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Tue Aug 22 13:47:58 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
5 passos para seu negócio de beleza ter presença digital

Especialista ensina como aumentar a presença de empresas de beleza na internet.

· Atualizado em 22/08/2023
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O comportamento de compras de produtos de beleza pela internet segue de certa forma um padrão. Você mesmo já se observou quando vai realizar esse tipo de aquisição? Percebeu que antes de comprar um produto você procurou uma boa (e confiável) resenha no Google ou assistiu a um vídeo no YouTube para ver o efeito desse produto? Esses comportamentos fazem parte da jornada de compra do consumidor on-line.

Pensando nesse caminho que o consumidor percorre, a gestora de projetos especialista em gestão de micro e pequenas empresas, Patrícia Valente Santini, reuniu cinco dicas para ajudar sua empresa a ter presença no ambiente digital e atrair esses clientes virtuais.

1 - Crie uma comunidade para defender a sua marca

Empresas de cosméticos e beleza devem aproveitar o desejo interno dos millennials de se conectarem com as marcas, compartilharem experiências com outras pessoas e se tornarem parte das marcas que eles se identificam. É por isso que as empresas devem investir na construção de comunidades de clientes e fãs através de mídias sociais e fóruns on-line.

É fundamental que você encontre a voz da sua marca e se atenha ao seu foco para engajar os clientes a compartilharem comentários, inspirações e dicas dentro dos grupos. Por sua vez, você também pode aproveitar os grupos para divulgar promoções especiais, ofertas exclusivas para membros e responder as principais dúvidas do seu público. O principal objetivo é reter clientes, fortalecer a conexão da sua marca e construir relacionamentos duradouros.

2 - Use o Search Engine Marketing (SEM) para fazer descobertas

O Google Shopping é um serviço que permite aos usuários procurarem por produtos em sites de compras online e comparar os preços entre os diferentes fornecedores. É um dos mecanismos de campanha para o mercado de beleza, pois ao contrário de seus concorrentes, usa feeds de dados para exibir anúncios direcionados ao público certo, isso significa que a ferramenta se baseia na longa lista de especificações para usar dados corretos.  Portanto, algumas táticas de otimização funcionam bem para aparecer nos anúncios segmentados do Google. Para que o processo seja bem-sucedido, o título do seu produto deve conter o máximo de informação possível dentro de um limite de 150 caracteres. Além disso, devem seguir uma estrutura de consistência que incluem:

  • Marca + Tipo de Produto + Cor + Material
  • Estilo + Cor + Tipo de Produto + Marca
  • Marca + Tamanho (comprimento, largura e altura) + Tipo de Produto + Cor
  • Tipo de Produto + Tamanho + Cor + Recurso + Marca

Dica: pense em como incorporar possíveis palavras-chave de pesquisa na descrição do seu produto.

Lembre-se: a ordem das palavras importa! Os mecanismos de pesquisa do Google colocam mais peso nas palavras colocadas no início do título do que no final.

3 - Aposte no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais poderosas quando o assunto é promoção de marca. Adotar essa estratégia significa produzir e distribuir conteúdo relevante e valioso para atrair, adquirir e engajar seu público-alvo. Para isso:

  • Crie tutoriais para ensinar as pessoas a usarem os produtos da sua marca ou que sua empresa vende;
  • Crie uma lista de assinantes newsletter e use-a para enviar promoções especiais e conteúdos envolventes para os clientes que se inscreverem;
  • Aposte no conteúdo em vídeo, que é altamente envolvente e ajuda a aumentar o alcance orgânico espontaneamente;
  • Faça pesquisa de feedback com os clientes para avaliar a eficácia das suas campanhas. Você pode fazer isso por meio de conteúdo interativo, questionário em stories ou através de um pop-up no site da sua empresa.
  • Entreviste pessoas da indústria da beleza. Entre em contato com blogueiros e influenciadores que gostam de beleza e cosméticos. Parcerias com influenciadores é uma ótima estratégia positiva tanto para você quanto para o influenciador que você está trabalhando.

4 - Compartilhe conteúdo visual em mais canais

Encontrar onde seus clientes passam a maior parte do tempo não é tarefa fácil. Além de adotarem diferentes canais de marketing (Facebook, Instagram, e-mail etc.) é importante que as marcas adotem diferentes estratégias para descobrir onde gera mais tráfego. 

Um canal importante para os comerciantes é o TikTok, onde é possível publicar vídeos curtos e fáceis de consumir. Criar vídeos de 15 segundos de clientes usando seus produtos para usar como anúncio no Facebook ou Instagram também costuma apresentar bons resultados.

5 - Personalize

Após coletar dados dos seus clientes é hora de segmentá-los em grupos de clientes com interesses semelhantes. Para cada segmento, crie campanhas personalizadas. 

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