this is an h1

this is an h2

Thu Dec 01 21:52:04 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
A força da vizinhança pode impulsionar o seu negócio

Os negócios de vizinhança podem destacar-se com muita criatividade e relacionamento. Veja algumas dicas valiosas!

· Atualizado em 01/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As mudanças que aconteceram mundialmente nos últimos anos modificaram também o comportamento de todas as pessoas. Essas transformações pulverizaram-se em todos os setores e continuam crescendo de tal forma o ponto de vivermos uma verdadeira disruptura geral em nossa sociedade. Muitas questões do cotidiano estão sendo reavaliadas. Os consumidores experimentaram novas formas de trabalhar, de consumir e de viver. O trabalho remoto veio para ficar, e jornadas de trabalho híbridas estão sendo cada dia mais consideradas pelas empresas e pelos trabalhadores.

Hoje, muitos já se questionam a respeito de trabalhos que não fazem mais parte dos seus princípios para a vida. Dentro deste contexto, podemos observar a reflexão cada vez mais comum de que é preferível ganhar menos e ter mais qualidade de vida, do que gastar a vida em busca de um trabalho. Ou seja, as pessoas estão valorizando cada vez mais o seu precioso tempo e reavaliando o que é realmente importante.

Este cenário explica o porquê das atividades rotineiras estare, cada vez mais se direcionando para perto da residência. Academia de ginástica, restaurante, escola, farmácia, pet shop, supermercado, entre várias outras necessidades diárias. Com essa transformação, surge o varejo hiper local. Inspirados no material preparado pelo Sebrae Rio de Janeiro, elaboramos esse material que te mostra excelentes oportunidades para investir no varejo de vizinhança. 

O termo pode parecer complicado, mas trata-se do bom e velho mercado da vizinhança. Todas as lojas do bairro disponíveis a curtas distâncias, que proporcionam comodidade e praticidade, fazem parte deste nicho. O setor ganhou força durante a pandemia e conquistou de vez o coração dos consumidores do mundo todo.

A preferência dos consumidores dá-se pela personalização do atendimento, flexibilidade do pagamento e menor fluxo de pessoas no estabelecimento. Mas, não é porque o time está ganhando que não precisa treinar. Investir em inovação é a tarefa de casa para estes empreendedores que, quase sempre, conhecem seus consumidores pelo nome.

Lembre-se que este mesmo consumidor experimentou a facilidade do mundo digital. E não vai retroceder diante de tanta praticidade. Então, preste atenção, e reúna o melhor dos dois mundos! Invista em digitalização, oferecendo todos os meios de pagamento, delivery, e-commerce e um aplicativo caprichado. Para quem conhece tão bem o cliente, não será difícil mimá-lo mais um pouco!

O varejo hiper local impulsiona os negócios, o crescimento e a estruturação de bairros, que estão cada vez mais autônomos e autossuficientes. Isso democratiza o comércio e cria várias oportunidades, tanto para varejistas quanto para consumidores. 

Já pensou no conforto de sair a pé e poder resolver tudo perto da sua casa? Esta é uma característica do varejo hiper local. Um grande atrativo do varejo hiper local é o acesso a imóveis comerciais com menor custo de aluguel. A localização fora do centro da cidade, geralmente, oferece aluguéis mais baratos. Preste atenção na concorrência - ofereça algum diferencial; e na “vocação” daquela região - estar perto dos concorrentes pode reforçar a fama local em determinado negócio. 

Outra grande oportunidade também para o varejo hiper local é o marketing de relacionamento. Como o negócio tende a receber frequentemente os mesmos clientes, é muito mais fácil desenvolver um relacionamento com as pessoas que frequentam a empresa de forma mais contínua. O marketing de relacionamento é a base para o varejo hiper local. 

Além disso, é fundamental uma curadoria de produtos para que o seu cliente consiga resolver tudo o que precisa dentro do seu espaço. Então, faça uma curadoria para que você tenha variedade e não aprofunde na grade de produtos. Esteja sempre atento também ao que o seu cliente busca como novidade. 

Preste atenção também nas taxas de falta, aquilo que o consumidor precisou e você não tinha disponível no momento. Mantenha uma relação próxima e uma comunicação clara e aberta com os seus clientes. Afinal de contas, o mix de um varejo super local precisa ser adaptado constantemente para que o seu cliente sempre encontre tudo aquilo que ele precisa dentro da área geográfica onde está o seu negócio. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?