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Inovação | MIDIAS ONLINE
A internet e a nova economia

Um novo mercado pode ser explorado pelos empreendedores e pelos negócios digitais. Veja o exemplo das músicas on-line.

· 14/02/2014 · Atualizado em 18/05/2023
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Com a internet (a Nova Economia), a oferta de produtos vem mudando, especialmente no caso dos produtos digitais. Isso ocorre porque a manutenção e distribuição de um produto digital (não físico) têm um custo muito barato ou próximo a zero.

Isso porque os empreendedores podem manter e distribuir um produto digital muito procurado com o mesmo custo de um produto procurado apenas por poucos consumidores.

Antes disso, na Economia Tradicional, existia uma grande procura por um pequeno número de produtos e uma pequena procura por um grande número de produtos, o que acarretava custos elevados para que um determinado produto fosse mantido em exposição.

Porém, com essa Nova Economia, um novo mercado pode ser explorado pelos empreendedores. Ele é formado por milhões de consumidores com interesses muito específicos, que demandam produtos que antes seriam muito caros para manter e distribuir.

Dessa forma, o marketing de massa está migrando para o marketing de nichos. Este modelo acabou criando a cultura do “hit” (exemplo: é mais vantajoso vender milhares de CDs de um único artista, do que vender poucos CDs de milhares de diferentes artistas).

Reflexo

Os consumidores passaram a ter, com a internet, uma variedade quase infinita de novas opções. O acesso restrito a alternativas deu lugar à experimentação de produtos que até então desconhecíamos, promovendo grandes alterações no consumo tradicional.

Um exemplo desse movimento pode ser verificado a partir da venda on-line de músicas.

Grande parte das receitas destes negócios é proveniente de músicas cujas bandas são desconhecidas. Isso ocorre porque o custo de manter uma música que tem poucos downloads por mês é apenas o espaço no servidor, custo que é praticamente zero.

Neste caso, um novo mercado se abre, apresentando milhares e milhares de novas bandas e compositores, que, por sua vez, formam milhares e milhares de novos nichos de fãs.

Assim, os artistas de pequeno porte, conseguem alcançar novos ouvintes e ainda são pagos, através de aplicativos de música, são mensurados através de visualização, download, assinatura etc.

Os avanços tecnológicos revolucionam tanto o mercado da música, que já permitiu até mesmo pessoas comuns, que não trabalham com música, conseguirem gerar músicas através de inteligência artificial e assim alcançarem lucros com tal prestação de serviço.

O empreendedor de segmentos de economia criativa, como a música, precisa se atentar e se preparar para os desafios e oportunidades da internet e da nova economia.

Um dos desafios é o direito autoral, que também pode ser encarado como uma oportunidade de proteção sobre o conteúdo produzido, confira sobre o assunto neste link.

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