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Wed Jul 12 14:42:48 BRT 2023
Mercado e Vendas | FRANQUIA
A importância do delivery para as redes de franquias

A pandemia acelerou uma tendência que já se impunha: o hábito de compra com entrega em domicílio, o delivery. Veja como afeta também as franquias.

· Atualizado em 12/07/2023
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Há alguns anos (poucos, aliás) havia um ritual comum, o de sair para comer fora nos fins de semana, uma pizza ou um sanduíche, por exemplo. Aliás, havia outro: o de ir às compras no supermercado. Bom, havia outro ainda: o de ir à loja buscar um pacote que havia sido encomendado. O tempo passou, os smarthphones chegaram, a pandemia veio e passou, e um outro hábito foi se impondo: pedir comida, comprar pela internet, esperar a entrega, delivery em inglês.  

Compramos livros, roupas, alimentos, bebidas, produtos de limpeza, e tudo é entregue em casa. A indústria do delivery teve um boom e não há rua de cidade brasileira que não seja invadida por entregadores fazendo seu trabalho: entregando. E se o delivery virou padrão, o mercado das franquias não foge à regra. Não dá pra montar uma franquia de sucesso hoje se não prestarmos atenção na logística da entrega, no delivery. Os clientes querem sua compra entregue em casa, e cabe aos franqueados aperfeiçoar seu serviço, se não quiserem perder mercado e deixar de crescer. 

O modelo de entregas domiciliares não é novo. A evolução tecnológica, a digitalização do mundo, a enorme rede de comunicação, tudo contribuiu para o sucesso desse modelo, e a pandemia forçou ainda mais o processo.  

Desde 2016, o modelo do delivery foi se tornando referência. A entrega em domicílio de comida, por exemplo, cresceu 23% em 2018 no Brasil; o número de pedidos de alimentos ao maior aplicativo do setor passou de 8 milhões a 20 milhões em um ano, de 2018 a 2019, e isso foi antes da covid-19. 

No mercado de franquias, os números do crescimento do delivery são ainda mais notáveis: em 2020, 2,1% das vendas de franqueados passavam por aplicativos de entrega domiciliar; em 2021, esse número passou a 6,4% do total, cresceu mais de 200% em um ano! O Brasil, aliás, representa metade do mercado latino-americano do setor. 

Ok, o método veio para ficar. Mas é preciso, como sempre nos negócios, tomar alguns cuidados, por exemplo. 

  1. Manter estrito controle financeiro, especialmente no que diz respeito à forma de pagamento;
  2. Tenha sempre em mente que é preciso ter agilidade nas entregas -os clientes não gostam de esperar;
  3. Conheça muito bem seu mercado e suas particularidades (por exemplo, os horários de maior demanda);
  4. Quando puder, conte com um aplicativo próprio (às vezes, porém, estar presente nos aplicativos pode dar maior visibilidade à sua rede);
  5. Qualifique sua equipe, sempre. Equipe de entrega confiável é absolutamente necessária (às vezes, pode até ser mais interessante terceirizar esta área);
  6. Mantenha um cadastro super atualizado de clientes (e tenha cuidado com a preservação destes dados);
  7. Pense antes em qual será a região que você vai atender, para não entrar em conflito com a política do franqueador;
  8. E sempre, sempre, mantenha um canal ótimo de comunicação com seu mercado.

O Sebrae preparou um material sobre como implantar um sistema de delivery em sua empresa. Clique aqui e aqui se você está pensando em montar um delivery de comida- e saiba mais) 

Enfim, o delivery veio para ficar e você pode ajudar seu negócio a crescer ainda mais usando essa ferramenta a seu favor. Boas vendas e boas entregas! 

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