade própria para o seu salão de beleza. “É isso que vai ajudar a diferenciar o seu estabelecimento da concorrência”.
No Portal do Sebrae você poderá saber mais sobre a tendência de Personalização de produtos Beleza.
“No meu salão de beleza, estamos sempre tentando deixar nossa assinatura em tudo o que fazemos. Quando um cliente chega aqui encontra um espaço que conversa com a natureza, que trabalha com produtos de ponta e que o leva para viver uma verdadeira experiência”, exemplifica o terapeuta capilar.
5 - Digitalização
Para finalizar, Maikel cita a digitalização como uma dos principais atributos do salão de beleza do futuro. “O mundo está cada vez mais digital e nós precisamos acompanhar essa realidade”, acrescentou.
De acordo com o expert, uma forma de digitalizar o salão de beleza é adotar um sistema que facilite a gestão do negócio e o agendamento de horários. “Os sistemas de hoje em dia estão mais democráticos, completos e fáceis de utilizar”, avisa.
Ainda segundo o empresário e terapeuta capilar, o impulsionamento de anúncios nas redes sociais corresponde à digitalização da propaganda. “Os clientes estão toda hora no celular. Se você não investir em anúncios nas redes sociais, outro salão irá investir e captar o seu cliente. Pense nisso!”
Foi um prazer te ajudar :)