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Mon May 08 18:45:41 BRT 2023
Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
7 dicas para uma produção de conteúdo eficiente

Invista em publicações educativas, cases de sucesso, SEO e imagens para conquistar mais clientes com o seu conteúdo.

· Atualizado em 08/05/2023
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A sua produção de conteúdo leva as pessoas a comprarem os produtos da sua empresa? Um texto ou um vídeo, por mais caprichados que sejam, não servirão se não levarem a empresa a fechar negócios. Por isso, vamos trazer algumas dicas para você criar conteúdos que vendem e impulsionam a marca. 

1. Faça publicações educativas

Quando as pessoas pesquisam algo na internet, esperam respostas objetivas. Por isso, caso elas busquem, por exemplo: “importância dos cursos de marketing”, querem encontrar informações claras sobre o que exatamente aquela capacitação aborda e como ela a diferenciam no mercado.

Os melhores posts são aqueles que respondem às dúvidas e entregam soluções.  Não faça rodeios, concentre-se nas ideias e conceitos relevantes para o seu potencial cliente.

A aposta em posts educativos é um meio de estabelecer um vínculo com o cliente. Imagine que a mesma pessoa que buscou o post sobre cursos de marketing se depara com um post prolixo e cheio de detalhes que não agregam. A empresa que o escreveu será associada a informações de baixa qualidade.

2. Divulgue cases de sucesso

Apresente cases de sucesso da sua empresa. Mas, lembre-se que isso não se resume a “vendemos muito para o consumidor X”. Concentre-se em mostrar o que a sua empresa, realmente, fez para entregar uma solução.

Divulgue a consequência das suas ações. Clientes que estiverem perto de fechar uma compra, ficarão ainda mais estimulados ao entender como aquele produto ou serviço pode contribuir para sua vida.

3. Torne seu conteúdo fácil de ser encontrado

Para tornar o seu conteúdo mais fácil de ser encontrado, é preciso colocar algumas práticas que favorecem o ranqueamento da sua página no Google. Uma delas, é utilizar as palavras-chave de maneira otimizada.

Quando você aposta nas palavras-chave e em técnicas de SEO, você atua diretamente para que o seu post seja encontrado. Isso porque dominar o SEO faz com que o texto fique bem localizado e avaliado pelo algoritmo do Google.

Para conseguir um bom ranqueamento, veja algumas dicas de SEO:

  • Produza conteúdo relevante, com respostas objetivas;
  • Cumpra o que promete no título;
  • Utilize palavras-chave;
  • Faça textos escaneáveis, com parágrafos de tamanho similar;
  • Use imagens.

4. Aposte em fotos e vídeos

Por falar em imagens, junto com os vídeos, elas são essenciais para que seu conteúdo venda bem. Tudo se baseia naquele ditado de que uma imagem vale mais que mil palavras. 

No mundo do marketing de conteúdo, isso significa que os recursos audiovisuais estimulam os leitores e transmitem ideias de maneira objetiva. Basta pensar na nossa própria experiência: quando abrimos um post e descemos a página para lê-lo, serão as imagens que captarão a nossa atenção mais rápido.

Mesmo em textos mais longos, as fotos se destacam.

5. Use tutoriais

É hora de mostrar a importância dos tutoriais. Você tem algo para ensinar que seja valioso para o mercado? Então, aproveite esse conhecimento e transmita informações úteis para o seu potencial cliente.

Isso pode ser feito por meio de posts no blog, desde que sejam bem claros e, de preferência, acompanhados de imagens que facilitem o entendimento. Contudo, a melhor maneira de apresentar os tutoriais é pela produção de vídeos.

Imagine, por exemplo, explicar uma determinada técnica no Excel por meio de um texto: será bem mais fácil realizar esse tutorial com um vídeo, contando com imagens para ajudar na aprendizagem do cliente.

6. Pense na experiência do seu consumidor

Os seus conteúdos devem ter a experiência do consumidor como prioridade. É justamente a partir do modo com que ele se sente em relação à marca que a vontade de comprar algum produto será despertada.

Caso o dono de uma hamburgueria queira convidar as pessoas a visitarem o seu estabelecimento, não adianta muito criar conteúdos que simplesmente listem ingredientes de uma maneira mecânica. É necessário despertar o paladar do consumidor.

Por isso, um conteúdo desse tipo deve contar com imagens que deixem o futuro consumidor com água na boca. Do mesmo modo, um conteúdo sobre games deve estimular possíveis compradores com a experiência em si, o que é bem mais eficiente do que simplesmente elencar características.

7. Invista no storytelling

O storytelling, adaptado ao marketing e às vendas, é a técnica de utilizar histórias para apresentar um produto ou serviço. Com uma narrativa que engaje a pessoa e tenha a ver com os problemas que ela enfrenta, a empresa cria um vínculo duradouro com o cliente.

Por meio do storytelling, será mais fácil reter a atenção e criar conteúdos que aproximem os consumidores das experiências da empresa. Explicar critérios técnicos de determinados produtos será mais fácil por meio de exemplos práticos e encaixados em uma história. 

Não importa se estamos falando de um texto, vídeo ou tutorial. O objetivo do seu conteúdo deve ser gerar lucro para o negócio. Mas, com foco nas dores e na experiência do seu potencial cliente.

Texto escrito a partir do artigo do Sebrae Alagoas: Como criar conteúdos que vendem? 7 técnicas que vão te ajudar.

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