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Tue May 23 15:41:30 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONSUMIDOR
A importância do comércio de rua, mesmo em tempos de compras on-line

Os negócios locais são o combustível de toda a economia: desde o pequeno agricultor até o restaurante da esquina das nossas casas.

· Atualizado em 23/05/2023
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Engana-se quem pensa que uma novidade tem sempre que eliminar o seu antecessor. Isso não é assim: a televisão não eliminou o rádio; a TV por assinatura não fez desaparecer o cinema e nem as vendas on-line vão extinguir o comércio físico e de rua.

Muito ao contrário, tudo se complementa, sendo possível atender o cliente onde ele quiser, da forma que lhe for mais conveniente.

Contudo, o desafio para os negócios físicos e locais, passa a ser oferecer uma experiência memorável aos clientes, para cativá-los e fazê-los voltar.

Segundo a pesquisa de 2022 “Impactos da Mobilidade Urbana no Varejo”, realizada pelo CNDL, SPC Brasil e Sebrae, a maior parte das compras dos brasileiros é feita perto de casa ou do trabalho. Os dados também mostram o porquê dessa preferência no Brasil e permitem ter alguns insights sobre como destacar as lojas de rua.

De acordo com a pesquisa, o público com 55 anos ou mais tem a maior fidelidade ao comércio local perto de casa (82,4% fazem a maioria das compras dessa forma) e perto do trabalho (9,3%).

Já o perfil de consumidor que prefere sites de lojas virtuais é o de 18 a 34 anos (8,4% nessa faixa etária adquirem a maior parte dos produtos e serviços de tal modo).

Quando falamos de lojas físicas perto de casa ou do trabalho, aqui estão incluídos diferentes tipos de estabelecimentos. Nesse sentido, os dados de CNDL, SPC Brasil e Sebrae indicam a preferência pelas lojas de rua, onde 57% do público faz a maioria das compras. Shopping centers vêm em seguida, com 14,6%.

A pesquisa ainda revela quais são os itens comprados com maior frequência nas proximidades do consumidor. Perto de casa, os brasileiros compram mais em supermercados (81%), enquanto a alimentação é o gasto mais frequente perto do trabalho (61,5%).

Os principais motivos para comprar perto de casa foram:

  • Conforto, comodidade: 20%;
  • Agilidade, facilidade: 20%;
  • Localização, acessibilidade: 17,4%;
  • Costume: 15,3%;
  • Preço: 9,1%.

Já, os principais motivos para comprar on-line foram:

  • Preço: 52%;
  • Agilidade, facilidade: 16%;
  • Conforto, comodidade: 14%;
  • Variedade de produtos e serviços: 6%;
  • Evitar trânsito: 6%.

Apoiar o comércio local é, também, uma forma de contribuir com o crescimento e o fortalecimento da economia da região, assim como do país. É ele que gera empregos e movimenta a economia de uma boa parcela de tudo o que é produzido e vendido no Brasil. 

Quanto mais fortes se tornam esses comércios locais, mais oportunidades são geradas, tanto para os negócios quanto para os clientes e moradores.

Como apoiar o comércio local

  • Descubra novos negócios

Você conhece todos os estabelecimentos que existem perto do seu trabalho ou da sua casa? Costuma frequentá-los com assiduidade?

Dê uma chance ao comércio da sua vizinhança. Às vezes, ficamos tão acostumados com os nossos hábitos de consumo que nos esquecemos de abrir espaço para as novidades. Então, preste atenção e abra-se ao novo! Pode ser que você encontre produtos incríveis e atendimento de qualidade aí mesmo na sua rua.

  • Peça delivery

Muita gente prefere ficar em casa. Mesmo assim, você pode contribuir com o comércio local – muitos empreendimentos recorrem às vendas por WhatsApp e à tele entrega: pode ser a pizza, as compras na farmácia, do bazar e do mercado. 

  • Dê apoio nas redes sociais

Você ainda pode mostrar o seu apoio de outras maneiras: comece seguindo as lojas da região nas redes sociais. Curta os posts, comente e compartilhe, pois esse engajamento melhora a visibilidade da marca na web e faz o conteúdo chegar a mais pessoas.

Vale ainda avaliar os serviços em plataformas como o Google e o Facebook. O simples ato de dar cinco estrelinhas melhora o ranqueamento da página, mas claro, a sua opinião deve ser verdadeira. 

  • Conscientize outras pessoas

Na sociedade, todos temos um papel fundamental. Compartilhar nossos conhecimentos e ações sempre vai somar de forma positiva para a comunidade. 

Sendo assim, além de apoiar os comércios locais por conta própria, busque espalhar essa ideia entre amigos, familiares e vizinhos próximos, no intuito de criar uma "rede" com o mesmo propósito.

Quando mais gente "comprar" essa ideia, pode ter certeza de que os benefícios e resultados virão ainda mais rapidamente para toda a comunidade.

  • Valorize o comércio local

Mais importante do que o preço dos produtos e serviços, é o valor agregado a eles. E isso, dificilmente, se consegue comprando em lojas em que tudo é padronizado.

Quando se compra de um comerciante local, muitas vezes, você está adquirindo produtos artesanais, exclusivos e de maior qualidade. Tudo isso pode influenciar, por exemplo, o sabor, a durabilidade, a conservação, o preparo, a apresentação final, e em outros fatores, dependendo de qual for o produto que você adquirir.

Saiba mais

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae, no seu estado.

Artigo criado a partir do conteúdo do Canal do YT +QI Podcast. 

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