this is an h1

this is an h2

Wed Aug 31 08:06:02 BRT 2022
Inovação | INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
A tecnologia NFT expande o mundo fashion para o metaverso

O que você precisa saber sobre NFT e seu impacto no seu negócio de moda.

· Atualizado em 31/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Algumas pessoas acreditam que já viram de tudo, mas elas nem imaginam que uma nova revolução digital já começou e que o segmento da moda é um dos que estão inovando de forma impactante. A bola da vez é a tecnologia NFT (token não fungível), com a qual surgiram também suas propriedades e bens exclusivamente digitais. Mas você sabe o que é essa tecnologia e como a indústria fashion se utiliza dela para transitar pelo metaverso, essa espécie de universo paralelo entre o mundo real e o virtual? 

Para ficar mais claro, um NFT é um token (registro de um produto em uma plataforma digital) não fungível, ou seja, uma espécie de chave eletrônica geradora de códigos (os quais não precisam necessariamente de uma conexão). Diferentemente de um token comum, um NFT possui uma espécie de criptografia única e sobreposta, o que impede a sua replicação. Por esse motivo, ele é imprescindível dentro do metaverso, tornando possível a existência de itens de arte, entretenimento e moda em NFT exclusivos desse universo. Esses registros são feitos em uma rede denominada blockchain, que armazena todos os dados de transações dentro do metaverso.

Os NFTs, itens exclusivamente digitais e autênticos, que podem ser uma obra de arte, um peça de moda ou jogos imersivos, por exemplo, permitem verificar sua procedência e trajetória em razão de cada informação registrada, por isso estão causando uma grande revolução no mercado de certificados de posse digitais. 

Os tokens não fungíveis não podem ser trocados ou substituídos, motivo pelo qual estão sendo usados pelas áreas da moda e do design, que buscam exclusividade e comprovação de autenticidade para seus itens digitais. A tecnologia NFT permite a criação de uma assinatura digital imutável, que auxilia na busca de trabalhos originais, processo que já vem sendo utilizado por alguns artistas e algumas empresas, como a Nike e a Gucci, por exemplo.

Um dos maiores impactos que a tecnologia NFT deve causar no mundo da moda é em relação à sustentabilidade. Como se sabe, o setor é um dos mais poluentes do mundo - isso sem falar na questão da exploração da mão de obra. Com a tecnologia, é possível que uma empresa, por meio de um pigmento ou de outro produto adicionado às fibras, carregue informações sobre a procedência daquela matéria-prima.

Assim, a cada novo processo, o item é escaneado e a ele são adicionadas informações sobre as transformações feitas. Estas, por sua vez, ficam registradas em blockchain. Ainda assim, é necessária uma atenção especial ao alto consumo de energia que a utilização dos criptoativos demanda e à produção de lixo eletrônico. 

Outro benefício da blockchain é desmascarar cópias de roupas e de imagens de moda, em razão de que tudo estará registrado na rede de criptomoedas. É importante destacar que os NFTs, que podem representar imagens, vídeos, GIFs ou qualquer outro tipo de informação, se distinguem das criptomoedas - como o Bitcoin (BTC), o ativo mais famoso da blockchain -  pelo fato de serem únicos e limitados. 

Em outras palavras, os NFTs são diferentes entre si, como uma figurinha rara ou uma bolsa de grife, por exemplo. Isso quer dizer que se trata de um ativo exclusivo, o que possibilitou até mesmo o surgimento de marketplaces voltados para a venda de peças digitais. 

Já existem, inclusive, alguns propósitos para os NFTs na moda, como colecionar, exibindo seus investimentos; vestir, por meio das redes sociais; portar para games e metaversos; trocar, vendendo as peças no mercado secundário; entre outros. 

Não é impossível imaginar que algumas empresas poderão ter a iniciativa de desenvolver marcas de roupa exclusivamente digitais. Daí para que o consumidor tenha o desejo de ter uma peça física igual à que ele usa no game, por exemplo, pode ser um estalar de dedos, não é mesmo?

Então, como você vê, esse é um mundo que está se abrindo para o segmento da moda, e o Sebrae, por meio dos seus serviços de consultoria, conteúdos e cursos que oferece, está pronto para ser seu parceiro e inovar. Conte conosco!

Saiba mais

Artigo: Como entender consumidores e planejar estratégias mais inteligentes  

Veja quais fatores influenciam o comportamento dos consumidores e saiba como usar isso a favor do seu negócio.

Artigo: 10 tendências para o varejo em 2022

Pesquisa da consultoria KPMG mostra as principais tendências para o varejo de 2022, em termos de reestruturação da economia.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?