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Mercado e Vendas | MÉTODO DE VENDA
5 motivos para investir em vendas on-line

Você ainda está pensando se vai vender on-line?

· Atualizado em 02/12/2022
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Para atender às necessidades de um consumidor que está cada dia mais digital, as vendas on-line são a solução.

Inspirados neste post, elaborado pelo Sebrae Espírito Santo, vamos falar hoje um pouquinho sobre os motivos para investir nas vendas on-line. É fato que o modo de comprar do consumidor mudou. E, se o consumidor dita as regras no mercado de hoje, é certo que precisamos acompanhar essa mudança. Somente este ponto já basta para que possamos pensar em investir nas vendas on-line. Mas, existem outras razões, tão interessantes quanto!

Depois da pandemia de covid-19, podemos perceber o quanto é importante estarmos presentes no cotidiano dos clientes de outras formas, além do ponto de venda físico. Hoje, o cliente tem uma jornada de compras híbrida, ou seja, circula pelo ambiente físico e digital ao mesmo tempo. Se queremos nos conectar com ele, de forma verdadeira, é importante também estarmos presentes em diversos canais de compras. 

A possibilidade de investir nas vendas on-line torna a jornada de consumo cada vez mais próxima do consumidor. Mas, quando falamos em investir nas vendas on-line, não estamos nos referindo a você ter, necessariamente, um site. Uma alternativa para quem quer lançar-se no e-commerce, mas não está muito familiarizado com tecnologia, é o marketplace. Para quem não sabe a diferença entre os termos, podemos simplificar: o e-commerce é a loja de uma empresa no ambiente digital, e o marketplace é o shopping center virtual, reunindo produtos de diferentes marcas. O marketplace pode ser o pontapé inicial que o empreendedor precisa para lançar-se no ambiente virtual. 

Entretanto, hoje é possível comercializar seus produtos e serviços por meio de outros canais de venda on-line que não exigem muito investimento financeiro. Podemos citar aqui o WhatsApp e as redes sociais. 

Trabalhar as redes sociais não significa que o seu negócio precisa estar presente em todas as disponíveis. Pense naquela rede que faz mais sentido para o seu cliente. Caso você trabalhe com um público de uma geração mais jovem, talvez faça sentido desenvolver ações no TikTok. Ou, se o seu público é adepto do Facebook, foque nele! 

Aproveite que estas redes sociais te permitem desenvolver ações de baixo custo e torne o seu processo de venda mais digital. Assim, além do ponto de venda físico e com baixo investimento, você consegue desenvolver um outro canal de comercialização. Você se surpreenderá com a quantidade de ações possíveis para alavancar as vendas.

Outro motivo bastante interessante para você investir nas vendas on-line é que você tem a possibilidade de ter um retorno com baixo investimento. Isso quer dizer que este canal de comercialização é muito mais barato do que um ponto de venda físico, onde você necessita do aluguel, do mobiliário e de uma equipe para poder viabilizar a operação. Os canais de venda on-line são mais flexíveis quanto aos custos, pois a sua operação inicial acaba sendo infinitamente mais barata do que um ponto de venda físico. Ou seja, você consegue iniciar uma operação com menos recursos. 

Porém, fique atento quando você entrar nos canais de venda on-line: a competição também é muito maior! Então, é necessário que você planeje a forma de apresentar os seus produtos com qualidade e com recursos, como textos e vídeos interessantes, que farão o seu público criar uma conexão. Guarde bem esta palavra: você precisa desta conexão para gerar interação e reverter em vendas. 

Outro ponto importante que você deve observar nas vendas on-line é sobre os números que vão te dar os resultados do negócio. Você consegue analisar quantas pessoas visualizaram, quantas pessoas clicaram, ou seja, toda a forma de interação com o seu produto. Hoje, por meio de recursos simples, os números que traduzem esta interação servem de radar e aprendizado à empresa. A partir daí, é possível direcionar estratégias para que você consiga relacionar-se cada vez melhor com o seu público e aumentar assim as suas taxas de conversão.

Lembre-se sempre que a internet é uma grande vitrine. Desta forma, é preciso pensar a melhor forma de chamar a atenção e criar uma conexão genuína com aquelas pessoas que você realmente quer conversar. É impossível conversar com todo o mundo nos canais de venda on-line. Então, tenha bem claro o seu posicionamento, o seu tom de voz e o discurso que você quer trazer para criar a sua comunidade. Esta postura fará com que o seu discurso seja direcionado e que você consiga criar um relacionamento com quem você realmente deseja, aumentando, assim, a sua percepção de valor pelo cliente. Portanto, não esqueça de segmentar corretamente o mercado com o qual você quer comunicar-se, pois a internet nos possibilita infinitas possibilidades de diálogo.

A pandemia impactou diretamente o crescimento do e-commerce durante esses últimos dois anos e, apesar da retomada do presencial e do avanço da vacinação, tudo aponta que esse crescimento continue. O digital entrou expressivamente na vida dos consumidores durante a pandemia. E depois de proporcionar tantas facilidades, o setor ganhou o coração do mercado consumidor. Não é à toa que as perspectivas de crescimento são tão otimistas. As projeções apontam que este ano o e-commerce movimentará U$ 5 trilhões mundialmente. Este pode ser o motivo final para convencer você a entrar neste mundo digital definitivamente. 

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