this is an h1

this is an h2

Fri Nov 25 02:34:35 BRT 2022
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
A sustentabilidade é essencial para a civilização humana

A produção e o comércio de bens e serviços, no mundo inteiro, estão considerando o princípio da sustentabilidade como condição para a celebração de contratos.

· Atualizado em 25/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A produção e a comercialização de bens e serviços estão condicionadas, no mundo inteiro, a princípios que levam em conta a sustentabilidade, que envolve a proteção do meio ambiente, o tratamento igualitário das pessoas e a reciclagem de resíduos sólidos. 

Princípios da ecologia, por exemplo, exigências muito específicas de ambientalistas, passaram a figurar nos contratos de compra e venda como condição para a aquisição de mercadorias e serviços.

O maior desafio de implementar a sustentabilidade nas empresas é trazer o tema para dentro da cultura empresarial, fazendo com que essa preocupação esteja ligada com a sobrevivência do empreendimento. O momento, agora, exige um aumento do conhecimento sobre o que é a sustentabilidade e exercitar o olhar para oportunidades. 

Outro aspecto importante, e muito valorizado no comércio, é a relação com as cooperativas. Há uma preferência crescente pela celebração de contratos de compra e venda com cooperativas, e isso faz crescer esse tipo de empreendimento. Quando falamos sobre os impactos do cooperativismo em uma comunidade, geralmente, acabamos nos referindo ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade.

A palavra sustentável deriva do latim sustentarei e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. O conceito começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada na Suécia, na cidade de Estocolmo, de 5 a 16 de junho de 1972. A Conferência de Estocolmo lançou as bases das ações ambientais em nível internacional. Problemas afetam países, regiões e povos muito além de um local determinado pela geografia.

A sustentabilidade baseia-se em três princípios: o social, o ambiental e o econômico. Esses fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sem eles, a sustentabilidade não se sustenta: 

  • Social: Engloba as pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, dentre outros aspectos.
  • Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.
  • Econômico: Relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e a questão ambiental.

Observar de que forma os elentos do tripé econômico, ambiental e social podem caminhar juntos e traduzir-se em ações e iniciativas que gerem valor e ampliem a vantagem competitiva das cooperativas perante o mercado e a sociedade, agora, é mais que essencial, é obrigatório para aqueles que desejam continuar no rumo econômico, sem trazer danos ao meio ambiente.

O debate permanente deve dar lugar a uma nova consciência sobre a vida humana e a preservação ambiental. Estaremos mais perto do equilíbrio se a organização da produção e a comercialização de bens e serviços ocorrerem, prevalentemente, por meio de cooperativas.


Para você saber mais sobre o sistema cooperativista e sustentabilidade, o Sebrae preparou o e-book  “Cooperativismo e ESG combinam?”


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?