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Sat May 20 19:13:48 BRT 2023
Inovação | DESIGN
A marca deve ser bem construída e ter personalidade

Investir em design é fundamental para a sustentação de uma marca, seja qual for. Sobre o tema, leia entrevista com a designer Renata Zilse.

· Atualizado em 20/05/2023
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O Sebrae conversou com Renata Zilse, head de design com mestrado em design e arquitetura da informação. Renata é bastante experiente no atendimento de pequenas, médias e grandes empresas e como designer de interfaces naturalmente evolui para um consultor de negócios. Acompanhe a conversa.

O que diria a um pequeno empresário sobre a importância do design nos negócios?

- Personalidade. Hoje é comum ver as empresas – principalmente os pequenos negócios – comprarem marcas prontas em sites que oferecem este tipo de serviço.

Sem dúvida, será melhor do que uma marca feita no Word ou Excel por quem não entende nada de design, mas é importante entender o valor do investimento em design.

Uma marca pensada, focada nos atributos da empresa, seus diferenciais e posicionamento, será uma marca que a representará de fato. E trará personalidade ao negócio, diferenciando-os dos demais.

Uma marca bonita e bem feita é apenas isso. Uma marca bem pensada traz uma carga de informação e comunicação subliminar que vai se solidificando ao longo do tempo, conforme a empresa vai ficando conhecida.

Alguns exemplos para ilustrar:

Casa do Pão de Queijo - Foi redesenhada, ganhando cores mais vivas e alegres e um design mais limpo, mas a vovó continua lá, passando a ideia de produto caseiro, com receita exclusiva e sempre fresquinho.

MEK Engenharia - Foi um trabalho de redesign em que os significados da marca, representados pelos elementos que continha, foram mantidos. Mudamos as cores, trazendo um verde mais natureza e simplificamos a forma, dando uma conotação adicional ao traçado do cubo mágico com um toque de ousadia e inovação.

Investimento em design pode se refletir também em inovação, economia e simplificação de processos.

Hoje o design, enquanto setor ou departamento dentro das empresas, começa a ser posicionado em pontos decisórios do negócio exatamente por causa desses desdobramentos. A Philips é um exemplo disso.

Outro exemplo é a fábrica de brinquedos Bandeirante, que quase virou uma importadora de produtos, investiu no design das suas peças e reverteu completamente seu quadro de crise.

Se você estivesse no lugar do pequeno empresário com um orçamento apertado, o que priorizaria em termos de design para o seu negócio?

- Investir em design é fundamental para o sucesso e sustentação de um negócio, seja ele qual for. E esse investimento não deve ser desproporcional ao negócio, mas constante e escalonado de forma que seus resultados sejam financeiramente percebidos e permitam novos investimentos. Sempre.

É importante investir em mudanças e melhorias nas ferramentas de comunicação e imagem como website , redes sociais e papelaria. É um trabalho contínuo.

É importante compreender que o “gasto” com design é, de fato, um investimento pois sempre traz resultado. O tipo de prioridade varia com o tipo de negócio. Mas começar por uma boa apresentação – marca, papelaria, redes sociais e site – é fundamental.

Quais os pedidos mais comuns que as pequenas empresas fazem a você como profissional? Que tipo de jobs mais comumente solicitam e o que você os aconselha, considerando que o seu trabalho envolve também consultoria de negócios?

- Pelo nosso perfil e reconhecimento, somos muito requisitados para consultorias de user experience, usabilidade, desenvolvimento de sites e marcas.

No caso de pequenos empreendedores, é bastante comum a solicitação de um site sem que haja uma identidade visual para a empresa, daí começamos do zero o projeto.

E essa é de fato a melhor forma para construção de uma marca: trabalhar o conceito e a imagem, definir a identidade visual/corporativa e sua comunicação como um todo. O desenvolvimento do site, materiais impressos (folders) entre outros. virá em consequência dessa fundamentação bem feita.

É impossível desenvolver qualquer peça de comunicação sem que haja uma marca bem construída.

Você diria que o designer tende a ser um consultor de negócios com o tempo? Por que seria?

- As empresas estão entendendo isso ao colocar o departamento de design como parte do núcleo de decisão do negócio. Reforço a questão do departamento para não referenciar essa responsabilidade a um único profissional.

O processo de design envolve uma equipe multidisciplinar que podem ter envolvidos programadores, profissionais de marketing, pesquisa e comunicação, dependendo do negócio, com um (ou mais) designer(s) como um dos condutores e “conciliadores” dessas pessoas e processo.

Ao estudarmos e avaliarmos pessoas (fundadores, diretores, gestores, stakeholders, colaboradores, consumidores e usuários) para entendermos o negócio em todas as pontas, percebemos fundamentos e nuances que muitas vezes não se referem apenas ao objeto de estudo (seja um site, uma sinalização ou uma marca).

O que percebemos acaba impactando no posicionamento, num processo ou mesmo num fluxo dentro da empresa que se não for repensado, de nada adiantará a criação de um site com essa perspectiva distorcida, por exemplo.

Isso é bastante comum e muitas vezes o que é descoberto gera desconforto, mexe com pessoas mas precisa ser alterado. Por isso, nosso papel de consultores.

Você fez o Empretec anos atrás, um dos programas mais importantes do Sebrae para reforçar o empreendedorismo. Em que o influenciou sua carreira ou o seu negócio?

- O Empretec me trouxe percepções pessoais como empreendedora que eu não tinha. Foi como se eu tivesse saído do meu papel de empresária e observasse de fora, os erros, vícios e tendências que de outra forma não veria.

Confesso que foi até doloroso em alguns momentos, mas foi o que me fez ver meus pontos fortes e fracos, onde eu precisaria de ajuda e onde eu me diferenciava. Recomendo o Empretec firmemente para todos as pessoas que querem enveredar por esse mundo do empreendedorismo.

Porque, além da vontade, é fundamental o talento para ser um empreendedor!

Gostaria de citar algum trabalho que seu estúdio tenha feito para uma pequena empresa e os benefícios que trouxe para o negócio?

- Dos pequenos negócios atendidos, dois se destacam por existirem até hoje com um perfil diferenciado e forte devido a um trabalho bem construído:

Interlink Consultoria - empresa de São Paulo, já com 20 anos de história. Redesenhamos a marca, refinando seus elementos e reforçando seu posicionamento. A marca, como conceito, foi preservada. Seu símbolo e tipografia foram simplificados ganhando pregnância e força. Outro trabalho interessante foi para a Fullgas, uma microempresa carioca de instalação de gás.

Sua marca e comunicação foram feitas com base no negócio e nos fundamentos da empresa. Seu site é simples e objetivo, assim como toda a relação do cliente com a empresa.

O designer é sempre curioso e insatisfeito?

- Curiosidade e insatisfação são características inerentes ao designer. Ou pelo menos deveriam ser… Sempre quero saber mais sobre uma questão, um produto, uma empresa. Converso muito com os fundadores para entender o porquê daquele nome, daquele endereço, daquele serviço prestado daquela forma.

Investigo a concorrência direta. Pesquiso o consumidor final, ou seja, o cliente do cliente: quem vai de fato usar aquele produto ou serviço. Tenho claramente a noção de que é pra ele que estou desenvolvendo uma solução.

E com isso deixo claro para minha equipe e para a equipe do cliente que o que achamos bonito ou fácil de entender não é necessariamente o que o cliente final vai achar. E mesmo quando uma solução está pronta, sempre questiono se não poderia ser diferente!

A insatisfação é o que me faz mudar inclusive de ponto de vista. :)

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